Quais são os tipos de convênios aceitos no Empréstimo Consignado?

bxblue-quais-sao-os-tipos-de-convenios-aceitos-no-emprestimo-consignado

Escolheu o banco com a melhor taxa de juros? Mas será que ele pode oferecer um Empréstimo Consignado para a sua categoria? 

Conheça agora os tipos de convênios aceitos no Empréstimo Consignado e garanta seu dinheiro.

 

Quais são os tipos de convênios aceitos no Empréstimo Consignado?

O empréstimo consignado tem se tornado a melhor saída para Aposentados, Pensionistas e Servidores públicos que precisam de um dinheiro extra.

Afinal, este tipo de empréstimo tem o teto da taxa de juros de 2,08%, quase um terço dos cartões de crédito e cheque especial.

Hoje, ter esse tipo de dívida com juros abusivos não é mais a única opção. Mas, infelizmente, o empréstimo consignado não atende a todas as pessoas.

Além de ser voltado para Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, alguns Profissionais com carteira assinada e Militares das Forças Armadasainda existem algumas outras regras a serem cumpridas.

Entre os Servidores Públicos estão os Funcionários Públicos Federais (SIAPE), Funcionários Públicos Estaduais e Funcionários Municipais.

O empréstimo consignado é chamado dessa forma porque parte do rendimento líquido total do contratante (parcelas) fica consignado ao banco para quitar o valor do empréstimo.

No caso dos beneficiários INSS, por exemplo, não são todos os benefícios que podem ser usados para contratação do empréstimo consignado.

Normalmente benefícios de curto prazo não atendem aos requisitos para tomar esse tipo de empréstimo.

Leia também: Como funciona o Crédito Consignado para Aposentados?Pensionistas INSS podem fazer Empréstimo Consignado?

Outra regra bastante importante é que a instituição que é responsável pelo pagamento do benefício ou salário deve ter convênios com os bancos escolhidos.   

Mas  que é o convênio do Empréstimo Consignado?

 

O que é o convênio do Empréstimo Consignado?

É natural que, antes de tomar um empréstimo, as pessoas pesquisem e escolham a instituição financeira que oferece as melhores opções de prazo, limite e taxa de juros.

Mas, no caso do desta modalidade, o cliente deve ficar atento se essa escolha é autorizada e tem o convênio com com a instituição pagadora dos benefícios.

O primeiro passo para fazer a melhor escolha é verificar as taxas no Simulador de Crédito Consignado Online da bxblue.

Ali o cliente pode verificar todas as características do banco selecionado, inclusive os tipos de convênios aceitos. Mas o que exatamente significa, financeiramente, a palavra convênio?

Convênio é um contrato de parceria entre a fonte pagadora e o banco escolhido por pelo contratante para tomar o empréstimo consignado.

Saiba agora quais são os tipos de convênios aceitos no Empréstimo Consignado. Descubra se o seu é um deles!

 

Quais são os tipos de convênios aceitos no Empréstimo Consignado?

Pesquisar e encontrar o banco com a melhor taxa de juros para o empréstimo, ou cartão de crédito consignado, e que ainda tenha o convênio necessário para cada caso, pode ser um pouco trabalhoso.

É por isso que a bxblue, como correspondente bancário, faz o intermédio entre o cliente e o banco conveniado para facilitar essa tomada de decisão.

Cada categoria de cliente precisa de uma atenção especial, porque cada função demanda também um convênio diferente.

Por exemplo, no caso do Aposentado, o banco precisa ter convênio com o INSS. Já o Servidor Público Federal só poderá escolher bancos que tenham convênio com o Governo Federal.

Saiba em detalhes os convênios para cada tipo de categoria elegível ao consignado.

 

Aposentados e Pensionistas INSS

Aposentados e Pensionistas que recebem o benefício pelo INSS só podem fechar um contrato de crédito ou cartão de crédito consignado com bancos que tenham convênio com o próprio Instituto Nacional do Seguro Social.

Leia tambémBancos autorizados a fazer o empréstimo consignado do INSS.

É importante ressaltar que os convênios podem ter data de validade. Por isso é fundamental pesquisar o período de vigência dos convênios.

 

Servidores Públicos Federais (SIAPE)

Servidores Públicos Federais (SIAPE), como o próprio nome sugere, devem selecionar bancos que tenham convênio com o Governo Federal.

Estes servidores são pautados pela Lei nº 8.112/90 e podem ocupar funções como:

  • Cargos públicos em geral;
  • Policiais militares;
  • Bombeiros;
  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • E etc.

Desde que ao ocupar essas funções eles recebam o valor dos benefícios diretamente da União.

 

Servidores Públicos Estaduais

Os Servidores públicos Estaduais e Municipais possuem uma gama maior de bancos conveniados. Inclusive, neste caso, existem bancos regionais que atendem este grupo.

Os Servidores Públicos Estaduais podem solicitar o empréstimo consignado nas seguintes situações:

  • Aposentado;
  • Cedido;
  • Redistribuído;
  • Ativo permanente lei 8878/94;
  • Reforma CBM / PM;
  • Reserva CBM / PM;
  • Cedido SUS lei 8270.

Para escolher o melhor banco conveniado o Servidor Público desta categoria deve comparar as taxas de juros e, principalmente, o Custo Efetivo Total que cada um oferece.

Leia tambémEmpréstimo Consignado para Servidor Público Estadual

 

Servidores Públicos Municipais

Seguindo a categoria anterior, os Servidores Públicos Municipais podem escolher bancos que tenham convênio com o Poder Municipal.

Os grandes bancos de renome nacional podem ter convênio com o município, assim como as pequenas instituições financeiras locais.

 

Militares das Forças Armadas

Como as parcelas do empréstimo consignado são deduzidas automaticamente do salário, o Militar das Forças Armadas que quiser tomar este tipo de empréstimo precisa escolher um banco que tenha convênio com Exército, Marinha ou Aeronáutica.

A boa notícia é que diversos bancos já disponibilizam crédito consignado para Exército, Marinha ou Aeronáutica, com taxas de juros bem competitivas.

 

Trabalhadores com carteira assinada

Diferente do que muita gente acha, o trabalhador com carteira assinada sob o regime da CLT também pode contratar um empréstimo consignado.

Basta que a empresa (fonte pagadora) possua convênio com algum banco de interesse do trabalhador.

A forma mais fácil – e prática – é contatar diretamente o setor de Recursos Humanos da empresa, assim o trabalhador fica ciente se existe a possibilidade do empréstimo consignado e quais bancos estão disponíveis.

Ainda em dúvida sobre como funcionam os convênios com os bancos? Saiba mais.

 

Como funcionam os convênios do Empréstimo Consignado?

Os convênios são firmados quando existe interesse da empresa pagadora e do banco que fornece o empréstimo consignado.

É um acordo voluntário e a instituição financeira não tem qualquer obrigatoriedade em concordar e fornecer este tipo de empréstimo.

Uma das vantagens que os empregadores têm ao oferecer essa facilidade para seus empregados, por exemplo, é permitir que adquiram crédito com taxas de juros mais baratas.

 

Quem pode fazer esses convênios?

Assim como a maioria dos acordos e contratos, o convênio só pode ser firmado pelos responsáveis financeiros da empresa pagadora e da instituição bancária. Essa função não pode ser terceirizada.

Vale ressaltar que não existe uma instituição paralela que possa firmar um convênio deste tipo em nome da empresa responsável por pagar o salário e/ou benefícios do contribuinte.

Reiterando, portanto, que o convênio é feito única e exclusivamente pelos responsáveis financeiros do banco e da instituição que realiza o pagamento ao Trabalhador, Aposentado, Pensionista e Servidor Público.

A intermediação do empréstimo pode ser feito por empresas como a bxblue, mas não o convênio é de responsabilidade da empresa pagadora.

Mas e na prática, por que os convênios são tão importantes para quem tem interesse pelo crédito consignado?

Além do motivo mais óbvio que é permitir a própria contratação, saiba outro motivo prioritário.

 

Por que os convênios são tão importante para essa modalidade de empréstimo?

O empréstimo consignado possui as melhores taxas de juros porque tem como garantia o pagamento integral da parcela do empréstimo.

Isso ocorre porque é descontado de forma automática no contracheque, aposentadoria ou pensão do solicitante.

Como esse é um processo que compromete parte da renda, existem leis para evitar fraudes, golpes e situações prejudiciais para aqueles que querem tomar este tipo de empréstimo.

O convênio é uma forma de regularizar, regulamentar e garantir que todas as partes estão de acordo com o contrato.

Ao conseguir o empréstimo consignado, a empresa pagadora fica responsável por transferir o valor da parcela ao banco.

Este valor é deduzido do valor total líquido dos rendimentos e o restante, que não foi comprometido, é repassado para o funcionário ou beneficiário.

Ou seja, a instituição pagadora está diretamente envolvida na transição, por isso é tão importante o seu consentimento.

Até porque sem isso não há a averbação do contrato.

 

Averbação do Empréstimo Consignado

A averbação funciona como um atestado de que a empresa pagadora está de acordo com o contrato de empréstimo consignado firmado entre o banco e o Funcionário, Servidor, Aposentado ou Pensionista.

Este é o último passo antes da liberação do valor do empréstimo. E só ocorre, se a empresa concordar com os termos e tiver convênio com o banco escolhido.

Portanto, é importante salientar que antes de escolher a instituição financeira, o interessado deve conhecer a sua política de taxas, juros, prazos e, principalmente, com quais instituições este banco tem convênios.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Quais são os tipos de convênios aceitos no Empréstimo Consignado?

Posts recomendados