Minha margem não foi liberada mas o contrato já está pago. O que fazer?

Se a margem não foi liberada ainda, mesmo após o contrato do empréstimo consignado ter sido pago, provavelmente o órgão pagador ainda não desaverbou o contrato.

Da mesma forma que um novo contrato precisa ser averbado, ou seja, consignado a favor do banco, após a sua quitação precisa ser desaverbado. Isso quer dizer que o órgão pagador (empregador ou o INSS) retira da folha de pagamento o valor da prestação referente ao contrato finalizado.

A desaverbação da margem ou do contrato pode levar em média de 5 a 7 dias, dependendo do banco. Esse processo ocorre eletronicamente entre o pagador e o banco contratado, sem que o contratante tenha que tomar alguma ação.

A maneira mais fácil para confirmar se a margem não foi liberada ainda ou se já está disponível é conferindo o Extrato de Empréstimos Consignados (HisCon), que é emitido pelo INSS. Os Servidores Públicos devem conferir o contracheque mensal. Se a quitação ocorreu dentro do mês e após o pagamento do salário, aposentadoria ou pensão, o contracheque atualizado será o do próximo vencimento.

Desta data em diante, o desconto automático não ocorrerá mais e, tanto o valor recebido quanto o valor da margem aumentam. No caso da margem consignável ela é então liberada e pode ser utilizada novamente. Se após o prazo estimado a margem ainda não estiver livre, vale a pena entrar em contato com o banco para se informar. Nenhum banco pode segurar a margem após o encerramento do contrato do empréstimo.

Vale a ressalva de que a averbação e a desaverbação são parte do processo de contratação do empréstimo consignado. Sem que essas fases sejam finalizadas o dinheiro não pode ser creditado na conta do solicitante e, ao fim do contrato, a margem continuará bloqueada.

Embora pareça ser um processo moroso e demorado, as instituições financeiras estão facilitando cada vez mais essas etapas, permitindo por exemplo, a contratação do crédito online a desaverbação em menos tempo.

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