John Doe

Margem negativa no consignado: 

Por: Redação bxblue Publicação: 27/01/2022

O QUE FAZER?

O empréstimo consignado é a modalidade de crédito com menor juros do mercado, devido ao baixo risco de inadimplência, já que as parcelas são pagas via desconto em folha.

A Lei do Consignado permite que até 30% dos ganhos de uma pessoa sejam comprometidos com prestações de consignado. Ao ultrapassar o limite, a margem fica negativa.

A tendência é que o percentual de pessoas com margem negativa aumente neste início de ano, após o fim da margem emergencial de 35%. Aqueles que usaram toda a margem extra ficarão negativados.

Margem negativa no consignado: o que fazer?

Veja 6 opções:

Seta rabiscada

Reajuste salarial

O aumento de salário ou benefício implica em uma margem maior. A depender do reajuste, o valor pode cobrir o percentual excedido.

1

Pagamento antecipado

Se houver condições, o tomador pode recorrer ao adiantamento de parte ou de todas as parcelas. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a instituição financeira, que emitirá um boleto.

2

Aumento do prazo do contrato

Alguns bancos permitem que o valor excedente da margem seja diluído em novas parcelas adicionadas ao fim do contrato.

3

Pagamento avulso

Outra possibilidade oferecida por algumas instituições financeiras é permanecer com o desconto em folha de 30% e pagar o valor excedente da margem de forma avulsa ao banco.

4

Refinanciamento

Esta operação permite trocar o contrato de consignado em andamento por um novo, no mesmo banco para diminuir a parcela, alterar condições ou liberar troco.

5

portabilidade

Com a portabilidade é possível trocar o contrato atual por um novo, só que em outro banco, com condições melhores.

6

Produção: Patrícia Carvalho Edição: Francis Neves Imagens: Canva/Freepik

Fintech de empréstimo consignado online