Como fazer a transmissão da declaração do IRPF 2021?

Publicado em: 01/03/2021

A declaração do IRPF 2021 já pode ser transmitida, online, desde o dia 1º de março e o prazo limite é 30 de abril. A Receita espera receber 32 milhões documentos este ano.

A transmissão pode ser realizada de duas formas:

  1. Sistema da Receita Federal (Programa Gerador da Declaração – PGD);
  2. Aplicativo Meu Imposto de Renda.

Se você ainda não sabe como baixar ou instalar o Programa ou aplicativo para a transmissão da declaração do IR 2021, aproveite para conferir o passo a passo, detalhado.

Download e instalação – Programa para transmissão da declaração do IR 2021 (IRPF 2021)

A DIRPF ou Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda é a obrigação que todo contribuinte deve prestar anualmente junto a Receita Federal (RF).

O preenchimento e transmissão podem ser feitos pelo próprio contribuinte ou profissional contador, tanto pelo computador quanto pelo celular conectado à internet.

Veja agora o passo a passo para instalar o programa do Receita Federal.

Passo 1 – download do programa

O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal. O Programa está disponível para o sistema operacional Windows, Multiplataforma e para outros como Mac, Linux e Solaris). Selecione a opção desejada.

Para o exemplo da instalação, vamos utilizar a versão Windows. 

Depois de selecionar a versão, uma nova tela com instruções para o download será aberta.

Em seguida, uma tela de confirmação será aberta no computador. O programa será salvo, geralmente, na pasta de download, onde são descarregados os arquivos. Se preferir salvar em outra pasta, basta selecionar a pasta destino.

É necessário aguardar o término do processo, para depois iniciar a instalação. Quando concluído, basta clicar na seta e em seguida na opção “abrir”.

Passo 2 – instalação do programa

Uma nova tela será aberta perguntando se “Deseja executar este arquivo”? Para dar sequência, basta clicar em “Executar”.

IMPORTANTE: antes de executar qualquer programa, confirme principalmente o nome e o fornecedor, por questão de segurança. Essa é uma forma de evitar que programas maliciosos sejam instalados no seu computador.

A tela seguinte irá pedir uma nova confirmação: “Deseja permitir que este aplicativo faça alterações no seu dispositivo”? É necessário clicar em sim.

A próxima mensagem trará o nome do programa IRPF 2021 – Declaração de Ajuste Anual, Final de Espólio e Saída Definitiva do País, depois de conferir é necessário clicar em “sim”.

Para avançar na tela de boas vindas, basta clicar em “Avançar”.

Em seguida o usuário deve escolher a pasta de destino em que o programa será efetivamente instalado. É recomendável manter a mesma indicada. Para alterar clique em “Procurar”. Para prosseguir em “Avançar”.

A nova tela irá apresentar uma mensagem dizendo que os arquivos serão copiados (instalados) no computador.

Para prosseguir, basta clicar em “Avançar”. A instalação será iniciada em seguida. Depois de concluída, será apresentada uma nova mensagem na tela. Para finalizar o processo basta clicar em “Concluir”.

Se deixar a caixa marcada, um ícone do programa será inserido na área de trabalho. Isso pode facilitar a sua localização. Se não desejar criar um atalho, desmarque essa opção.

Passo 3 – Acesse o Programa

Para abrir o programa, localize o ícone e dê dois cliques. A mensagem inicial trará informações sobre as novidades do programa para declaração do IR 2021. Depois de ler, clique em fechar.

Passo 4 – Selecione o tipo de declaração

O sistema apresentará as três opções disponíveis: Declaração de Ajuste Anual, Declaração Final de Espólio e Declaração de Saída Definitiva do País. A mais comum é a de ajuste anual.

Feito isso, também é possível selecionar de que forma a declaração será preenchida. Como a declaração do IR é uma obrigação anual, o usuário pode usar a última declaração como base, facilitando assim o preenchimento da nova.

Se não quiser aproveitar os dados já carregados e salvos anteriormente no sistema, o usuário deve clicar em “Iniciar Declaração em Branco”.

Passo 5 – Preencha a declaração

O sistema é composto por várias “fichas” que são agrupamentos de receitas e despesas. Assim, o usuário deve lançar os recebimentos e os desembolsos, assim como os bens de posse nas fichas correspondentes.

Leia tambémComo fazer a declaração do empréstimo consignado no IR 2021?

Vale lembrar que a declaração do IR deve ser preenchida com calma, para evitar erros e cobranças indevidas. Assim, o preenchimento pode ser realizado em etapas. Para não perder as informações, é preciso salvar a declaração todas as vezes em que sair do sistema.

Passo 6 – Faça a transmissão

Depois de preenchida todas as fichas e de conferir as informações, o usuário deve buscar no menu lateral, a opção “Entregar Declaração”.

Uma nova janela será aberta, para selecionar a declaração correspondentes já que o sistema pode ser utilizado por várias pessoas da família, por exemplo.

Depois de selecionar o nome do contribuinte, basta clicar em “ok”. Quem utiliza o certificado digital, pode selecionar “transmitir com certificação Digital”.

Em seguida, o usuário deve seguir todas as instruções que serão demonstradas na tela.

Download e instalação – Aplicativo Meu Imposto de Renda

Disponível nas versões Android e iOS, o aplicativo Meu Imposto de Renda pode ser baixado e instalado gratuitamente.

Para o exemplo da instalação, vamos utilizar a versão Android. 

Passo 1 – Download e instalação do aplicativo

O Meu Imposto de Renda pode ser instalado em smartphones ou tablets pela loja Google Play. O acesso deve ser realizado pelo dispositivo em que deseja instalar o aplicativo.

Para iniciar o download é necessário clicar em “Instalar”, o app será instalado automaticamente. Depois de instalado, basta clicar em “Abrir”.

Passo 2 – Acesse o aplicativo

O aplicativo pode ser acessado, ao clicar no ícone no celular ou tablet. A próxima tela irá solicitar a permissão para acessar fotos, mídia e arquivos do dispositivo. É preciso clicar em “Permitir” para prosseguir.

Na tela seguinte o usuário deve informar o CPF e data de nascimento, para autenticação e clicar em “Avançar”.

Passo 3 – Preencha a declaração

Uma etapa intermediária é digitar os caracteres como aparecem na tela, para liberação do sistema. 

Ao clicar no símbolo “+”, na declaração deste ano, serão demonstradas as opções disponíveis (com base em pré-cheenchimento ou nova declaração).

Ao clicar em “Iniciar declaração” é preciso criar uma palavra-chave, que tem a mesma validade de uma senha. O usuário deve se atentar para os pré-requisitos mencionados na tela.

Depois de criada, reinsira a palavra-chave e clique em “Avançar”. A próxima tela solicitará uma pergunta e resposta de segurança.

Digite uma pergunta e resposta correspondente. Assim, se necessário recuperar a palavra-chave essa informação será utilizada para confirmação do usuário. Depois de inserir, basta clicar em “Confirmar”.

O último passo, desta etapa é ativar o dispositivo. Ao clicar em “Ativar dispositivo” nos três pontos adicionais da tela inicial. A tela seguinte trará informações complementares e instruções de como proceder.

Feito isso, o acesso já está liberado no dispositivo cadastrado. Vale lembrar que o aplicativo deve ser instalado e liberado em cada dispositivo que o usuário quiser utilizar. Os dados para acesso são os mesmos.

Passo 3 – Faça a transmissão

A tela inicial do aplicativo Meu Imposto de Renda, tem as categorias de cada lançamento, assim como no programa para computador. Depois de preenchido e confirmada as informações, o usuário deve transmitir a declaração do IR, pelo próprio aplicativo.

Essa opção está disponível no meu lateral como “Entregar”. Se constar alguma pendência, o sistema irá alertar o usuário para o preenchimento correto. Antes de prosseguir, é preciso clicar em “aceito os termos e condições” e no botão “entregar declaração”.

Uma vez transmitida a declaração, o recibo ficará salvo no ano correspondente para eventuais consultas.

Veja também: quais consignados devem ser declarados no IRPF?


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: