Principais vantagens do Empréstimo Consignado para Servidor Municipal

bxblue-vantagens-emprestimo-consignado-servidor-municipal

O empréstimo consignado é aquele que tem as mensalidades descontadas diretamente do contracheque do Servidor Municipal. 

Para ter acesso ao consignado, porém, o Servidor Municipal precisa trabalhar em um órgão que tenha convênio com os bancos. Neste caso, para saber se tem direito, basta consultar a Prefeitura ou o órgão municipal em que atua.

Cada Servidor Municipal tem uma margem consignável e pode comprometer até 35% de sua renda líquida com essa linha de crédito. Desse montante, 30% é para empréstimos e os outros 5% é para o cartão de crédito consignado.

Leia também: O que é Margem Consignável?

Se você é um Servidor Municipal e tem margem disponível, conheça agora os principais benefícios dessa modalidade. Saiba como garantir a opção de crédito mais barata do país.

8 vantagens do Empréstimo Consignado para Servidor Municipal

O empréstimo consignado para Servidor Municipal apresenta diversas vantagens quando comparado a outros empréstimos pessoal. É liberado sem burocracia, rapidamente, até mesmo pela internet.

Conheça outras vantagens e entenda como economizar dinheiro, mesmo ao buscar um empréstimo.

1 – Taxas de juros mais baratas

O crédito consignado é considerado uma operação de baixo risco para as consignatárias. Ou seja, a instituição financeira que empresta o dinheiro tem certeza que o receberá de volta.

Isso se dá pelo fato das parcelas serem descontadas automaticamente do salário ou benefício do cliente. Sendo assim, não há inadimplência. Por isso, as taxas de juros são mais baratas.

Leia também: Como funciona o Empréstimo Consignado

Desde Novembro de 2017 a taxa de juros nomial para Servidor Municipal está limitada a 2,05% ao mês. A taxa anual é de 27,6%. Vale destacar que essa taxa já inclui parte do Custo Efetivo Total, o CET.

Pelas taxas de juros mais baixas, o empréstimo consignado pode ser uma boa opção para o pagamento de dívidas mais caras.

Assim, o Servidor pode usar o crédito consignado para quitar o cheque especial, por exemplo. É uma troca de despesas que vale muito a pena.

2 – Desconto automático em folha de pagamento

Como já foi dito, o consignado é o crédito que possui desconto automático em folha de pagamento. Ou seja, o cliente já quita sua parcela mensal antes mesmo de receber seu pagamento.

Sendo assim, não há como atrasar ou deixar de pagar uma das mensalidades. Isso faz com que nenhum juro por atraso seja cobrado.

Além disso, as parcelas são fixas, o que facilita ainda mais o controle financeiro do tomador. Na prática, o Servidor Municipal pode ter uma melhor visibilidade do fluxo mensal pessoal ou familiar.

3 – Prazos para pagamento mais flexíveis

Para os Servidores Municipais, o prazo de pagamento do empréstimo consignado varia entre 12 e 96 meses. Ou seja, é possível quitar o empréstimo em até 8 anos.

Porém, o acesso aos prazos mais longos vai depender do tipo de convênio que o órgão municipal mantém com a instituição financeira.

Quando comparado a outros empréstimos pessoais, o consignado oferece um prazo de pagamento muito mais flexível. Quanto maior for o tempo para pagamento, vale destacar, menor será o valor das parcelas mensais. 

Por outro lado, contratos com prazos maiores também comprometem a margem consignável por mais tempo. Assim, é importante fazer uma avaliação do que é mais estratégico do ponto de vista do valor das parcelas e de gestão do fluxo financeiro.

4 – Cartão de crédito exclusivo

Todo Servidor Municipal, bem como os Servidores Federais e Estaduais, têm direito a um cartão de crédito consignado exclusivo.

Leia também: O que é cartão de crédito consignado?

Esse cartão pode ocupar, mensalmente, até 5% da renda líquida mensal do cliente. Esta é a margem consignável do cartão.

O cartão de crédito consignado pode ser usado para compras parceladas, como um cartão comum. Pode também ser utilizado para saques em dinheiro nos caixas eletrônicos.

Cada cliente tem um limite próprio no cartão, de acordo com o rendimento que recebe. Tudo o que é gasto dentro dos 5% da margem é debitado automaticamente da folha de pagamento do titular. O desconto funciona da mesma forma que a mensalidade do empréstimo.

O que é gasto além da margem consignável precisa ser pago pelo cliente, por meio de boleto.

O cartão de crédito consignado emite uma fatura comum de cartão quando o gasto não é totalmente debitado da folha de pagamento.

5 – Opção de saque em dinheiro no cartão

O cartão de crédito consignado também permite saques em dinheiro – como alguns cartões convencionais.

E o processo é muito simples. Batas para isso que o cliente tenha limite disponível. Este limite para saque vai depender do salário ou benefício do Servidor.

O Servidor Municipal pode ter um limite de até 27 vezes o valor da margem consignável.

Cada banco pode criar suas próprias regras e limitações para saque. Mas, no geral, é possível sacar, em uma única vez, até 95% do limite disponível.

6 – Liberação de crédito para Servidor Municipal Negativado

Com o débito automático em folha de pagamento, o risco de um cliente ficar sem quitar seu empréstimo é praticamente zero.

Sendo assim, as instituições financeiras sabem que receberão de volta o dinheiro que emprestaram.

Por isso, não há necessidade de consultar o SPC ou Serasa antes de liberar o crédito. Essa é uma das vantagens mais atrativas do consignado. Ou seja, mesmo que o Servidor Municipal esteja negativado,  ainda tem direito ao empréstimo consignado.

O que pode barrar a liberação de um empréstimo, no caso do consignado, é a falta de margem. Caso o cliente já esteja com 35% de sua renda comprometida, será preciso fazer um refinanciamento ou uma portabilidade de crédito.

7 – Dinheiro na conta em até 48 horas

Hoje em dia, todo o processo de solicitação de um empréstimo pode ser feito pela internet. Assim, todos os Servidores Municipais podem contratar empréstimo consignado online.

Para isso, é preciso apresentar, em geral, somente RG, CPF, comprovante de residência atualizado e o contracheque dos últimos meses.

Assim que aprovado, o dinheiro é liberado na conta do solicitante. Não é preciso nem mesmo ser correntista do banco escolhido para contratar o empréstimo.

Normalmente o dinheiro é disponibilizado em até 48 horas, após a averbação do contrato.

8 – Redução da chance de inadimplência

Como os pagamentos mensais são descontados diretamente do salário ou benefício, não há risco de inadimplência.

O cliente apenas precisa ter em mente que parte de sua renda está comprometida com o empréstimo.

Ou seja, o tomador deve ter ciência de que uma parcela de seu salário será descontada antes do pagamento. Essa é sua única preocupação.

Dessa forma, todo o restante do processo de quitação do crédito ocorre automaticamente, pelo tempo que durar o contrato.

Quando o empréstimo é totalmente pago, a margem consignável é novamente liberada. Vale destacar que, quem quiser quitar o crédito todo, antecipadamente, também tem essa opção. 

Outra vantagem do consignado, além do baixo risco de inadimplência, é o baixo risco de endividamento (em função da margem consignável). Ela limita o valor que pode  ser comprometido com empréstimos.

Em outras palavras, o grau de endividamento. Ou seja, não há o risco de o cliente se endividar mais do que seja necessário.

Faça uma simulação de Empréstimo Consignado agora

A simulação online de empréstimo consignado é muito simples de ser feita. Basta que o Servidor tenha em mãos seus documentos pessoais e forneça algumas informações financeiras. O processo é rápido e seguro!

Com a simulação será possível encontrar as melhores propostas de crédito disponíveis no mercado.

Além disso, essa opção permite comparar taxas de juros, o Custo Efetivo Total e os prazos de pagamento.  Outra vantagem é contratação online.

Portanto, como você pode ver, entre as principais vantagens de se contratar um empréstimo consignado estão o acesso a uma linha de crédito mais barata e a facilidade na contratação.

Agora que você já sabe como o empréstimo consignado pode ser vantajoso, que tal fazer uma simulação de crédito online? Vai ficar muito mais fácil encontrar o crédito que cabe no seu bolso.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Principais vantagens do Empréstimo Consignado para Servidor Municipal

Posts recomendados