Como fazer a transmissão da declaração do IRPF 2022?

Saiba como fazer o download e instalação do programa da Receita Federal e do aplicativo Meu Imposto de Renda para a declaração do IR em 2022.

regimes jurídicos de contratação - trabalhadores em mesa de escritório

A declaração do IR já pode ser transmitida. O período que os contribuintes têm para realizar o procedimento é de 7 de março a 31 de maio deste ano. No total, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações no IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) neste ano. Quem apresentar a declaração após a data estipulada pelo Leão pagará multa pelo atraso.

A transmissão pode ser realizada de três formas:

  1. Programa de computador – por meio do Sistema da Receita Federal (Programa Gerador da Declaração – PGD);
  2. Celular ou tablet – via aplicativo Meu Imposto de Renda; e
  3. Online – através de conta gov.br (selos prata ou ouro)

Se você ainda não sabe como baixar ou instalar o programa ou aplicativo para a transmissão da declaração do IRPF 2022, confira abaixo os passos e outras informações importantes acerca da obrigatoriedade da declaração.

Download e instalação – Programa para transmissão da declaração do IR 2022 (IRPF 2022)

A DIRPF ou Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda é a obrigação que todo contribuinte deve prestar anualmente junto à Receita Federal.

O preenchimento e transmissão podem ser feitos pelo próprio contribuinte ou profissional de Contabilidade, tanto pelo computador quanto por celular e tablet conectado à internet.

Veja agora o passo a passo para instalar o programa do Receita Federal.

Passo 1: Download do programa

O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal. O programa está disponível para o sistema operacional Windows, Mac, Linux e Multiplataforma. Uma vez no site, selecione a opção desejada:

Imagem: Reprodução

Para o exemplo da instalação, vamos utilizar a versão Windows. 

Depois de selecionar a versão, o download tem início automaticamente.

Dependendo do período em que o contribuinte fizer o procedimento, devido à alta procura, pode ocorrer instabilidade no sistema. Caso isso ocorra, basta aguardar e tentar novamente mais tarde.

Outro ponto que influencia no download do programa de declaração do IRPF é a velocidade de conexão: quanto mais rápida a internet, mais rápido é o download.

Uma vez concluído, o programa será salvo, geralmente, na pasta de download, onde são descarregados os arquivos no computador ou celular. Se preferir salvar em outra pasta, basta selecionar nova pasta de destino.

É necessário aguardar o término do processo de download para depois iniciar a instalação. Quando concluído, basta clicar na seta e em seguida na opção “abrir”.

Passo 2: Instalação do programa

Uma nova tela será aberta perguntando se “Deseja executar este arquivo”. Para dar sequência, basta clicar em “Executar”.

IMPORTANTE: antes de executar qualquer programa, confirme principalmente o nome e o fornecedor, por questão de segurança. Essa é uma forma de evitar que programas maliciosos sejam instalados no seu computador.

A tela seguinte irá pedir uma nova confirmação: “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo?” É necessário clicar em sim.

A próxima mensagem trará o nome do programa IRPF 2022 – Declaração de Ajuste Anual, Final de Espólio e Saída Definitiva do País, depois de conferir é necessário clicar em “sim”.

Para avançar na tela de boas-vindas, basta clicar em “Avançar”.

Em seguida o usuário deve escolher a pasta de destino em que o programa será efetivamente instalado. É recomendável manter a mesma indicada. Para alterar clique em “Procurar”. Para prosseguir em “Avançar”.

A nova tela irá apresentar uma mensagem dizendo que os arquivos serão copiados (instalados) no computador.

Para prosseguir, basta clicar em “Avançar”. A instalação será iniciada em seguida. Depois de concluída, será apresentada uma nova mensagem na tela. Para finalizar o processo basta clicar em “Concluir”.

Se deixar a caixa marcada, um ícone do programa será inserido na área de trabalho. Isso pode facilitar a sua localização. Se não desejar criar um atalho, desmarque essa opção.

Passo 3: Acessar o Programa

Para abrir o programa, localize o ícone azul com o símbolo da Receita Federal e dê dois cliques. A mensagem inicial trará informações sobre as novidades do programa para declaração do IR 2022. Depois de ler, clique em fechar.

Passo 4: Selecionar o tipo de declaração

O sistema apresentará as três opções disponíveis: Declaração de Ajuste Anual, Declaração Final de Espólio e Declaração de Saída Definitiva do País. A mais comum é a de ajuste anual.

Feito isso, também é possível selecionar de que forma a declaração será preenchida. Como a declaração do IR é uma obrigação anual, pode ser usada a última declaração como base, facilitando assim o preenchimento da nova.

Se não quiser aproveitar os dados já carregados e salvos anteriormente no sistema, basta clicar em “Iniciar Declaração em Branco”.

Passo 5: Preencher a declaração

O sistema é composto por várias “fichas” que são agrupamentos de receitas e despesas. Assim, o contribuinte deve lançar os recebimentos e os desembolsos, assim como os bens de posse nas fichas correspondentes.

Vale lembrar que a declaração do IR deve ser preenchida com calma, para evitar erros e cobranças indevidas. Assim, o preenchimento pode ser realizado em etapas. Para não perder as informações, é preciso salvar a declaração todas as vezes em que sair do sistema.

Passo 6: Fazer a transmissão

Depois de preenchida todas as fichas e de conferir as informações, a pessoa contribuinte deve buscar no menu lateral a opção “Entregar Declaração”.

Uma nova janela será aberta, para selecionar a declaração correspondente já que o sistema pode ser utilizado por várias pessoas da família, por exemplo.

Depois de selecionar o nome do contribuinte, basta clicar em “ok”. Quem utiliza o certificado digital, pode selecionar “transmitir com certificação digital”.

Em seguida, basta seguir todas as instruções que serão demonstradas na tela.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Download e instalação – Aplicativo Meu Imposto de Renda

Disponível nas versões Android e iOS, o aplicativo Meu Imposto de Renda pode ser baixado e instalado gratuitamente.

Para o exemplo da instalação, vamos utilizar a versão Android. 

Passo 1: Download e instalação do aplicativo

O Meu Imposto de Renda pode ser instalado em smartphones ou tablets pela loja de aplicativos do celular ou tablet.

Para iniciar o download é necessário clicar em “Instalar”, e o app será baixado e instalado automaticamente. Depois de instalado, basta clicar em “Abrir”.

Passo 2: Acessar o aplicativo

O aplicativo pode ser acessado ao clicar no ícone no celular ou tablet. A próxima tela irá solicitar a permissão para acessar fotos, mídia e arquivos do dispositivo. É preciso clicar em “Permitir” para prosseguir.

Na tela seguinte o usuário deve informar o CPF e data de nascimento, para autenticação e clicar em “Avançar”.

Imagem: Reprodução

Passo 3: Preencher a declaração

Após a liberação do sistema, serão demonstradas as últimas Declarações realizadas pelo CPF com o qual foi feito o login. Ao clicar em “+” na ficha de 2022 e, depois, “Iniciar declaração”, aparecem as opções disponíveis:

  • Declaração pré-preenchida;
  • Informações do ano anterior; e
  • Declaração em branco.

É importante ressaltar que a declaração pré-preenchida poderá ser obtida também por meio de autenticação no portal único gov.br apenas em contas com selos de confiabilidade nível Ouro ou Prata (é possível acesso ao portal único com certificado digital, que torna a conta em nível Ouro).

A Declaração Pré-Preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais e que são alimentadas diretamente no PGD IRPF 2022, sem a necessidade de digitação.

Mesmo assim, a Receita Federal ressalta que é de responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados pré-preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.

Vale lembrar que o aplicativo deve ser instalado e liberado em cada dispositivo que o contribuinte quiser utilizar. Os dados para acesso são os mesmos.

Passo 3: Fazer a transmissão

A tela inicial do aplicativo Meu Imposto de Renda tem as categorias de cada lançamento, assim como no programa para computador. Depois de preenchido e confirmada as informações, o usuário deve transmitir a declaração do IR, pelo próprio aplicativo.

Essa opção está disponível no meu lateral como “Entregar”. Se constar alguma pendência, o sistema irá alertar o usuário para o preenchimento correto. Antes de prosseguir, é preciso clicar em “aceito os termos e condições” e no botão “entregar declaração”.

Uma vez transmitida a declaração, o recibo ficará salvo no ano correspondente para eventuais consultas.

Dúvidas frequentes sobre a transmissão da declaração do IRPF

É preciso conexão com a internet para enviar a declaração do IR?

Sim, é necessário. O envio é feito pela internet, utilizando quaisquer das plataformas de preenchimento.

É possível enviar a declaração do IR em qualquer horário?

Não. O serviço de recepção não funciona entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília). Por isso, o contribuinte deve enviar a declaração em outros horários, fora deste intervalo da madrugada.

O que fazer se identificar um erro após o envio da declaração do IRPF?

Até o último dia do prazo de entrega é possível fazer a retificação e também trocar o regime de tributação (desconto simplificado ou deduções legais).

Dessa forma, caso o contribuinte perceba, até 31 de maio de 2022, que a declaração do IR enviada tinha algum dado errado (ou que a escolha do regime de tributação não foi o mais benéfico), basta proceder com a retificação, também por meio do programa ou aplicativo Meu Imposto de Renda.

É a chamada declaração retificadora e, para tanto, será preciso informar o número do recibo da declaração que será retificada.

Contudo, atenção: na retificação online não é possível retificar informações de atividade rural e ganhos de capital que tenha importado de declarações auxiliares. Caso o contribuinte não utilize certificado digital, também não poderá alterar as informações de Bens e Direitos e de Dívidas e Ônus Reais.

A data do envio da declaração retificadora será considerada para fins de priorização no pagamento das restituições, e não a data da declaração original.

Não estou conseguindo transmitir minha declaração de imposto de renda. O que fazer?

É comum que ocorra instabilidade no sistema, devido à alta demanda. Tente novamente em outro período ou, alternativamente, outro meio de envio (por exemplo, se estava tentando pelo PGD, tente via app Meu Imposto de Renda).

Posso enviar a declaração de imposto de renda por e-mail?

Após a transmissão oficial da declaração do IR à Receita Federal, pode-se imprimir ou salvar tanto o recibo de entrega quanto o documento completo da declaração. Ao selecionar a opção de impressão é possível salvar o arquivo em formato PDF e, assim, encaminhá-lo por e-mail.

Atenção: a declaração do IRPF contem informações sensíveis do contribuinte. Por isso, não é recomendável compartilhá-la com terceiros.

Veja também: Declaração do empréstimo consignado no IRPF 2022


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da BX Blue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado