Vagas para Servidores Públicos Aposentados: União abre inscrições

Publicado em: 08/06/2020

Estão abertas novas vagas para Servidores Públicos Aposentados da União. O processo seletivo é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que pretende contratar até 249 Servidores.
Saiba mais sobre o edital, vagas disponíveis, remuneração e quem pode participar.

Quais são as vagas para Servidores Públicos Aposentados?

Fonte: divulgação MDR

Entre as vagas para Servidores Públicos Aposentados disponíveis pelo MDR, mais da metade serão destinadas para engenheiros ou arquitetos da Administração Público Federal que esteja vinculados ao Regime Próprio de Previdência da União. Ao todo serão 144 vagas para essas funções, sendo oito dedicadas ao Pessoas com Deficiência (PcDs).
As demais, 105 vagas, cabem a função de analista administrativo, sendo seis exclusivamente para pessoas que apresentem deficiência.
A atuação será em Brasília e em mais sete Estados. Vale lembrar no entanto, que as oportunidades são temporárias, ou seja, válidas inicialmente por 12 meses, podendo, no entanto, serem prorrogadas conforme entendimento, necessidade e urgência do próprio Ministério por até 24 meses.


Resumo das vagas:

  • 144 vagas para engenheiros e arquitetos;
  • 105 vagas para analistas administrativos.

Quem pode se candidatar?

Podem se candidatar as vagas todos os Servidores Públicos aposentados de nível superior da União.
No caso dos engenheiros e arquitetos é preciso ter a formação específica, ser aposentado em cargo compatível e ter registro no órgão de classe. A remuneração é de R$ 3.955,50 por mês, enquanto durar o contrato.
As atividades exercidas variam entre planejamento, coordenação e elaboração de projetos e também de relatórios de obras públicas em geral.
Aqueles Servidores que quiserem se candidatar para as vagas administrativas precisam ter formação superior em qualquer área e ter experiência anterior para as funções que constam no edital. Além disso, é um pré-requisito ter se aposentado em um cargo anterior da própria União.
A remuneração para essa função é de R$ 2.677 e exclusiva para Brasília.

Lotação

A lotação das vagas para engenheiros e arquitetos será feita da seguinte forma:

  • Distrito Federal (119);
  • Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (16);
  • Bahia, Ceará e Minas Gerais (9).

A divisão será realizada de forma igualitária, entre os Estados, sendo portanto, quatro e três Servidores lotados em cada Unidade Federativa, respectivamente.

Como será o processo seletivo?

O modelos das contratação será o mesmo utilizado recentemente pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. Como previsto pela Lei n. 8.745/1993, o objetivo é atender as necessidades de interesse público que sejam temporária e excepcional.

Leia também: Congresso: oposição pode vetar congelamento de salários dos Servidores

O tempo de efetivo de cargo na Administração Pública Federal e escolha do local de atuação será um dos critérios de classificação. Já o desempate levará em consideração o tempo de serviço em outras funções, além de menor tempo de inatividade, ou seja, os recém-aposentados podem ter maior chance, se também tiverem experiências em outras funções.

Como se candidatar?

As candidaturas para as vagas para Servidores Públicos Aposentados da União serão realizadas exclusivamente pelo site do Ministério.
O prazo de encerramento é 09 de junho e as inscrições são gratuitas (sem cobrança de qualquer taxa).
A expectativa inicial é de que o resultado saia até o dia 22 de junho e que a assinatura dos contratos ocorra até o dia 26. Os prazos podem sofrer alterações, mas os candidatos e inscritos devem ser previamente informados em caso de atualização.
Nas palavras do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho as vagas vem em momento muito propício.

Esse chamamento público permitirá que reforcemos o quadro do MDR para atender à demanda que temos atualmente. Isso vai garantir mais celeridade à análise e acompanhamento de processos e obras públicas sob supervisão do Ministério, possibilitando que as ações sejam aplicadas de forma mais efetiva e alcancem seu objetivo principal: beneficiar a população

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.