Em que mês o aumento do salário mínimo dos Aposentados é liberado?

O aumento do salário mínimo dos Aposentados passa a valer a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte. O primeiro pagamento com o reajuste é pago em Janeiro e os demais nos meses consecutivos. O anúncio oficial do reajuste do salário mínimo é feito com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) e a alíquota para quem recebe até um salário mínimo ou acima deste valor, no caso dos segurados, é publicada via Portaria do INSS.

Tanto a aposentadoria, quanto a pensão INSS tomam como base o salário mínimo. Assim, se o salário mínimo aumenta, os benefícios também sofrem alteração. O pagamento dos beneficiários INSS respeita o número final do benefício e o calendário de pagamentos do INSS.  

Assim, os benefícios de final 1 são os primeiros a receber. Por consequência, os de final 0 são os últimos, no entanto, ainda dentro do mês inicial ou no máximo na primeira semana do mês seguinte. Esse calendário também é atualizado anualmente e considera dias úteis e feriados. Confira o calendário de pagamentos do INSS 2020.

Os Aposentados e Pensionistas INSS que recebem acima um salário mínimo são agrupados pelo final do número do benefício. Exemplo: segurados com benefícios final 1 e 6 são os primeiros a receberem o aumento.

Para 2020, o Governo definiu uma nova regra e os segurados que recebem o piso ou o teto terão a mesma alíquota de reajuste.

bxblue

Somos especialistas em empréstimo consignado e podemos ajudar com suas dúvidas. Fale conosco!
bxblue

Últimos posts por bxblue (exibir todos)

    Artigos Relacionados