Qual a taxa de juros do cartão consignado?

Conheça detalhes sobre os juros do cartão consignado, as principais vantagens da modalidade e como encontrar as menores taxas.

Diferentemente de modalidades convencionais como o cheque especial ou o cartão de crédito, o consignado conta com uma das melhores tarifas do mercado para empréstimo pessoal. As taxas reduzidas valem também para o cartão consignado: enquanto no convencional as taxas mensais podem facilmente ultrapassar 20% ao mês, os juros do cartão consignado, por exemplo, ficam em torno de seis vezes menos.

Vale lembrar que a taxa nominal do cartão consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é ainda menor, conforme estabelecido pelas regras deste convênio.

Sendo assim, acompanhar de perto os juros do cartão consignado é uma forma eficiente para escolher sempre a opção mais barata. A seguir, conheça o cartão consignado, suas taxas e como garantir a melhor oferta.

Cartão consignado

O cartão de crédito consignado é um produto destinado exclusivamente a aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos municipais, estaduais e federais, além de empregados do setor privado e militares das Forças Armadas. Além de ter um benefício consignável, para aproveitar as vantagens deste cartão, o interessado precisa ainda de margem consignável livre.

De modo geral, seu funcionamento é muito semelhante ao cartão de crédito convencional, já que permite a realização de compras parceladas e saques em espécie nos caixas eletrônicos. No entanto, a forma de pagamento da fatura é diversa.

Isso porque, em se tratando de uma modalidade consignada, o valor mínimo é descontado automaticamente do salário ou benefício previdenciário dos consumidores. Além disso, o limite para uso do cartão, bem como o desconto do pagamento mínimo está atrelado à margem consignável de 5% do rendimento líquido mensal da pessoa que utiliza o cartão.

Portanto, na prática, tal valor é reservado exclusivamente para pagar as despesas com o cartão até o seu vencimento. Sendo assim, caso a compra ultrapasse o valor mínimo, o saldo restante deve ser pago normalmente ao banco, por meio de um boleto ou fatura, gerado pela administradora do cartão.

Sendo assim, basicamente a diferença do cartão consignado para as demais modalidades passa diretamente pela forma de pagamento. O valor mínimo da fatura é garantido pela consignação que, por sua vez, permite taxas mais baratas e, em alguns bancos, prazos de pagamento estendidos.

Por fim, normalmente o limite de crédito do cartão consignado é maior, sobretudo quando comparado aos demais modelos, pois o valor é estabelecido com base no salário ou benefício previdenciário. Logo, segundo a remuneração percebida por cada um, o limite é variável.

Vantagens

Abaixo, confira uma lista com os diferenciais do cartão consignado:

  • Taxa de juros reduzida: se comparado ao cartão de crédito comum, e até outras formas de crédito pessoal, a taxa de juros da modalidade é bem pequena. Para se ter uma ideia, a taxa máxima dos juros do cartão consignado é de 2,05% para servidores públicos ou 3,05% ao mês, no caso dos beneficiários do INSS. Em contrapartida, o rotativo regular pode chegar a 20% ao mês, sendo uma diferença média superior a 6x;
  • Disponível para negativados: outro diferencial importante do cartão consignado é a possibilidade de contratação por pessoas inscritas nos órgãos de restrição ao crédito. Isso porque, como a modalidade está atrelada à renda garantida do tomador, se dispensam avaliações de risco de crédito em órgãos como o SPC ou Serasa;
  • Fácil contratação: o cartão consignado é uma modalidade acessível tanto para beneficiários do INSS quanto servidores públicos ou empregados de empresas privadas. Além de estar acessível aos consumidores através da internet, para contratá-lo basta apresentar documentação básica e assinar o contrato em procedimento 100% virtual;
  • Permite saques em espécie: o consumidor que possui o cartão consignado, conforme as políticas de cada instituição financeira, pode ter acesso até 70% do seu saldo através de saques em espécie, realizados diretamente no caixa eletrônico. É mais uma alternativa para aqueles que precisam de dinheiro rápido e sem burocracia;
  • Maior prazo de pagamento: em geral, as despesas com o cartão consignado podem ser parceladas em até 72 vezes. Porém, no caso dos aposentados e pensionistas, o prazo é ainda maior, já que o parcelamento está disponível pelo mesmo número de vezes que o empréstimo consignado, isto é, 84 meses.

Taxa de juros do cartão consignado

Beneficiários do INSS, servidores públicos federais, estaduais e municipais que contratam o cartão consignado possuem taxas diferenciadas, maior prazo para pagar e um limite normalmente mais elevado. Entretanto, não se trata da mesma taxa aplicada às operações de empréstimo com consignação em folha.

Os juros do empréstimo consignado e do cartão consignado são iguais?

Apesar de semelhantes em alguns aspectos, há importantes diferenças entre o empréstimo consignado e o cartão de crédito consignado, sendo uma delas justamente a taxa de juros aplicada em cada tipo de produto, já que esta pode variar, inclusive, em função do convênio do consumidor.

Dessa forma, os juros do empréstimo consignado são diferentes dos juros cobrados no cartão consignado. Além disso, o limite da taxa (conhecida por “teto dos juros”) também difere entre os produtos.

Conheça mais detalhes sobre o teto dos juros aplicáveis às modalidades do cartão de crédito para beneficiários do INSS e servidores públicos federais (SIAPE):

Teto dos juros INSS

Aposentados e pensionistas da Previdência Social contam com a regulamentação do crédito consignado, que fixa o teto dos juros aplicáveis no caso da contratação desse tipo de crédito, seja ele o empréstimo ou para uso do cartão de crédito. Tais normas foram estabelecidas, principalmente, para garantir o acesso destas pessoas a crédito mais barato.

Sendo assim, as instituições consignatárias podem estabelecer políticas de crédito cujas taxas nominais de juros representem um percentual variável, respeitando os limites legais. O limite é o teto estabelecido pelo órgão previdenciário, que passou de 2,70% para 3,06% ao mês em dezembro de 2021.

Teto dos juros SIAPE

O cartão consignado SIAPE é uma modalidade destinada exclusivamente para servidores públicos federais ativos, aposentados ou pensionistas da União. A modalidade é regulada conforme normas constantes na Portaria nº 209/2020.

Na prática, o texto destaca a competência do Ministério da Economia para fixação do teto dos juros. Em outras palavras, cabe ao Ministério definir os índices máximos dos juros cobrados no consignado de servidores efetivos do governo federal, bem como os demais encargos aplicáveis ao consignado SIAPE.

Sendo assim, tendo em vista os dispositivos legais atualmente em vigor e mediante a falta da edição de novas portarias relacionadas ao teto da taxa de juros do crédito consignado, o máximo atualmente cobrado, no caso de empréstimos e do uso do cartão consignado para servidores públicos federais, é de 2,05% ao mês ou 27,6% ao ano.

Simule seu limite do cartão consignado

Seu convênio:

Valor do seu benefício

Valor do seu salário

Limite de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Veja onde pesquisar os juros do cartão de crédito consignado

Utilizar de maneira consciente o cartão de crédito como uma forma de pagamento pode gerar inúmeros benefícios aos consumidores. Porém, é fundamental conhecer a taxa de juros do cartão consignado, a fim de se minimizar eventuais problemas posteriores, como a incapacidade de arcar com tais despesas em razão dos descontos na remuneração.

Para tanto, é indispensável pesquisar as taxas aplicáveis nesse tipo de operação financeira, além, é claro, de avaliar a necessidade do crédito — para não comprometer o orçamento mensal, já que, eventualmente, além do desconto no pagamento, pode ser necessário quitar o valor excedente da fatura.

Sendo assim, para aproveitar todas as vantagens da modalidade, o interessado deve entender como e onde verificar os juros do cartão de crédito consignado. Para ajudá-lo nesta tarefa, elencamos as principais formas disponíveis a seguir:

Banco Central

O primeiro passo para quem pretende conhecer as taxas utilizadas pelas instituições autorizadas a oferecer esta modalidade de crédito é analisar o comparativo disponibilizado pelo Banco Central. A entidade, que regula as operações de crédito no país, disponibiliza mensalmente um relatório com todas as instituições financeiras e suas respectivas taxas.

No entanto, é também ideal que o consumidor avalie as taxas adicionais e o Custo Efetivo Total, que engloba todos os demais encargos do produto.

Direto nas instituições financeiras

Outra maneira de conhecer os juros do cartão consignado é por meio da pesquisa direta com as próprias instituições financeiras. Os principais bancos do país disponibilizam, em seus sites oficiais, os valores médios dos juros cobrados no cartão consignado; em algumas situações, pode ser preciso entrar em contato pelos canais de atendimento para se certificar da taxa cobrada.

bxblue

A bxblue é uma fintech especializada em ofertas de consignado. Através do simulador online gratuito, pode-se verificar, em diferentes instituições consignatárias, ofertas que cabem no bolso de cada consumidor. Sendo assim, os interessados, cujo convênio seja válido para esta modalidade, checam em um único lugar propostas que melhor se adequam às suas necessidades e capacidade financeira.

Portanto, a bxblue é uma facilitadora do acesso ao crédito consignado, uma vez que permite aos consumidores tomar as melhores decisões, na medida em que tem uma base de bancos parceiros especialistas no mercado de consignado.

<< Simule gratuitamente seu cartão consignado >>

Como contratar cartão consignado com a melhor taxa de juros?

Embora sejam diversos os benefícios do cartão consignado, as taxas de juros, tarifas e encargos administrativos podem variar entre um banco e outro.

Sendo assim, enquanto uma instituição apresenta melhores condições para pagamento, a taxa de juros do cartão em outra pode ser mais elevada. Logo, é fundamental comparar as ofertas disponíveis, a fim de descobrir qual banco possui o melhor crédito.

Cabe destacar que a margem consignável de 5%, destinada à contratação do cartão consignado pode ser utilizada uma única vez. Portanto, não é possível a concessão do cartão consignado em diferentes instituições financeiras — o que reforça ainda mais a importância de se pesquisar e avaliar as diferentes propostas antes de contratar o cartão.

Nesse contexto, a melhor alternativa é verificar através de ferramentas gratuitas as propostas de crédito disponíveis. Além de economizar tempo, por meio delas pode-se garantir propostas que de fato cabem no seu bolso, como é o caso do simulador grátis da bxblue:

Simule seu limite do cartão consignado

Seu convênio:

Valor do seu benefício

Valor do seu salário

Limite de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Após analisar as propostas, basta preencher o cadastro com todos os dados solicitados, definir o crédito ideal e formalizar a contratação do cartão consignado com toda segurança, rapidez e sem sair de casa. Faça uma simulação na bxblue agora mesmo.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado