SouGov web: o que é e como acessar a nova plataforma

Versão para computador do novo aplicativo para servidores federais, o SouGov web foi lançado com todos os serviços já disponíveis no app.

sougov web - página inicial do sougov na web

O SouGov Web foi lançado no início de agosto pelo governo federal e já pode ser acessado pelos servidores públicos. O aplicativo SouGov, voltado para dispositivos com sistema Android e iOS, foi lançado em maio de 2021 com o objetivo de reunir serviços relacionados à vida funcional do servidor. A versão web é mais uma alternativa para os servidores acessarem informações, assim como seus direitos e benefícios sem sair de casa.

O lançamento da versão web já havia sido anunciado durante um webinar sobre novos serviços do SouGov transmitido no canal do Ministério da Economia, no dia 29/7, com a estimativa de que ele seria feito dali a duas semanas. Fique por dentro de todas as informações disponíveis até agora sobre a plataforma e descubra como acessá-la.

O que é o SouGov?

O SouGov é uma das ações do projeto de transformação digital da Administração Pública Federal (APF) que tem como objetivo simplificar o acesso feito pelos servidores ativos, aposentados e beneficiários a serviços voltados para a relação de trabalho com a APF.

A ideia, com o SouGov, é agrupar as funcionalidades para esse grupo em uma única ferramenta. Até sua criação, os servidores precisavam entrar em diferentes plataformas para acessar serviços de gestão de pessoas, como o Sigepe Mobile, Sigepe Gestor, Sigepe Servidor e Pensionista e Sigepe Banco de Talentos.

Essa migração acontecerá em etapas e à medida que novos serviços forem incorporados ao SouGov, as outras plataformas e aplicativos serão desativados. O primeiro da lista foi o Sigepe Mobile, seguido do Sigepe Banco de Talentos e do Sigepe Gestor, ambos têm todas as funcionalidades incorporadas no SouGov.

De acordo com informações da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, até fevereiro de 2023, 50 serviços estarão disponíveis na plataforma. Atualmente, 29 funcionalidades já podem ser acessados pelos funcionários públicos.

Entenda o que é o Governo Digital

O projeto de transformação digital possui respaldo na Lei 14.129/2021, também conhecida como Lei do Governo Digital. 

A legislação contém regras para a implantação Governo Digital, projeto que visa aumentar a eficiência pública por meio da desburocratização no acesso aos serviços públicos. As diretrizes presentes no texto legislativo mencionam, justamente, a criação de uma plataforma única com serviços digitais.

Qual é a diferença entre SouGov e SouGov web?

A principal diferença entre o SouGov e o SouGov web está na forma de acesso. O SouGov é um aplicativo e, portanto, para ser utilizado deve estar instalado em dispositivos móveis que rodam o sistema Android ou o iOS, como smartphones, iPhones, tablets e iPads.

O download é feito pelas lojas de aplicativos, também presentes nesses aparelhos, como a App Store (para produtos apple) e Play Store (para dispositivos Android).

Após a instalação, ainda é preciso fazer o login no aplicativo, com o cadastro do sistema gov.br. Caso o servidor ainda não possua, será preciso fazê-lo no próprio aplicativo.

O SouGov web, por sua vez, é uma plataforma online que funciona como um site. Isso significa que ele pode ser acessado tanto por computadores, quanto por celulares e tablets que tenham acesso à internet.

Diferente do aplicativo, ele não precisa ser instalado. Mas, por outro lado, para acessar todos os serviços também é preciso fazer o login com o cadastro do sistema gov.br.

Mais de 1,3 milhão de servidores públicos podem acessar tanto o aplicativo quanto a versão web, dentre eles, servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão civil e militar da APF.

Como acessar o SouGov web?

Para usar os serviços disponíveis no SouGov web, é preciso ter acesso à internet. O acesso se dá como em todos os sites, por meio de um navegador como Google Chrome, Mozilla Firefox e Safari.

Veja o passo a passo para acessar o SouGov web:

  • Abra o navegador, como o Chrome, Firefox ou Safira e digite o endereço www.gov.br/sougov na barra de endereço (ou clique diretamente no link anterior para ser redirecionado ao SouGov web)
  • Clique na opção “Entrar com gov.br”
  • Digite o seu CPF e clique em “Avançar”
  • Feito isso, digite a sua senha e selecione a opção “Entrar”

Confira os detalhes nas ilustrações abaixo:

bxblue-entrar-no-sou-gov-web1
Foto: Captura de tela|SouGov web
bxblue-entrar-no-sou-gov-web-2
Foto: Captura de tela|SouGov web
bxblue-entrar-no-sou-gov-web-3
Foto: Captura de tela|SouGov web

Caso não tenha uma conta gov.br, siga as instruções acima até o trecho “Entrar com gov.br”. Em vez de preencher o número do seu CPF, você deve clicar no botão verde, onde está escrito “Crie sua conta”.

bxblue-criar-conta-gov.
Foto: Captura de tela|SouGov web

Você deverá escolher uma das seis opções de cadastro que aparecerão na tela e seguir as orientações na página seguinte que será aberta.

Para facilitar o acesso aos serviços, foi criada uma página específica com vídeos tutoriais, disponível neste link. Além disso, as unidades de gestão de pessoas oferecem plantões de dúvidas individuais sobre o aplicativo aos servidores.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Quais serviços estão no SouGov web?

Todos os 29 serviços que estão disponíveis no aplicativo SouGov também podem ser acessados no SouGov web. São eles: 

  1. Assistência à saúde suplementar (Cadastro de Plano)
  2. Atestado médico (encaminhamento)
  3. Autorização de Empréstimo Consignado
  4. Autorização ou não ao acesso da Administração à Declaração do IRPF
  5. Auxílio Transporte
  6. Banco de Talentos
  7. Cadastro/alteração de dados bancários
  8. Carteira Funcional
  9. Chatbot (canal de atendimento ao usuário)
  10. Central de Mensagens (com comunicados do órgão central de gestão de pessoas da APF)
  11. Comprovante de rendimentos
  12. Consulta a afastamentos
  13. Consulta à autorização – com possibilidade de cancelamento e reativação
  14. Consulta a contratos e anuência para contrato de empréstimo consignado
  15. Consulta a dados funcionais
  16. Consulta a Extrato de Consignações ativas ou encerradas
  17. Consulta a férias
  18. Consulta a Inconsistências Cadastrais (Pendente)
  19. Consulta ao comprovante de pensão alimentícia
  20. Consulta de dependentes
  21. Contracheque
  22. Dados Pessoais (podem ser alterados pelo servidor)
  23. Ficha Financeira Anual
  24. Licenças gestante, adotante e paternidade
  25. Localização de unidade de gestão de pessoas
  26. Prévia de Contracheque
  27. Prévia de 13º Salário
  28. Prova de Vida (consulta da situação e comprovante de realização)
  29. Gestor/SouGov Líder

Novas funcionalidades devem aparecer gradativamente no SouGov web e no aplicativo. De acordo com os representantes da Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital e do Ministério da Economia que participaram do webinar, o próximo lançamento de serviços está previsto para setembro.

Ainda segundo informações divulgadas no webinar, a entrega contará com declarações, cadastro de dependentes, alvará judicial, auxílio-funeral, auxílio-alimentação, afastamento e saúde suplementar.

bxblue - ebook SouGov.Br download

O Sigepe Web do governo federal continua ativo, com os seus serviços funcionando normalmente. Gradativamente, as funcionalidades do Sigepe Web serão migradas para o SouGov web, de forma a torná-lo o canal digital mais completo de atendimento aos servidores públicos federais ativos e inativos e pensionistas do Poder Executivo.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da bxblue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado