Teto dos juros do consignado INSS tem novo valor

Aumentou o limite máximo que bancos podem cobrar de aposentados e pensionistas. Veja o novo teto dos juros do consignado INSS.

teto dos juros do consignado inss - mãos com ícone de juros

Uma decisão do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) no início de dezembro passa a impactar no custo do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas de todo o país. O órgão resolveu aumentar o teto dos juros do consignado INSS. Na sequência, o INSS editou nova para dispor acerca do novo teto dos juros.

Na prática, significa que vai aumentar a média das taxas de juros do consignado para beneficiários da Previdência Social.

Confira abaixo qual o teto de juros atual, quais os novos valores e mais informações sobre a mudança.

Teto dos juros do consignado INSS

Além de ter, naturalmente, juros menores em razão da garantia de pagamento por meio do desconto automático em folha, as operações de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas contam ainda com outra vantagem: um limite máximo que pode ser cobrado de juros neste tipo de operação financeira.

O limite foi criado como uma forma de auxiliar os beneficiários da Previdência Social, para que tenham acesso a crédito com custo menor. Assim, as instituições financeiras, embora possam fixar livremente suas taxas de juros no empréstimo consignado, não podem ultrapassar o teto dado pelo órgão previdenciário.

Qual era o teto dos juros do consignado INSS?

Em 2020, em razão do agravamento da crise econômica com o advento da pandemia da covid-19, o Conselho Nacional de Previdência Social editou a Resolução 1.338, reduzindo o teto dos juros do consignado.

A norma recomendou ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que o teto máximo do consignado para aposentados e pensionistas não ultrapassasse 1,80% ao mês para empréstimos e 2,70% ao mês para as despesas do cartão de crédito consignado.

Também nesta norma foi recomendado o aumento do prazo para pagamento do empréstimo consignado, que passou a ser de até 84 parcelas mensais e sucessivas.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Quais os novos valores do teto dos juros para beneficiários da Previdência?

Conforme as informações divulgadas na imprensa pelo Ministério do Trabalho e da Previdência, o teto dos juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas passará a ser de 2,14% ao mês.

Já nas operações realizadas pelo cartão de crédito consignado a taxa será de 3,06% ao mês.

Destaca-se que o CNPS é o órgão responsável por estabelecer diretrizes gerais e apreciar as decisões de políticas aplicáveis à Previdência Social – assim, o novo teto dos juros consta em resolução do órgão publicada no Diário Oficial da União, com a recomendação para o INSS promover o aumento do limite máximo.

A Resolução 1.345/2021 foi publicada no DOU de quarta-feira, 8/12, e além de instituir o novo teto dos juros do consignado para aposentados e pensionistas, ainda instituiu, no âmbito do Conselho, Grupo de Trabalho para criação de Programa Permanente de Cidadania Financeira e Previdenciária, a ser financiado com recursos das instituições financeiras que operam com empréstimos consignados. O Grupo irá discutir iniciativas visando ampliar a transparência, concorrência e redução de custos dos empréstimos consignados.

Já na sexta-feira, 10/12, foi publicada no DOU a Instrução Normativa 125/2021, dispondo que os juros terão o teto de 2,14% ao mês, nas operações de empréstimos consignados, e 3,06% a.m. no cartão de crédito consignado.

Apenas após o comando do INSS é que a Dataprev (que processa o pagamento mensal dos mais de 35 milhões) deverá adequar os sistemas para a adoção dos novos valores de teto.

O que explica o novo teto dos juros do consignado INSS

Dois são os principais fatores que levaram o CNPS a aprovar um novo limite máximo: o aumento da taxa básica de juros, a Selic, e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A taxa Selic, que iniciou 2021 no menor pico dos últimos anos, a um valor de 2% ao mês, chegou a 10,75% ao mês em fevereiro de 2022.

bxblue-historico-selic
Dados: Banco Central | Arte: bxblue

Já o INPC – índice que reajusta o salário-mínimo e as aposentadorias –, que é calculado pelo IBGE, subiu 11,08% no acumulado de 12 meses até outubro.

O secretário do Ministério do Trabalho e Previdência, Leonardo Rolim, relembrou:

Importante destacar que aqui no Conselho nós definimos o teto de juros do consignado, não a taxa que será aplicada.

De acordo com as informações do governo, a metodologia usada no cálculo do novo teto de juros do consignado teve como referência a taxa de juros real calculada em 16,1%.

Como encontrar a menor taxa de juros do consignado INSS?

No atual cenário de aumento do custo do crédito de todas as operações financeiras, a pesquisa é a principal aliada dos aposentados e pensionistas que precisam de dinheiro extra. Para além de olhar valores e prazos, a taxa de juros não é a única a ser considerada na escolha da melhor oferta.

Assim, é importante lembrar que outros custos fazem parte da operação e integram o Custo Efetivo Total do crédito consignado e devem ser considerados.

A maneira mais fácil e rápida de pesquisar e comparar as diferentes propostas dos bancos é por meio do empréstimo consignado digital. Veja as vantangens:

bxblue-exemplos-de-vantagens-da-contratacao-digital-de-emprestimo

Com a bxblue, os beneficiários INSS contratam consignado de forma segura e rápida, garantindo as melhores condições sempre. Simule grátis consignado online.


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da bxblue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado