Transferência de Benefício do INSS: saiba o que é e como solicitar

Publicado em: 17/02/2020

A transferência de benefício INSS permite que os segurados, sejam eles Aposentados ou Pensionistas, possam ter ainda mais conveniência nos serviços oferecidos pelo Governo, nas agências e Postos de Atendimentos da Previdência Social.

Saiba o que é e em que casos você pode fazer o pedido, para facilitar a sua logística e a sua vida.

O que é Transferência de Benefício do INSS?

A Transferência de Benefício do INSS altera a agência de atendimento. Assim, mesmo tendo o benefício emitido em uma cidade, o segurado pode, a qualquer momento, solicitar a mudança para outro Estado, Cidade ou Unidade do INSS.

É a esta nova agência que o segurado deverá se dirigir sempre que precisar alterar dados cadastrais e informações bancárias.

Com essa possibilidade, Aposentados e Pensionistas podem facilitar a comunicação, encurtar distâncias e ainda serem atendidos mais rapidamente.

Atualmente, 100% dos serviços oferecidos já podem ser realizados online, de forma digital através do Meu INSS. E, ainda que os serviços possam ser solicitados e acompanhados pela internet, pelo site ou aplicativo, o cidadão também pode contar com o suporte das agências locais e atendimento pessoal dos Servidores.

Casos comuns dos pedidos de alteração

Entre os principais motivos da transferência do benefício do INSS, estão:

Mudança de endereço

Quando o segurado tem o seu endereço domiciliar alterado, pode solicitar para ser atendido em outra agência do INSS. Na prática, o que mudará é apenas a unidade, uma vez que não há diferença nos serviços disponíveis. Ou seja, o beneficiário conseguirá solicitar, consultar ou realizar todos os processos em qualquer uma das unidades.

Qualquer agência do INSS pode prestar informações a respeito do benefício, bem como imprimir extratos e consultas. Vale lembrar, entretanto que alguns serviços exigem agendamento prévio.

Conveniência

Algumas cidades, em especial as capitais, contam com dezenas de agências do INSS disponíveis. O atendimento dos segurados é separado inicialmente pela região geográfica da sua residência. Assim, o cidadão será direcionado para atendimento na agência mais próxima.

Mas, se ainda assim desejar e, por qualquer motivo e em qualquer momento, pode solicitar ser atendido em outra unidade. Para isso, basta solicitar a transferência de benefício do INSS.

Facilidade de acesso

Por mais bem localizadas que estejam, algumas agências podem apresentar infraestruturas físicas diferentes. O ideal, por exemplo, seria que todas as agências fossem acessíveis a cadeirantes e pessoas com outros tipos de necessidades especiais. No entanto, nem todos os espaços ou prédios estão em conformidade com a Lei da Acessibilidade.

Logo, por questão de necessidade ou preferência, o segurado também pode escolher ser atendido em outra unidade. Vale lembrar que os serviços da Previdência Social são prestados apenas pelas unidades próprias, não sendo possível resolver questões sobre aposentadoria, benefícios e perícias em outros locais que não sejam próprios os indicados pelo INSS.

Quem pode solicitar a transferência?

Cidadãos que estão com processo previdenciário em andamento ou aqueles já beneficiados. Dependendo do caso, os segurados podem ser apresentados por seus representantes legais ou procuradores.

Como solicitar a mudança da agência?

A transferência do benefício pode ser solicitada pelo Meu INSS. Depois de autenticar o usuário (CPF e senha), é preciso selecionar a opção Agendamento/Requerimentos, no meu lateral.

Leia tambémMeu INSS: o que é e como fazer o cadastro e login online?

Como o objetivo é abrir um novo requerimento, basta clicar nessa opção, no canto inferior da tela.

A próxima tela irá solicitar para selecionar o requerimento desejado. Como todos os serviços estão disponíveis nesta opção, para facilitar a busca, o usuário pode digitar “transferir”, no campo pesquisar.

Depois de escolhida a agência e finalizado o processo, o pedido pode ser acompanhado online, da mesma forma.

O que é necessário para fazer a Transferência de Benefício do INSS?

Apenas quando solicitado, o solicitante deve apresentar a procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver.

Como documento de identificação são aceitos RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e carteirinhas de ordem profissional.

Os residentes fora do País, no entanto, podem ter que cumprir outras exigências.

Residentes fora do País

Aqueles beneficiários que passarem a residir em um dos países com os quais o Brasil possui Acordos Internacionais com rotina de envio de créditos, deverá solicitar a transferência à agência do INSS que hoje é responsável pelo seu benefício.

Essa agência é que ficará responsável por encaminhar o requerimento à agência do INSS de Acordos Internacionais. Esta última, por sua vez irá atender o benefício estrangeiro.

Se optar por continuar a receber os pagamentos no Brasil, o beneficiário residente no exterior deverá nomear um procurador. Isso também é válido para quando o país de destino não fizer parte do acordo.

Viu só? Agora que você já sabe como fazer a transferência do seu benefício, pode solicitá-lo a qualquer momento. Tenha acesso a todos os serviços gratuitos disponíveis pelo INSS, online ou no atendimento presencial. Como e aonde desejar.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Receba novidades por e-mail