Saque Calamidade FGTS é liberado para mais de 40 cidades após chuvas
Por: Redação bxbluePublicação: 04/03/2022
A Caixa Econômica Federal liberou o Saque Calamidade do FGTS para moradores de municípios brasileiros atingidos por chuvas, no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
Esse tipo de saque do FGTS é destinado a quem teve a residência afetada por desastres naturais como enchentes, alagamentos, vendavais, precipitações de granizos, tornados, tromba d’água ou rompimento de barragens.
O valor só é liberado quando o estado, município ou governo do Distrito Federal anuncia a situação de calamidade pública ou emergência por meio de decreto, em até 30 dias após o ocorrido.
Os trabalhadores que possuem saldo disponível no Fundo podem sacar até R$6.220,00.
Para efetuar o Saque Calamidade, a pessoa deve acessar o aplicativo FGTS e selecionar as seguintes opções, respectivamente: “Meus Saques” > “Outras Situações de Saque” > “Calamidade Pública”.
Feito isso, basta digitar o nome da cidade onde mora e clicar em “Continuar”.
Não têm direito ao saque os trabalhadores que fizeram o Saque Calamidade nos últimos 12 meses, pelo mesmo motivo.
Por fim, é necessário escolher uma conta para receber o dinheiro e, então, enviar os documentos solicitados pelo aplicativo.
O prazo para o pedido do saque varia de acordo com a região afetada. Para obter essas e outras informações, os trabalhadores devem acessar o site da Caixa ou ligar no número 0800-726-0207.