Trabalho remoto na bxblue: como foram as boas-vindas de 75 novos blues

Veja os detalhes sobre o trabalho remoto na bxblue e como é feita a recepção de novos funcionários neste formato.

bxblue-trabalho-remoto-na-bxblue.jpg

Mais um ano chega ao fim e toma conta o clima de retrospectiva de como foi 2021. Aqui na bxblue, fintech de empréstimo consignado online, não foi diferente. E um dos grandes marcos da bxblue neste ano foi a expansão da equipe: foram 75 novos blues, chamados também de “baby blues”, que passaram a integrar o time, e todos já no sistema de trabalho remoto.

E é em meio ao clima nostálgico que os novos colaboradores relembraram como foi a recepção na fintech ao longo deste ano e outros detalhes sobre o trabalho remoto na bxblue.

As vantagens do trabalho remoto na bxblue, segundo os novos blues

Embora o trabalho remoto tenha sido impulsionado em decorrência da pandemia, este já era uma realidade na bxblue e continuará sendo, uma vez que o home office foi adotado pela fintech de forma definitiva

Apesar disso, para alguns recém-chegados, como a Anna Marzocchi, da equipe de atendimento ao cliente, o trabalho remoto na bxblue tem sido uma experiência inédita – e positiva. 

Foi a melhor experiência que eu poderia ter. A liberdade de estar em casa e a confiança mútua entre todas as partes e, principalmente, desenvolver a autonomia de ter que administrar seu próprio tempo, demandas, entrega e desenvolvimento pessoal.

Já a Samira Machado, que atua na área de Marketing, ama a possibilidade de conciliar as diferentes áreas de sua vida – inclusive o nomadismo, que ela reconhece só ter sido possível com o home office.

Uma das grandes vantagens do trabalho remoto pra mim foi que ele me deu a possibilidade de realizar o meu sonho de ser nômade!  Viajar sempre foi a melhor parte da vida no meu ponto de vista, e até começar a trabalhar remotamente eu precisava passar meses aguardando ansiosamente pelas minhas férias pra poder curtir uma viagem. Agora, como eu posso trabalhar em qualquer lugar, eu também posso morar em qualquer lugar.

Para equilibrar os pratos do trabalho remoto na bxblue e da vida nômade, Samira sempre busca por casas que possuam espaço para trabalhar e um bom sinal de internet, além do modem portátil que a acompanha nas viagens. O resultado da mudança para novos ambientes, segundo ela, é uma rotina mais feliz e, de quebra, com mais criatividade.

Minha vida pessoal e profissional estão muito mais em harmonia. Não só poder lavar roupa entre uma reunião e outra é um adianto de vida, como não ter as distrações de um escritório me fez ser muito mais produtiva.

A produtividade também é um ganho do trabalho remoto para Erika Nagao, da equipe de Tecnologia:

Home office, para mim, não tem preço. Só tem vantagens. É uma qualidade de vida incrível. Sinto que sou bem mais produtiva, sabendo que não vou perder horas da minha vida no trânsito e subindo e descendo de elevadores.

E a parte favorita do trabalho remoto na bxblue para a Ívina Couto, da equipe de Finanças, é ter o seu próprio tempo de trabalho.

É saber que as pessoas estão preocupadas com a produtividade e não em controlar meus horários e isso faz toda a diferença.

Juntos, mesmo de longe

Fato é que por mais que a economia de tempo e dinheiro com locomoção, comodidade e flexibilidade de horários estejam entre as vantagens do trabalho remoto, quem gosta de calor humano pode se sentir apreensivo em relação ao formato. Este foi o caso do Guilherme Becker, estagiário da equipe de Finanças, que se surpreendeu ao entrar na bxblue.

Tinha muito receio de não conseguir me conectar tanto com as pessoas, mas estava completamente enganado. Os rituais e as reuniões de equipe são sempre muito humanos e nos permitem conhecer e criar amizades com as pessoas que trabalhamos.

trabalho-remoto-na-bxblue-6x6-1.jpg
Blues em um dos rituais de interação da empresa

A mesma preocupação chegou até a Samira: “Ao entrar em uma empresa é normal que você se sinta acanhado, fique receoso se você vai gostar das pessoas e se as pessoas vão gostar de você, mas na bxblue, antes mesmo que qualquer um desses pensamentos possa vir, alguém já está trocando receitas de bacon vegetal com você“, brinca.

O onboarding da bxblue, preparado pela equipe de People (área de gestão de pessoas), é construído justamente com o intuito de facilitar a integração dos novos blues e os “velhos de casa”, bem como a compreensão do funcionamento da empresa.

Toda a cultura empresarial da bxblue também prioriza a interação entre os funcionários, mesmo depois do período de adaptação, por meio dos chamados rituais, mencionados pelo Guilherme.

São diferentes tipos de reuniões, conduzidas para aproximar pessoas de uma mesma equipe, promover papos descontraídos com pessoas de diferentes áreas e que talvez nunca tenham interagido, ou manter toda a empresa na mesma página em relação aos acontecimentos mais recentes.

E é dessa forma que a bxblue conseguiu, mesmo no ano em que passou de 60 funcionários para 135, de 17 Estados diferentes, mantê-los próximos, ainda que quilômetros de distância os separem.

bxblue-haloween
Blues durante programação especial de Halloween

Como a bxblue recebe os seus funcionários?

De acordo com a Rebecca Dutra, da equipe de People (responsável pela gestão de pessoas), o preparo para a recepção dos novos blues começa a partir do momento que a proposta é aceita pelo candidato:

Temos uma super preocupação em minar essa galera de informação e auxílio até o primeiro dia. Eles inclusive recebem a agenda do onboarding completinha para não ficarem ansiosos sobre o que está por vir.

Não por acaso, foi justamente a sensação de completude que chegou até a Anna: “Conhecemos todas as áreas da bx que deram uma ótima noção sobre como funciona o negócio da empresa, onde queremos chegar e o nosso papel dentro dessa dinâmica.”

Assim que a proposta é aceita pelo candidato, a equipe de People envia, aos poucos, os contratos, informações sobre envio de documentos e sobre a primeira semana na empresa, o que inclui a agenda com a programação de onboarding, além de conteúdos que possam ajudar no processo inicial de imersão.

O processo de onboarding é feito em grupo, com pessoas de diferentes áreas que participam de algumas etapas juntas. Este foi um ponto que chamou a atenção do Guilherme: “Foi muito bom ter entrado junto com outras 5 pessoas. Sempre trocávamos experiências e isso contribuiu demais para o processo de adaptação“.

De modo geral, a recepção dos novos blues começa com o envio de um kit e então segue com conversas sobre as áreas, além de um papo descontraído com toda a empresa. Em todo o processo, o baby blue pode contar com um parceiro para todas as horas de bxblue: o seu buddy.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Fique por dentro de cada uma das etapas.

Kit de boas-vindas

Alguns dias após receber a notícia da aprovação no processo seletivo da bxblue, os recém-contratados recebem um kit de boas-vindas, com uma carta, um copo da bxblue, adesivos e M&Ms – a escolha não é trivial e faz parte da tradição da bxblue, uma história que é compartilhada com todos e recuperada nas reuniões trimestrais do time. 

Esta é uma iniciativa para que os novos funcionários se sintam acolhidos pela empresa antes mesmo do primeiro dia de trabalho, que conta com uma programação para lá de especial.

Sem contar que os novinhos adoram tirar fotos dos mimos e compartilhar nas redes sociais (o que deixa a equipe de People super feliz).

bxblue-confraternizacao.jpg
Parte da equipe da bxblue, em comemoração de fim de ano

Talk show

A bxblue tem sua própria versão dos programas de auditório em que os convidados são entrevistados pelo apresentador – com uma boa pegada de humor.

Os baby blues da vez são entrevistados pelo Cléber Franco ou a Rebecca Dutra, que são os apresentadores queridinhos dos eventos da bxblue.

Não à toa, este é o ritual favorito da Samira: “A parte mais legal é que as perguntas são definidas por todos nós, horas antes do talk show, e podem variar de: ‘Qual é seu maior sonho’ até ‘Se você fosse um chuveiro de qual estilo seria?‘. Quer jeito melhor de conhecer uma pessoa?“.

Papos com as áreas

Por mais familiarizado que um funcionário esteja com o produto de uma empresa, cada negócio possui suas particularidades. Desse modo, um novo emprego implica em novos aprendizados de ferramentas, técnicas e equipes. 

Na tentativa de tornar a primeira semana, que costuma ser cheia de informações, mais leve, a bxblue elabora uma programação que inclui conversas com representantes de cada área

Durante a reunião, o representante da vez apresenta um panorama sobre a equipe e suas principais funções dentro da empresa. No final, há um tempo destinado exclusivamente para dúvidas que surgirem no meio do caminho.

Também há uma conversa para os babies ficarem por dentro da história da bxblue e nossos princípios.

Buddy

Sabe aquele alívio de passar por uma situação desafiadora ou desconhecida com companhia? É exatamente para isso que existe um buddy, que nada mais é do que uma pessoa que possui mais tempo de casa e se voluntariou para ajudar um dos baby blues.

O buddy é a pessoa que os recém-chegados podem compartilhar aquelas dúvidas que eles ficaram sem graça de perguntar no meio da reunião, ou que surgiram depois dos encontros, ou até mesmo trocar impressões, desconfortos, conversar sobre a vida e ajudar no contato com outras pessoas. 

Vem novidade por aí

Além de saber sobre a história e sobre as áreas da bxblue, os novos blues passarão a ver a fundo os valores da empresa, saberão dos detalhes sobre os negócios da bxblue e ainda colocarão a mão na massa, nas simulações de atendimento. 

Isso tudo acontecerá no onboarding 3.0, a reformulação do processo de recepção dos baby blues.

As reuniões que falam sobre cultura serão feitas por pessoas de diferentes áreas, que não a de People: “Nada melhor do que ouvir de várias pessoas de áreas diferentes o que é a bxblue”, explica Rebecca.

Esperamos que com esse onboarding 3.0 as pessoas cheguem mais preparadas dentro das áreas e com muito mais contexto do que é bxblue para chegarem chegando.



Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado