Vacinado contra covid-19? Veja como emitir o Certificado no portal Gov.br

bxblue-vacinado-contra-covid

Publicado em: 29/07/2021

O Ministério da Economia divulgou na última quarta-feira, 28/7, a nova funcionalidade da plataforma Conecte SUS para quem estiver vacinado contra covid-19: o Certificado de Nacional de Vacinação.

O documento pode ser emitido de forma totalmente online por meio do aplicativo Conecte SUS ou na versão web da plataforma. A comprovação da vacina é obrigatória em determinadas circunstâncias, como em viagens internacionais.

Veja detalhes sobre o documento e confira o passo a passo para fazer a emissão.

Inscreva-se e receba os nossos conteúdos em primeira mão
Erro ao enviar, tente novamente.

O que é o Certificado de Vacinação Covid-19?

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um comprovante de que uma pessoa tomou a vacina contra o coronavírus.

O documento contém informações sobre os dados cadastrais do cidadão vacinado, as doses de vacina administradas, além de detalhes como data e horário da emissão do certificado.

O comprovante também possui dados de autenticação, como QRCode e um código de 16 dígitos.

De acordo com o vacinômetro do CNS (Conselho Nacional de Saúde) atualizado em tempo real, 137.880.754 doses de vacina foram aplicadas até a tarde desta quinta-feira, 29/7/21. O número considera as primeiras e segundas doses aplicadas em todo o país.

Quem pode ter acesso ao comprovante?

Segundo informações publicadas no site oficial do Ministério da Economia, “brasileiros que já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19, dependendo do imunizante utilizado” estão aptos a emitir o certificado.

Ainda de acordo com o ministério, o Estado ou Município onde um cidadão completou as doses da vacina encaminha a informação para a RNDS (Rede Nacional de Dados de Saúde) e a Carteira de Vacinação Digital é atualizada.

Quais países aceitam o documento?

Até o momento, apenas a Suíça foi mencionada pelo Ministério da Economia entre os países que aceitam o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

Porém, conforme relatou o diretor do Datasus (Departamento de Informática do SUS) “também se encontra em estudos a operação integrada entre certificados junto com a União Europeia“.

Já no Brasil, o comprovante é válido em todo o território.

Fui vacinado contra covid-19. Como posso obter o certificado?

Aqueles que já concluíram o processo de imunização contra o coronavírus, seja com vacinas de dose única, seja com vacinas de mais de uma dose, podem emitir o comprovante de vacinação pela internet, tanto via web, quanto pelo aplicativo Conecte SUS.

Na plataforma, é possível visualizar, salvar e imprimir o certificado no formato PDF. O documento dica disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Confira o tutorial completo para obter o certificado de vacinação pela web e pelo app Conecte SUS.

Passo a passo para emitir o Certificado de Vacinação na web

Na versão web, o acesso ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 se dá pelo portal gov.br, o portal que centraliza os serviços digitais do governo federal direcionados à população e, ao longo do processo, redireciona o usuário para a versão web da plataforma Conecte SUS.

Veja o tutorial completo com ilustrações:

1. Acesse o portal gov.br e clique na opção “Obter o Certificado Nacional de Vacinação COVID-19

Foto: Captura de tela | Portal gov.br

2. Clique no botão verde na lateral direita, onde está escrito “Iniciar”

Foto: Captura de tela | Portal gov.br

3. Na região azul, da área de Cidadão, clique em “Acessar”. A página será redirecionada para a plataforma Conecte SUS.

Foto: Captura de tela | Conecte SUS

4. Na tela de abertura do Conecte SUS, é possível clicar em “Próximo” para continuar a ler as informações ou selecionar a opção “Pular” para o acesso direto à tela inicial

Foto: Captura de tela | Conecte SUS

5. Após ser direcionado para a “home” do Conecte SUS, clique em “Acesse agora”, o botão azul no centro da tela

Foto: Captura de tela | Conecte SUS

6. Caso tenha cadastro ativo no sistema gov.br, digite o número do seu CPF e clique em “Avançar”. Se ainda não estiver cadastrado, clique no botão verde onde está escrito “Crie sua conta gov.br”. O processo leva poucos minutos.

Foto: Captura de tela | Plataforma gov.br

7. Após o CPF, a plataforma também pedirá a sua senha. Digite e, em seguida, clique em “Entrar”, no botão azul.

Foto: Captura de tela | Plataforma gov.br

8. Antes de abrir a página com os serviços do Conecte SUS, como o certificado da vacina, aparecerá um termo de uso, que deve ser aceito pelo usuário. Para aceitar, basta clicar no botão azul com a mensagem “Aceito os termos”.

Foto: Captura de tela | Conecte SUS

9. A tela inicial de serviços da plataforma Conecte SUS aparecerá. Clique em “Vacinas”, a primeira opção na região central da página.

Foto: Captura de tela | Conecte SUS

10. Caso tenha tomado a vacina, o comprovante estará disponível na aba de “Vacinas” e poderá ser baixado no formato PDF.

Foto: Captura de tela | Conecte SUS

Como emitir o Certificado de Vacinação pelo aplicativo Conecte SUS?

O aplicativo Conecte SUS funciona como uma plataforma de comunicação entre o cidadão e o SUS (Sistema Único de Saúde) em que informações sobre vacinas, exames, medicamentos e até mesmo o histório de saúde podem ser consultados.

O download do app pode ser feito gratuitamente pelas lojas de aplicativos Play Store e App Store e assim como na versão web, o acesso ao sistema acontece por meio do cadastro gov.br.

O passo a passo para emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 basicamente é o mesmo que o da versão web, com a diferença que é um pouco mais rápido, já que o usuário entra diretamente no aplicativo sem precisar passar antes pelo portal gov.br.

No primeiro acesso, é comum que o termo de uso e a tela com a mensagem de boas-vindas apareçam ao tentar entrar no aplicativo, exatamente da mesma forma que está representado nas imagens do tutorial da versão web.

Confira logo abaixo as imagens de como funciona o acesso ao comprovante de vacinação no aplicativo Conecte SUS:

Foto: Captura de tela | Aplicativo Conecte SUS
Foto: Captura de tela | Aplicativo Conecte SUS

Além da vacina contra o coronavírus, os usuários também podem acompanhar o histórico das demais vacinas recebidas e lançadas no sistema pelo SIPNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde).

Outos serviços disponíveis aos cidadãos, são: atendimentos realizados, internações e resultados de exames.

Os profissionais da saúde também possuem acesso à informações na plataforma, como histórico clínico de pacientes, informações sobre alergias, exames e atendimentos feitos em hospitais da rede pública e da rede privada de todo o Brasil.

Veja também: após a vacina, servidores públicos voltarão ao trabalho presencial?


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente: