golpes com consignado para ficar de olho

Por: Redação bxblue Publicação: 10/01/2022

7

Desde o início da pandemia, o registro de reclamações envolvendo consignado aumentou em Procons e na plataforma Consumidor.gov.

Apesar das vantagens dessa modalidade de empréstimo, é preciso estar atento às tentativas de fraude mais comuns para identificá-las e saber como se prevenir.

Conheça 7 golpes aplicados com consignado:

1. Falsificação de documentos e assinaturas

Evite deixar documentos pessoais com terceiros e não os entregue a desconhecidos. Além disso, somente assine contratos após a leitura de todo o conteúdo.

2. Contratos vazios

Todos os detalhes sobre a contratação devem estar presentes no contrato. Jamais assine contratos vazios e leia atentamente antes de assiná-los.

3. Ofertas tentadoras

Desconfie de propostas com juros irrisórios ou de contratações para quem está com margem negativa - o que não é permitido.

4. Vendas casadas

Condicionar a contratação  à aquisição de outro serviço é uma prática proibida por lei. Seguros e outros produtos não devem ser requisito para o consignado.

5. Pagamento antecipado

Nenhuma instituição financeira cobra depósitos antecipados para a liberação do consignado. Jamais transfira dinheiro para esta finalidade.

6.  Supostos funcionários do INSS ou banco

O INSS não oferece consignado aos aposentados, nem liga para pedir dados pessoais e senhas. Desconfie de contatos não autorizados de bancos e não passe informações sensíveis.

7. Ofertas por telefone

Tanto a oferta quanto a contratação de consignado por telefone são proibidas. Desconfie de ligações do tipo e não clique em links suspeitos enviados por mensagens de texto ou WhatsApp.

Foi vítima de um golpe com consignado?

Faça um boletim de ocorrência e entre em contato com seu órgão pagador e com o banco.

Produção: Patrícia Carvalho Edição: Francis Neves Imagens: Canva e Unsplash

bxblue.com.br

Fintech de empréstimo consignado online