Taxa de juros do Empréstimo Consignado é reduzida para 1,80% ao mês

A taxa de juros do empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas INSS ficará mais barata. Com a redução da taxa de juros e novo prazo limite para pagamento, as parcelas descontadas direto do benefício serão ainda menores.

Saiba em detalhes os principais pontos e quando as mudanças entrarão em vigor.

Nova taxa de juros do Empréstimo Consignado

Depois de mais de 2 anos, a taxa de juros do Consignado INSS terá novo teto em 2020. A diminuição é parte do pacote das medidas adotadas pelo Conselho de Previdência Social (CPS) para minimizar os efeitos da pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Leia tambémCoronavírus: Governo suspende Prova de Vida e antecipa 13º salário INSS

Como afirmado pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, a mudança deve beneficiar quem mais precisa:

A projeção é que essas medidas injetem R$ 25 bilhões na economia. A população brasileira, especialmente a parcela mais vulnerável, precisará acessar crédito mais facilmente e com melhor taxa de juros

Os novos contratos de empréstimo contarão, portanto, com novas taxas de juros nominal.

Taxa de Juros do Empréstimo Consignado 2020

A taxa de juros nominal de 2,08% ao mês será reduzida para 1,80% ao mês. Vale lembrar que, conforme definido em Portaria do INSS, o teto limita o valor máximo da taxa de juros nominal, no entanto, o custo de um empréstimo é dado pelo CET (Custo Efetivo Total). Assim, é preciso sempre considerar o CET como custo final, ao solicitar um empréstimo.

Esse é o valor que deve ser avaliado também para o comparativo entre bancos ou modalidades de crédito.

Taxa de Juros do Cartão de Crédito Consignado 2020

A nova taxa de juros do cartão de crédito consignado será de 2,70% ao mês, frente aos 3,00% cobrados atualmente.

O cartão consignado é similar ao empréstimo. A fatura também é descontada automaticamente, limitada à margem consignável de 5%. Quando os gastos são superiores, o valor adicional pode ser quitado a parte.

Taxa de juros do Empréstimo Consignado

A última redução da taxa de juros desta modalidade ocorreu em setembro de 2017. A taxa do empréstimo consignado passou, na época, de 2,14% para 2,08% e a do cartão de crédito, de 3,60% para 3,00%.

As novas taxas são, portanto, as menores dos últimos anos e da série histórica.

Carregando...

Novo prazo para pagamento

Além da taxa, o CPS também decidiu alterar o prazo para pagamento da dívida. O prazo máximo do Consignado INSS deve passar dos 72 meses atuais, para 84 meses, ou seja 7 anos.  O novo prazo é próximo ao 96 meses do Consignado Público.

Com prazo estendido, Aposentados e Pensionistas INSS poderão contratar crédito consignado, pagando parcelas serão menores. O cuidado é sempre lembrar que quanto maior o prazo, maior o CET, embora as parcelas sejam diluídas ao longo do tempo.

Os novos valores das taxas de juros para empréstimo consignado e cartão de crédito do INSS, serão publicados em ato oficial nos próximos dias. Isso também vale para o novo prazo. Portanto, somente os novos contratos realizados a partir da data da publicação oficial terão esses valores.

Alteração da Margem Consignável

Ainda em discussão, o Governo também propôs o aumento da margem consignável, ampliando de 35% para 40%. A divisão corresponde a 35% para empréstimos e 5% para o cartão consignado.

A margem consignável é o total do benefício que pode ser comprometido mensalmente com esse tipo de gasto. O objetivo é evitar garantir o acesso a linhas de crédito mais baratas, mas evitar o endividamento.

O que não muda

Para garantir o empréstimo consignado, os beneficiários precisam respeitar algumas regras estabelecidas como ter:

  • benefício consignável e desbloqueado para o empréstimo consignado;
  • margem consignável disponível;
  • no máximo 80 anos, 11 meses e 29 dias;

Pelas novas regras do consignado INSS, os recém-aposentados precisam aguardo o prazo mínimo de 90 dias para ter acesso a essa linha de crédito. Todos o benefícios concedidos a partir de Dezembro de 2018 ficam bloqueados para empréstimo automaticamente por 180 dias.

Leia tambémComo bloquear e desbloquear o Empréstimo Consignado INSS?

Dessa forma, os interessados precisam em contratar o empréstimo ou cartão consignado, precisam solicitar o desbloqueio junto ao INSS.

Continue acompanhando as publicações da bxblue, para ficar bem informado sobre as notícias da redução da taxa de juros do Empréstimo Consignado INSS.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de