Trabalho Home Office: 7 dicas essenciais para os Servidores Públicos

Publicado em: 24/03/2020

Uma das medidas preventivas para preservar a saúde dos Servidores e Empregados Públicos contra o novo Coronavírus,  foi a adoção do modelo de trabalho em regime remoto. Diante do novo contexto, alguns profissionais passarão a trabalhar, portanto,  em home office ou à distância – por tempo indeterminado.

Novo ambiente, nova rotina e hábitos. Assim, todos terão que se adaptar para continuar a desempenhar suas atividades, independente de onde estiverem.

Pensando em contribuir para a readequação a esta fase, separamos também algumas recomendações e boas práticas para o teletrabalho ou trabalho à distância. Confira!

7 dicas para desempenhar as atividades em Home Office

Embora cada um dos 195 órgãos da Administração Pública devam decidir como liberar os Servidores, muitos já estão atuando em Home Office, com rotina de trabalho em formato flexibilizado.

Na prática isso quer dizer que, mesmo distante do local de trabalho, continuarão trabalhando já que, exceto pelo afastamento em função de saúde, nada muda neste sentido.

Se este também é o seu caso, aproveite então para ver a seguir, dicas exclusivas para a produtividade e saúde mental, neste período.

1 – Organize os objetos, equipamentos e documentos indispensáveis

Dependendo do tipo da função exercida, o uso de objetos e/ou equipamentos específicos (fora o computador de uso pessoal), podem ser indispensáveis. Calculadoras, registradoras, grampeadores, carimbos são alguns exemplos.

Todos os equipamentos ou periféricos retirados do órgão para uso nas atividades Home Office devem ser considerados como empréstimos e devolvidos após o período determinado. O mesmo vale para documentos e arquivos. Em caso de subtração ou uso indevido, o Servidor ou Empregado Público pode ser penalizado.

Para evitar problemas neste sentido, uma sugestão é informar e relacionar o que foi retirado do local do trabalho, se possível em um documento com protocolo.

2 – Garanta uma boa conexão de internet

Para desempenhar suas atividades, sem qualquer prejuízo ou interrupção, o ideal é ter boa conexão com internet. O recomendável é utilizar a conexão com cabo de rede e não o wi-fi, para aproveitar o máximo da banda da internet.

Outra dica essencial é desconectar outros dispositivos (como os celulares) quando não estiver utilizando. A estrutura de rede pode ser otimizada com repetidores de sinal, mas antes de qualquer investimento, vale o teste.

3 – Escolher um ambiente tranquilo

Ao definir um local da casa, dê preferência para um ambiente mais silencioso e reservado. Organizar o espaço também pode ajudar a manter a concentração.

Se tiver mais pessoas em casa e no mesmo ambiente, o que no contexto atual pode ser inevitável, vale a pena informar sobre a nova jornada de trabalho e possíveis necessidades específicas.

É importante manter condições mínimas de ergonomia, já que serão muitas horas do dia sentado, muitas vezes em um local provisório e não adequado.

4 – Solicite todos os acessos necessários

O Servidor ou Empregado Público deve solicitar também à sua chefia imediata a liberação de contas pessoais ou dos sistemas corporativos. Apesar da maioria dos sistemas serem acessados com a matrícula ou CPF, os logins podem ser bloqueados por questão de segurança da rede interna dos órgãos e entidades.

É muito importante lembrar também que, em todos os casos, é preciso manter o sigilo dos acessos bem como das próprias informações. O descumprimento desta norma pode acarretar em penalidades civis e administrativas.

5 – Defina a pausa para o almoço

Embora fora do ambiente de trabalho convencional, a pausa para almoço é um direito de todo Funcionário Público. E, portanto, deve ser mantido, normalmente. O intervalo pode ser definido e combinado com a chefia imediata.

Vale lembrar também que é preciso apontar o horário de início e término da pausa, no ponto eletrônico ou conforme definido com a chefia imediata.

A pausa para a refeição pode ser seguida também de um momento de descanso e descontração.

6 – Mantenha comunicação constante com a equipe

O trabalho remoto tende a criar, muitas vezes, um limitante social. Para evitar essa situação, é essencial que os Servidores e Empregados Público mantenham uma comunicação normal com as chefias diretas e membros do mesmo órgão e colegas de trabalho.

A comunicação e o alinhamento constantes reduzem a sensação de isolamento e podem favorecer a criatividade. Assim, o profissional deve desenvolver atividades conjuntas (quando possível), deve solicitar opiniões sobre as atividades, informar sobre prazos previsto para entregas e relatar possíveis dificuldades ou impedimentos.

Quando não há diálogo ou a comunicação é cheia de ruídos, tanto as atividades em si, quanto o relacionamento interpessoal podem ser prejudicados.

7 – Se organize para as reuniões online

Para as reuniões, além de escolher uma ferramenta que permita realizá-las à distância, o Servidor ou Empregador Público deve reservar o compromisso na agenda para não perder o horário.

Além disso, é fundamental se preparar antecipadamente. Testar o vídeo ou microfone, por exemplo, podem evitar problemas durante a reunião. A “etiqueta virtual” também orienta para manter os microfones mudos, enquanto outra pessoa estiver falando. Assim não há risco de vazar nenhum ruído.

Uma nova rotina, onde tudo é novidade para muitas pessoas, exigirá também empatia e resiliência. Embora muito se fale sobre o trabalho é preciso definir também um horário para encerrar a jornada.

O que fazer após o horário de trabalho?

Embora o ambiente e não mude e o isolamento social seja regra, vale a pena mudar de ambiente e fazer atividades para aliviar o stress ou relaxar.

Pais com filhos podem se dedicar há alguma atividade conjunta como a leitura de histórias ou dever de casa. Aqueles que gostam de ler, cozinhar ou assistir filmes e séries também podem fazer essa opção.

Todos os especialistas são unânimes em dizer que, embora o trabalho seja realizado em casa, é preciso separar esses momentos. Nem trabalhar demais (e somente o necessário e obrigatório) e nem sacrificar os momentos de descanso e lazer.

Trabalhar em Home Office pode, num primeiro momento parecer desafiador. Mas, seguindo essas dicas básicas tanto as atividades, quanto o convívio sua família e amigos não serão sacrificados.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Receba novidades por e-mail