Como a tecnologia ajuda a administrar as finanças pessoais?

Entenda qual é a importância de administrar as finanças pessoais e descubra como a tecnologia pode ajudar neste processo.

bxblue-administrar-as-financas-pessoais

Conforme um levantamento divulgado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em junho de 2021, durante a pandemia os canais digitais corresponderam a 67% de todas as transações financeiras. O dado revela como os meios eletrônicos têm sido fortes aliados dos brasileiros para administrar as finanças pessoais.

No entanto, a contribuição da tecnologia no âmbito financeiro pode ir muito além do pagamento de contas, transferências e demais operações bancárias.

A seguir, veja por que é importante administrar as finanças pessoais e descubra como a tecnologia pode contribuir neste processo.

Qual a importância de administrar as finanças pessoais?

Administrar as finanças pessoais nada mais é do que exercer o controle sobre o dinheiro que entra a cada mês, com objetivo de usufruí-lo da melhor forma possível e alcançar objetivos financeiros e realizar sonhos que dependam de verba para serem atingidos.

A organização pode levar a uma melhora na saúde financeira da pessoa, a ponto de conseguir usar o dinheiro a seu favor, para satisfazer não apenas as necessidades básicas, como também concretizar desejos e usufruir de uma vida mais tranquila no presente e no futuro.

Fugir das dívidas

Uma boa gestão das finanças pessoais permite entender quanto de dinheiro entra e sai a cada mês, o que exige tempo para a organização e análise. Estar consciente da situação financeira é fundamental para identificar quais dívidas cabem dentro do orçamento e quais devem ser evitadas.

A ausência da administração, por outro lado, pode resultar no descontrole financeiro e no acúmulo de dívidas. Isso porque desconhecer a quantia exata de ganhos e quanto desse valor deve ser direcionado para despesas essenciais, tira o parâmetro de quanto de fato está “livre” para gastar.

Aquela velha e conhecida situação na qual há sustos ao se deparar com a fatura de cartão de crédito no final do mês. Neste caso, é válido o lembrete: várias dívidas pequenas invariavelmente se transformam em uma grande despesa. E deixar de anotá-las, pode fazer com que seja perdida na memória e se perca com o quanto já foi gasto.

Realizar sonhos

Adquirir bem como um imóvel, carro, empreender ou qualquer outra aspiração pessoal que dependa de dinheiro, exige disciplina para reunir o valor necessário.

A dica anterior funciona como um primeiro passo para juntar dinheiro. Afinal, é preciso organizar a casa primeiro para começar a partir para novos projetos.

Mas para além disso, também é preciso estruturar a trajetória para a realização de um sonho. Isto é, saber qual é o valor total necessário para atingir o objetivo traçado, para quando é a pretensão de atingi-lo e quanto é preciso guardar por mês para atingir o valor definido no tempo esperado. 

Todo esse planejamento faz parte do conceito de administrar as finanças pessoais. 

bxblue - ebook Guia de Crédito Consciente para download

Preparar para o futuro

Organizar-se para o futuro exige uma gestão financeira ainda maior do que realizar um sonho, já que os sonhos tendem a estar mais próximos de metas de curto e médio prazo. 

Além do fato de geralmente envolverem um bem ou experiência, enquanto se preparar para o futuro é algo bem mais amplo e que pode envolver mais pessoas e, consequentemente, mais dinheiro.

Apesar disso, também é válido seguir a lógica de planejamento que leve em consideração o padrão de vida que se deseja alcançar, em quanto tempo, para só então estudar as possibilidades de se chegar até o futuro desejado. 

Administrar as finanças também significa conhecer as alternativas possíveis para fazer o dinheiro render por meio de investimentos e fazer escolhas no momento atual de forma consciente, por exemplo.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

4 formas de aproveitar a tecnologia para administrar as finanças

Há quem prefira métodos mais tradicionais para cuidar do dinheiro, como anotações em uma agenda ou métodos de envelopes. 

Mas existem vantagens que só as tecnologias são capazes de proporcionar e outras tantas situações em que até é possível recorrer aos métodos analógicos, mas os meios tecnológicos atuam como facilitadores.

A seguir, confira quatro situações em que a tecnologia é contribui para a administração de finanças:

1. Organização

Diversos aplicativos e ferramentas financeiras, como planilhas, podem ser usados para anotar ganhos e gastos mensais, como é o caso dos aplicativos Organizze e do Guia Bolso. 

As ferramentas apresentam gráficos para que o usuário acompanhe o seu histórico financeiro com despesas e receitas, e ainda permite categorizar os gastos. 

Dessa forma, o usuário pode facilmente visualizar em quais categorias têm gastado mais ou as que têm trazido maior economia.

2. Obtenção de renda extra

Com a expansão da internet, as fronteiras para vendas, antes limitadas a públicos próximos à localização do empreendedor, deixaram de existir.

E se por um período as plataformas digitais foram utilizadas para entretenimento, hoje elas também podem ser vistas como um negócio promissor para obtenção de renda. 

No meio online é possível vender desde produtos, por meio de sites de comércio eletrônico como eBay e Mercado livre, até serviços, como aulas, consultorias e trabalhos como freelancer, que podem ser divulgados em diferentes plataformas e até mesmo nas redes sociais.

Especialmente em tempos de pandemia e isolamento social, a internet provou que é capaz de ser uma ferramenta para gerar renda por diferentes plataformas.

3. Consumo consciente

Aos adeptos de práticas como gastar apenas quando necessário e dar preferência ao menor preço, existem ferramentas desenvolvidas exclusivamente para a comparação de preços em diferentes empresas.

Existem plataformas, como o Buscapé, que é uma referência para comparar preços de diferentes categorias de produtos e encontrar a loja que oferece o valor mais em conta. Há ainda aquelas voltadas exclusivamente para determinado segmento, como de viagens, tendo a Decolar como um dos expoentes.

Também é possível economizar na contratação de serviços financeiros, como contratação de empréstimo consignado, ao dar preferência pela instituição financeira com menor taxa de juros. 

Para quem está em busca do serviço, uma forma de encontrar a melhor oferta é utilizar ferramentas como o simulador de empréstimo consignado gratuito da bxblue, que permite ver as condições de pagamento de diferentes instituições em um mesmo lugar.

4. Simplificar a vida

Além de contribuir na administração de finanças pessoais de forma direta, a tecnologia presente em outros setores que não o financeiro também têm impacto no bolso das pessoas.

Com a implantação do Governo Digital, por meio da Lei 14.129/2021, com o objetivo de transformar digitalmente os serviços públicos e aumentar a eficiência pública, diversas funcionalidades puderam passar a ser feitas de dentro de casa.

Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo, podem abrir solicitações, acessar informações ou documentos e até mesmo realizar procedimentos como a prova de vida pela internet, na plataforma Meu INSS.

Os servidores públicos, por sua vez, podem acessar recursos referentes à sua vida profissional no aplicativo SouGov, sem a necessidade de comparecer à sua unidade de gestão.

E os cidadãos, de modo geral, podem acessar serviços e documentos sem sair de casa, como a carteira de trabalho digital, o certificado de vacinação e a Carteira Digital de Trânsito

Assim, com uma série de serviços disponíveis na palma da mão, tais substituições, embora não estejam diretamente envolvidas com dinheiro, geram economias com gastos com locomoção para chegar até a central de atendimento ao público para recolher documentos e utilizar os serviços.

Veja também: quando contratar um empréstimo consignado?


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado