O Empréstimo Consignado tem taxas de juros pré-fixadas?

As taxas de juros pré-fixadas garantem que o valor do contrato e das prestações mensais serão os mesmos, do início ao fim do contrato. Esse é o caso do empréstimo consignado, modalidade em que o pagamento é descontado direto da folha de pagamento dos Aposentados e Pensionistas INSS, Servidores Públicos ou Profissionais com carteira CLT.

Essa informação traz ainda mais segurança e ainda permite e facilita o planejamento financeiro pessoal ou familiar. Ao saber quanto pagará ou terá descontado do seu pagamento, o contratante pode ter mais controle sobre os seus gastos e administrar seus recursos.

As taxas de juros pré-fixadas do empréstimo consignado são determinadas por lei.  Atualmente, a taxa de juros nominal é de 2,08% ao mês para os beneficiários INSS e de 2,05% ao mês para Servidores Públicos. Funcionários de empresa privada pagam, em média, 2,14% ao mês.

O valor total do contrato do empréstimo é dado pelo CET. O Custo Efetivo Total engloba o valor solicitado, taxas de juros administrativas, encargos e outras tarifas. Os contratos que não tem taxas de juros pré-fixadas, ou seja, em que as taxas são pós-fixadas têm o seu valor alterado e podem sofrer ainda reajuste.  Exemplos comuns são os financiamentos, que geralmente contam com um indexador comum que é variável.

Para definir qual é a melhor opção de taxa é necessário avaliar e comparar o CET. Outros fatores como juros mora e taxas cobradas por inadimplência também podem fazer diferença no final das contas.

bxblue

Somos especialistas em empréstimo consignado e podemos ajudar com suas dúvidas. Fale conosco!
bxblue

Últimos posts por bxblue (exibir todos)

    Artigos Relacionados