O valor do contrato do Empréstimo Consignado pode ser revisado?

Algumas linhas de crédito pessoal se diferenciam em relação ao processo de análise e exigências para aprovação do crédito e também em função de terem ou não valores e parcelas fixas podendo, portanto, ser ou não revisados. O contrato do empréstimo consignado é um dos exemplos que não podem ser atualizados e sofrerem alterações.

Por ter o seu pagamento descontado direto da folha de pagamento, o contrato do consignado precisa ser averbado. Na prática, isso quer dizer que o órgão pagador, assim como o banco, além do titular do empréstimo precisam estar em comum acordo. Essa concordância inclui os custos totais do contrato, também conhecido como CET.

O valor total do contrato dividido pelo número de parcelas contratados dará o valor da parcela mensal. O contrato do empréstimo consignado tem taxas de juros e valores pré-fixados. Dessa forma, não é possível solicitar a sua revisão.

O que pode ocorrer, em alguns casos, é o encerramento de um contrato e celebração de um novo. As operações mais comuns são o refinanciamento ou portabilidade de crédito. Na primeira opção o contrato é renegociado com o próprio banco. Na segunda, o contrato é migrado para outra instituição financeira.

Como os valores finais, da prestação mensal, datas e taxas de juros do contrato do empréstimo consignado não podem ser revisados ou alterados, enquanto estiver em andamento, é muito importante conferir todas essas informações antes de assinar qualquer documento. Vale lembra que o fato de ter um novo contrato de empréstimo também comprometerá a margem consignável. Sendo assim, é mais recomendado solicitar o crédito quando realmente for necessário.

 

bxblue

Somos especialistas em empréstimo consignado e podemos ajudar com suas dúvidas. Fale conosco!
bxblue

Últimos posts por bxblue (exibir todos)

    Artigos Relacionados