7 Vantagens do empréstimo com parcelas fixas

bxblue-7-vantagens-do-emprestimo-consignado-com-parcelas-fixas

Um dos pontos mais importantes após realizar um empréstimo, é poder pagá-lo dentro do prazo.

E muitas vezes, isso pode não ocorrer por diversos motivos: falta de dinheiro, esquecimento da data de vencimento, não programação do pagamento, dentre outros.

Mesmo no caso do empréstimo consignado, em que as parcelas são descontadas direto do salário ou contracheque, saber quanto e quando as parcelas serão debitadas, é super importante.

Entenda o que são parcelas fixas e como isso impacta diretamente em seu empréstimo!

O que são parcelas fixas em um empréstimo?

Os contratos de um empréstimo podem variar em diversos sentidos, como por exemplo: bancos, taxas de juros cobrada, Custo Efetivo Total (CET), prazo para pagamento.

Essas informações precisam ser as mesmas da proposta de crédito, dando garantia ao titular do empréstimo de que as condições combinadas serão respeitadas.

Portanto, as parcelas de um empréstimo podem variar em relação ao seu valor ou prazo de pagamento.

Valores fixos

Contratos com valores fixos, são aqueles em que as parcelas serão pagas no mesmo valor. Do início ao fim do contrato.

O valor da parcela de um contrato é determinado pelo custo total do empréstimo (CET), dividido pelo número de prestações. 

Vale ressaltar que cada banco tem uma taxa de juros e apresenta um CET. Logo, o valor total a ser pago também pode variar, ainda que o valor emprestado seja o mesmo.

Prazos fixos

Da mesma forma os prazos fixos respeitam uma data em que o valor das parcelas deve ser pago, ou é descontado, no caso do empréstimo consignado.

No momento da contratação é possível escolher a “melhor data para pagamento”.  Assim, todos os meses, na data combinada o valor precisa ser quitado.

Quando esse prazo é desrespeitado o banco pode cobrar juros adicionais, como forma de compensar o tempo que também ficou sem receber o valor.

Os juros por mora ou multas também precisam estar claros no contrato, evitando assim qualquer cobrança indevida ou abusiva.

Quando a data do vencimento cai em dia não útil (sábado, domingo ou feriado), o dia posterior é considerado como data do vencimento.

Exceto essa alteração, quando as parcelas são fixas não há nenhuma outra mudança em relação à data, ou seja, dia do vencimento.

Quais empréstimos têm parcelas fixas?

Nem todos os tipos de empréstimos têm parcelas fixas. Por isso ao contratar qualquer modalidade é preciso confirmar se há a possibilidade de manter as parcelas fixas.

Do contrário, é preciso se programar para o pagamento das prestações, que podem variar de valor e data mensalmente. 

Geralmente, os financiamentos e o empréstimos consignados apresentam parcelas fixas, mas isso não é uma regra. Portanto, pode variar de instituição à instituição e de negociação à negociação. 

No caso dos financiamentos, em especial, as parcelas iniciais ou finais podem sofrer alteração de valores, em função da amortização do contrato.

Aproveite então para saber porque você deveria optar pelo empréstimo com parcelas fixas, sempre que possível.

As 7 Vantagens do empréstimo com parcelas fixas

Ter um empréstimo com parcelas fixas, que nada mais é do que uma despesa, facilita em diversos sentidos. 

Ao mesmo tempo em que os contratantes tem um compromisso com o banco, os bancos esperam receber o valor emprestado dentro de determinado prazo.

Cada operação financeira apresenta um risco – que geralmente considera também a chance de inadimplência.

Portanto, além da análise da capacidade financeira dos potenciais tomadores de crédito, os bancos já consideram que esse compromisso pode ser afetado diretamente, por alguns fatores.

Desemprego, aumento da inflação (que reduz o rendimento mensal), indisponibilidade de saldo em conta, são apenas alguns exemplos.

Mas, esse cenário muda um pouco, quando o empréstimo tem parcelas fixas e é descontado direto do salário, aposentadoria, ou pensão. Confira agora as 7 principais vantagens em ter uma dívida com parcelas fixas. 

1 – Pagamento sempre no mesmo valor

Talvez a vantagem mais óbvia é ter o pagamento sempre no mesmo valor. A exceção na modalidade de empréstimo pessoal, é o cartão de crédito que tem suas parcelas alteradas conforme uso no período anterior.

Sabendo o valor do compromisso mensal é possível reservar o valor.

2 – Pagamento sempre no mesmo prazo

Parcelas com datas pré-fixadas trazem diversos benefícios para o tomador do crédito. Maior previsibilidade do que precisa ser pago dentro do mês, maior planejamento financeiro.

Todo mês, naquela data a prestação precisa ser paga ou será consignada em folha de pagamento.

Em caso de necessidade, é recomendável negociar com o banco uma nova data de pagamento. Isso impedirá atrasos e evitará a cobrança de juros.

3 – Sem incidência de juros por atraso

O empréstimo consignado é o único crédito pessoal que não sofre incidência de juros por atraso.

Por ter suas parcelas descontadas automaticamente do salário ou benefício INSS, não há como postergar a quitação do débito.

Por outro lado, é isso que garante as melhores taxas de juros do empréstimo pessoal.

4 – Sem alteração da margem consignável

Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Militares e Profissionais CLT que podem contratar empréstimo consignado, precisam ter margem consignável disponível.

Esse valor é o que irá determinar, o quanto do rendimento mensal ainda pode ser comprometido com as parcelas do empréstimo – entre o que é permitido e já foi utilizado.

A margem consignável é de 35% e está dividida entre empréstimo e cartão de crédito consignado, sendo 30% e 5% para cada caso, respectivamente.

Tendo portanto, parcelas fixas no contrato é possível prever também o valor e o prazo previsto para liberação da margem, que se mantem sem alteração até o vencimento do contrato.

5 – Saber quanto terá de saldo no fim do mês

Informação esta muito relevante! Independente do tipo de empréstimo escolhido, um empréstimo é sempre um gasto a mais que deve ser considerado no orçamento.

Se um Aposentado, por exemplo, que tem somente a renda da aposentadoria contratar um empréstimo consignado, terá um rendimento mensal menor, em função do pagamento das parcelas.

Da mesma forma, qualquer outra pessoa que contrate um empréstimo arca com uma nova dívida. Essa dívida deve ser quitada no dia estipulado em contrato e durante a vigência que este durar.

Se um Servidor Público contratar um crédito consignado no prazo máximo, por exemplo, irá pagar seu empréstimo em 96 meses. 

6 – Planejar outros gastos

Sabendo quanto da renda é gasto com as parcelas de um empréstimo, é possível compreender também quanto está disponível para os demais gastos.

A renda mensal deve ser suficiente para quitar as despesas básicas como moradia, alimentação e saúde. Um empréstimo não é considerado um gasto essencial, por isso deve ser realizado somente quanto realmente necessário.

7- Maior planejamento financeiro

Pode não parecer, mas ter uma noção mínima do quanto é recebido e gasto, do orçamento pessoal ou familiar, pode fazer uma grande diferença na organização financeira.

Uma planilha no Excel, ou mesmo anotações no celular podem ajudar a identificar as principais rendas e gastos. E isso pode evitar sustos no fim do mês.

Quem planeja, pode usar os recursos de maneira mais inteligente. Outra opção é buscar o dinheiro extra pensando naquele que traz taxas de juros e melhores condições.

Como solicitar o seu Empréstimo Consignado online?

Independente do motivo, há sempre um crédito mais recomendável para cada tipo de necessidade.

Assim, se você está interessado em um empréstimo com parcelas fixas, e faz parte de uma das categorias elegíveis, tem então como alternativa o empréstimo consignado.

Além das parcelas com valores e datas pré-fixadas, essa linha de crédito tem outras vantagens exclusivas como:

  • Desconto automático em folha de pagamento;
  • Prazos máximos de 72 a 96 meses para pagamento;
  • Juros mais baratos;
  • Liberação de crédito para negativados com nome no SPC/Serasa.

Diferente de um financiamento, por exemplo, o dinheiro do empréstimo consignado pode ser utilizado para diversas finalidades. Reformar a casa, comprar um carro, fazer aquela viagem especial em família. 

Outra facilidade é que quem deseja contratar o empréstimo consignado, agora também pode fazer online.

Ou seja, não há a obrigatoriedade de ir até uma agência bancária. Em termos práticos, isso significa mais rapidez e agilidade na análise e aprovação do crédito.

E como para essa contratação não é exigido que o interessado tenha conta no banco de de preferência, ainda é possível simular e comparar o crédito em diversos bancos.

A partir do simulador de empréstimo consignado online você poderá encontrar a melhor oferta de crédito. Aquela que realmente caberá no seu bolso!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

7 Vantagens do empréstimo com parcelas fixas

Posts recomendados