Como funciona o Saque-Aniversário do FGTS?

Por: Redação BX Blue Publicação: 24/08/2022

O Saque-Aniversário foi criado em 2019 para ser uma alternativa ao Saque-Rescisão, em que só é possível resgatar todo o saldo do FGTS após uma demissão sem justa causa.

Por padrão, as pessoas com conta no Fundo são adeptas ao Saque-Rescisão, mas desde a criação do Saque-Aniversário é possível escolher entre as duas modalidades.

A adesão ao Saque-Aniversário é gratuita e pode ser feita pelo aplicativo ou site do FGTS, pelo internet banking ou app da Caixa e pelo Caixa Tem.

Os adeptos do Saque podem sacar parte do saldo disponível uma vez ao ano, no período próximo ao seu mês de aniversário.

O percentual de saque pode variar de 5% a 50%, a depender do saldo. Caso queira obter mais dinheiro, existe a opção de antecipar o Saque-Aniversário.

A antecipação é um tipo de empréstimo feito junto a um banco, em que as parcelas anuais podem ser adiantadas e o valor que seria retirado fica reservado à instituição financeira.

Na prática, é uma forma de conseguir dinheiro extra sem comprometer o orçamento mensal com dívidas.

Importante: em caso de demissão, quem está no Saque-Aniversário não resgata todo o saldo do Fundo, apenas a multa rescisória.

Também vale destacar que é possível cancelar o Saque-Aniversário a qualquer hora; a mudança, porém, é efetivada dois anos após a solicitação.

Garanta dinheiro extra sem contrair dívidas com a antecipação do Saque-Aniversário

Créditos

Produção: Francis Neves e Patrícia Carvalho

Imagens: Canva

bxblue.com.br

Crédito para quem não nasceu ontem