Qual o teto de juros do consignado SIAPE?

A taxa de juros no empréstimo para servidores é livremente fixada, mas é limitada ao teto de juros do consignado SIAPE. Saiba mais.

Mesmo se tratando de uma modalidade cujo custo é um dos menores do mercado de crédito pessoal, é fundamental atentar-se aos juros na contratação do empréstimo consignado para servidores públicos. Além das taxas em si variarem entre as diversas instituições financeiras, os servidores federais têm ainda um recurso que é essencial para economizarem na contratação: a instituição do teto de juros do consignado SIAPE.

Descubra mais abaixo os principais detalhes sobre o teto de juros do empréstimo consignado para servidores públicos do Poder Executivo e conheça ferramenta para encontrar sempre as menores taxas do mercado.

Consignado SIAPE

O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, popularmente chamado de SIAPE, é uma plataforma no qual tem por finalidade reunir todos os sistemas de gestão de pagamentos dos Servidores Públicos Federais. Resumidamente, por meio do SIAPE é que se organiza toda a folha de pagamento do governo federal.

O consignado SIAPE, por sua vez, trata-se de uma modalidade de empréstimo exclusiva para servidores públicos federais, a qual disponibiliza, para os beneficiários deste convênio, algumas vantagens em que se destaca, principalmente, a taxa de juros e o prazo de pagamento.

No empréstimo consignado SIAPE, assim como ocorre em qualquer outro convênio desta modalidade, o pagamento das parcelas é facilitado, uma vez que elas são descontadas automaticamente da folha de pagamento. Portanto, não é necessário pagar boletos ou faturas, pois o contrato é quitado automaticamente todo mês.

A transferência de valores entre o órgão pagador e a instituição consignatária responsável pelo empréstimo só é possível em razão da relação entre os órgãos que, neste caso, ocorre através de autorização consignatária. Deste modo, tal procedimento é obrigatório para qualquer servidor federal que tenha o desejo de contar com o crédito consignado.

Em termos práticos, a autorização consignatária que nada mais é do que uma espécie de permissão para que a negociação entre o servidor e a instituição financeira ocorra. Com esta liberação, o banco tem a garantia do pagamento da dívida e, por isto, pode oferecer o crédito com taxas de juros muito mais atrativas.

Taxa de juros do consignado para servidor federal

Em qualquer operação de crédito, a instituição financeira pode aplicar uma taxa de juros a título de remuneração pela disponibilização do valor solicitado por um período determinado. Os índices devem estar em conformidade com as diretrizes estabelecidas em lei, como a taxa básica de juros da economia (a taxa Selic).

Determinada pelo Banco Central, a Selic é a “taxa-mãe” do mercado financeiro, uma vez que sua fixação exerce influência em diferentes aplicações financeiras, desde empréstimos e financiamentos, até mesmo o empréstimo consignado SIAPE.

Nesse contexto, cabe destacar que a taxa de juros do consignado para servidor federal também sofre influência do sistema financeiro, uma vez que a concorrência entre bancos provoca a variação de taxas. O ponto positivo é que, quanto maior a concorrência, melhores serão as taxas de juros aplicadas em cada instituição consignatária.

Onde encontrar os juros do consignado público?

De modo geral, a principal forma de se garantir a menor taxa de juros é por meio de pesquisas online, seja na página oficial do Banco Central ou através das plataformas de comparação de crédito.

O Banco Central oferece aos consumidores uma lista com as taxas de juros do consignado, incluindo o consignado público federal, estadual e municipal, para que possa se verificar as condições aplicáveis em cada instituição financeira.

Já com os comparadores de crédito, o servidor poderá verificar, entre diferentes instituições consignatárias, as taxas aplicáveis na contratação do consignado, conforme o valor pretendido, prazos de pagamento e etc. Sendo assim, é possível receber ofertas personalizadas para contratação do empréstimo pela internet ou, ainda, o cartão de crédito da modalidade.

Qual o teto dos juros do consignado SIAPE?

Além de já ter taxas atrativas pelo baixo risco de inadimplência da operação, o empréstimo consignado SIAPE conta com norma específica que limitar o valor cobrado de juro na modalidade.

Na prática, isso significa que, embora sejam variáveis as taxas cobradas entre um banco e outro, o máximo de juros cobrados em caráter remuneratório não pode ultrapassar o teto fixado pela legislação.

No caso do consignado para servidores do governo federal, o teto é fixado através do Decreto nº 8.690/2016, que trata da consignação na folha de pagamento dos servidores ativos, aposentados ou pensionistas vinculados ao SIAPE. Portanto, como trata o dispositivo, as taxas de juros são estabelecidas de acordo com critérios do Ministério da Economia.

Assim, segundo o órgão, atualmente a taxa de juros do empréstimo consignado dos servidores federais é de 2,05% ao mês. Sendo assim, o máximo dos juros cobrados pelas instituições financeiras, neste convênio, é de 2,05% no caso da contratação de empréstimo consignado.

O teto dos juros do consignado SIAPE vai mudar?

Como já destacado, a taxa de juros do empréstimo consignado é influenciada por diferentes fatores, dos quais se destaca a taxa Selic, a inflação e outras variáveis econômicas. Nesse sentido, caso não haja edição das normas que fixam o teto dos juros do consignado SIAPE, o limite máximo não deve ultrapassar 2,05% ao mês.

No entanto, considerando os mais recentes aumentos da taxa básica de juros, o teto dos juros pode ser pressionado para eventual elevação no futuro.

Um ponto importante para se ter em mente é que, em decorrência do aumento do teto do empréstimo consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não seria de se surpreender caso haja o ajuste nas taxas do consignado SIAPE, especialmente diante do cenário econômico atual.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Como encontrar as menores taxas do consignado SIAPE?

Observando o limite fixado pelo teto dos juros do consignado SIAPE, as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central para oferecer o crédito da modalidade são livres para fixar suas taxas de juros conforme a política de crédito própria.

Dessa forma, é comum que o servidor encontre, em um mesmo período, diferentes taxas de juros para o mesmo tipo de empréstimo, já que a variação é bem significativa entre um banco e outro.

Por conta disso, é também habitual que alguns servidores façam a contratação de créditos mais caros, justamente por não estarem atentos a tal variação das taxas praticadas em cada instituição.

Para evitar esse problema e garantir as menores taxas, portanto, a melhor alternativa é fazer uma simulação online em plataformas digitais como a bxblue. Assim, é possível verificar, sem nenhum custo, as taxas mais vantajosas financeiramente em diferentes operadores de crédito consignado.

Além da comparação gratuita, é possível também enviar os documentos e contratar digitalmente a melhor oferta de empréstimo consignado SIAPE. Simule e contrate online agora.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da bxblue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado