O que significa DED e como utilizar para a Portabilidade de Crédito?

DED é a sigla para Demonstrativo de Evolução da Dívida. Esse documento nada mais é do que um extrato da dívida junto ao banco contratado. Muito utilizado pelo titular que quer ou precisa saber o saldo devedor e, principalmente, por quem deseja fazer a portabilidade de crédito – que é a migração da dívida para outro banco.

Nesta operação, o banco atual compra a dívida do banco anterior e a quita. Em contrapartida, o cliente assume um novo contrato de empréstimo com o novo banco. Esse processo é realizado de forma eletrônica e um dos pré-requisitos é ter o valor da dívida aberta.

Com o DED, o titular pode obter outras informações sobre os contratos ativos, como o número do contrato, valor, número de parcelas já quitadas e saldo devedor. Com esse demonstrativo em mãos, o titular irá decidir para qual banco irá migrar a sua dívida, apresentando sua oferta e solicitando uma nova proposta.

Por lei, o banco original não pode negar a disponibilização desta informação. Por outro lado, o novo banco decide se terá ou não aquele contrato e seu titular como um cliente. Uma vez definido o novo banco, o cliente deve solicitar o boleto para quitação e repassá-lo para o banco responsável pelo seu pagamento.

bxblue

Somos especialistas em empréstimo consignado e podemos ajudar com suas dúvidas. Fale conosco!
bxblue

Últimos posts por bxblue (exibir todos)

    Artigos Relacionados