Vídeo-contrato: conheça esta inovação ainda mais segura para você!

Você que é Aposentado, Pensionista INSS ou Servidor Público já pode contratar empréstimo consignado online utilizando o vídeo-contrato: uma forma rápida, prática e ainda segura para você!

Sabe quando você contratou algo achando que era uma coisa e na verdade era outra? Sabe aquelas letras miúdas em contratos, que às vezes confundem ou nos dão aquela “baita dor de cabeça”?

Já viu histórias daquele contrato que era para ser em 24 meses, mas tinha também umas 3 parcelas intercaladas surpresa? E aquela taxa bem mais barata, mas que na verdade não mostrava um outro imposto?

E aquela prestação que só aumenta, mesmo com seu tempo de contrato reduzindo? São inúmeros motivos… Mas, e se os contratos fossem tão fáceis de entender que qualquer pessoa pudesse descrevê-lo, de uma forma fácil em poucas palavras? E o melhor, que sempre fosse assim: “aquilo que foi devidamente entendido é o que efetivamente valerá?”

Agora, isso já é possível com o vídeo-contrato, inovação da bxblue para a contratação de empréstimos consignado, já utilizada com alguns dos seus bancos parceiros. Conheça essa solução focada na sua segurança!

O que é um vídeo-contrato?

No vídeo-contrato, o contratante é apresentado de forma objetiva e transparente às principais cláusulas do contrato seu empréstimo e grava um vídeo declarando que entendeu e que concorda com os termos.

Portanto, o vídeo-contrato é um aceite ou prova digital. Embora ainda não substitua a Cédula de Crédito Bancário (CCB), o vídeo assegura a legitimidade da transação financeira, além de facilitar a opção do interessado pelo crédito. 

Inovação a favor do usuário

Mas como surgiu essa “ideia maluca?”. Vamos te contar!

O Sr. Luiziel, Servidor Público, precisava de dinheiro para uma emergência médica após ter tido um AVC que, inclusive, o impedia de assinar o contrato de empréstimo. Depois de procurar várias alternativas e ser negado pela situação peculiar em todas, o Sr. Luiziel nos procurou.

Na medida do possível, nossa equipe tenta tratar cada cliente como único. Não somos um banco, mas somos facilitadores nesse processo. Foi então que paramos para pensar em formas para ajudá-lo, sabendo da importância do dinheiro para o seu tratamento.

Mas como provar junto aos bancos que “ele é ele mesmo” e que tem ciência do que está contratando? Com um vídeo-contrato! E assim ajudamos o Sr. Luiziel a conseguir o seu consignado sem burocracia e a cuidar da sua saúde.

Mas, na prática como funciona o vídeo-contrato na bxblue?

Quais são as informações necessárias e que devem ser citadas no vídeo-contrato?

É muito simples: o usuário grava um vídeo com as seguintes informações, repassadas pela nossa equipe e disponíveis na simulação realizada em nosso site:

  • Dados pessoais: nome completo e CPF; 
  • Objeto do contrato: contratação de um empréstimo consignado;
  • Condições do contrato:  valor total contratado, número total de parcelas (em meses) e valor das parcelas, Custo Efetivo Total mensal, taxa mensal (expressos em %) e o banco contratado;
  • Data: data da gravação do vídeo-contrato.

Bem fácil não é mesmo?

Lembra do Sr. Luiziel? Olha ele aí: hoje bem de saúde, sendo o nosso modelo e gravando um vídeo para a gente te mostrar como funciona:

Quais são os pré-requisitos para gravação do vídeo-contrato?

Qualquer pessoa, mesmo sem experiência, pode gravar um vídeo-contrato, a partir do seu smartphone. Também pode ser gravado no computador.

A recomendação básica é escolher um bom local para gravação, sem ruídos e com boa iluminação. O vídeo deve ser gravado na posição horizontal e ter no máximo de 1-2 minutos. 

Não são necessários efeitos ou edição profissional. O mais importante é conter todas as informações mais relevantes, como no exemplo do Sr. Luiziel. Nós e os bancos queremos saber se é você mesmo quem está solicitando o crédito.

Como disponibilizar o arquivo com segurança?

Depois de gravado, o vídeo-contrato deve ser disponibilizado diretamente ao consultor de vendas a bxblue, pela forma que o usuário achar mais fácil.

Geralmente, os últimos vídeos gravados ficam armazenados na pasta vídeos.  Selecione e confira se o arquivo é o gravado para esta finalidade e depois faça o upload (envio) pela plataforma. E pronto! Com isso, já podemos dar sequência junto ao banco escolhido.

Em que situações o vídeo-contrato é aceito?

O vídeo-contrato é válido para contratação de um novo empréstimo consignado ou cartão consignado pelos beneficiários INSS e Servidores Públicos Federais (SIAPE). Também é aceito nos casos em que o titular do contrato quer ou precisa refinanciar a dívida atual ou deseja fazer a portabilidade de crédito para outro banco.

Aproveite para saber quais são as outras vantagens dessa opção para contratação do empréstimo ou cartão de crédito consignado.

5 vantagens em utilizar o vídeo-contrato para um empréstimo

Entenda porque essa alternativa pode ser uma grande solução, facilitando ainda mais este tipo de serviço online:

1 – Maior transparência na contratação

É isso mesmo. Nada de letras minúsculas ou diversas, páginas para assinar e cláusulas para ler. Em resumo, o solicitante grava seu áudio e imagem, repetindo em um pequeno texto (de 3-4 linhas) as informações do seu contrato.

Conhecendo a taxa de juros e o Custo Efetivo Total, que é o quanto efetivamente custará o empréstimo, o contratante também pode ter certeza de que fez a melhor escolha. 

2 – Compliance garantido

Um contrato é, antes de tudo, um acordo entre uma ou mais partes. Dessa forma, é essencial que tanto o Aposentado, Pensionista ou Servidor Público e o banco contratado concordem com o que está sendo negociado.

Em outras palavras, com o vídeo-contrato o que foi dito e contratado é o que será cumprido. Dessa forma, não há chance para qualquer desconto indevido na folha de pagamento. Como o vídeo é datado, também resguarda o contratante, caso algo aconteça diferente do combinado anteriormente.

O vídeo-contrato também está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD).

3 – Processo mais seguro

Além de dar mais transparência ao usuário sobre os pontos principais do seu contrato e ser um ativo para ser usado em caso de divergências, o vídeo-contrato tem outra vantagem: inibe práticas de fraude por terceiros pela internet.

Por mais que alguém faça a simulação em seu nome ou no nome de outra pessoa, para que o empréstimo seja concluído precisará da sua autorização, ou seja, da autorização do titular. Assim, ninguém poderá se passar por você! 

4 – Mais comodidade e rapidez

Antes, quem queria pegar um empréstimo tinha que ir a uma agência bancária. Agora, os interessados podem simular, comparar ofertas e contratar crédito sem sair de casa. Pelo computador, smartphone ou tablet.

Outro ponto importante é que, tecnologias e recursos como o vídeo-contrato permitem ainda que a liberação do crédito ocorra de forma mais rápida. Quem quer dinheiro muitas vezes não pode esperar, então o vídeo-contrato também vem para facilitar neste sentido.

5 – Contratação digital e sustentável

Otimizar os processos e o tempo da contratação de um empréstimo ainda é desafiante. Mas, a boa notícia é que vários bancos estão mesclando ou migrando seus modelos para os processos digitais. Isso quer dizer ainda mais comodidade para quem precisa de dinheiro.

Com o vídeo-contrato, em breve não será mais necessário imprimir e assinar papéis, ir até os Correios e ter outros custos adicionais. Uma solução inteligente e sustentável!

Agora que você já sabe o que é o vídeo-contrato e quais são as suas principais vantagens para sua segurança e comodidade, faça uma simulação ou dê continuidade ao seu processo e se tiver dúvidas, fale com a gente. Descubra como também podemos te ajudar!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

O que pode e o que não pode na contratação do Empréstimo Consignado NEWS | Senado permite cálculo “camarada” para aposentadoria de Servidores
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de