Meu benefício está bloqueado para empréstimo ainda. O que devo fazer?

Para solicitar o desbloqueio do benefício INSS para o empréstimo consignado é necessário acessar o Meu INSS com o login e senha previamente cadastrados. Depois, basta ir na opção Agendamentos/Requerimentos e procurar a opção Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo. Em seguida, o segurado deve confirmar outras informações, que inclui a melhor forma de receber a resposta da solicitação.

Apesar de não ter um prazo pré-determinado, as análises de desbloqueio duram, em média, de 15 a 30 dias. Vale lembrar também que para a contratação do empréstimo consignado é preciso ter um benefício elegível a consignado – benefícios não consignáveis não terão uma solicitação de liberação aceita. Nem todo tipo de aposentadoria ou pensão é consignável.

Há ainda os benefícios que não são consignáveis por força de lei. Estão neste grupo alguns auxílios como o BPC/LOAS e as aposentadorias ou pensões temporárias.

Caso o beneficiário queira, por motivos de segurança, é possível também solicitar o bloqueio do benefício para empréstimos. O procedimento é feito da mesma maneira, também pelo Meu INSS.

Os bloqueios automáticos acontecem porque desde 12/2018, para atender a Instrução Normativa nº 100, o INSS bloqueia automaticamente para empréstimo os novos benefícios por 90 dias. Além disso, os bancos são proibidos de abordar ativamente os clientes oferecendo empréstimos consignados nos primeiros 180 dias após a concessão do benefício.

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