Prova de vida INSS: 4 maneiras de comprovar após mudanças

Por: Redação bxblue Publicação: 09/09/2021 Atualização: 23/02/2021

No início de fevereiro, o INSS cancelou a obrigatoriedade da comprovação presencial.

O órgão também lançou um novo formato de comprovação para os 36 milhões de beneficiários, que acontecerá de forma automatizada.

Por meio do cruzamento de dados com outros órgãos públicos, o INSS identificará se o beneficiário está vivo.

Desse modo, atividades simples como se vacinar, votar, renovar documentos ou acessar as plataformas do Meu INSS passarão a servir como comprovação.

Nos casos em que o cruzamento de dados não for possível, os beneficiários serão avisados pelo INSS e terão outras formas de comprovar. 

No total, há 4 formas de fazer prova de vida em 2022, além da versão automatizada:

1. App Meu Gov.br 2. Atendimento domiciliar 3. Presencialmente   4. Via representante legal ou procurador

Apesar da variedade, nem todas as opções estão disponíveis à totalidade dos segurados.

O INSS orienta que, quando a comprovação automatizada não for possível, o beneficiário faça a prova de vida pelo aplicativo Meu Gov.br. Essa alternativa está disponível para quem possui carteira de motorista ou título de eleitor.

1

Nos casos em que a prova de vida presencial se fizer necessária, o INSS irá dispor de meios para que o beneficiário faça a comprovação sem sair de casa, por meio do atendimento domiciliar.

2

Se ainda assim o beneficiário preferir comparecer até a agência onde recebe o benefício, ele poderá realizar o procedimento normalmente no caixa eletrônico (se o banco oferecer esta opção) ou no setor de atendimento ao público.

3

Vale lembrar que quem tem dificuldade de locomoção ou mais de 80 anos têm prioridade no atendimento se fizer a prova de vida no banco.

Por fim, a comprovação por meio de representante ou procurador legal também é uma alternativa para quem tem dificuldade de locomoção ou mais de 80 anos.

4

A regra geral é que todo beneficiário deve fazer o procedimento anualmente, no mês de seu aniversário, sob pena de bloqueio do benefício.

Só que, com as mudanças no formato da prova de vida, a regra foi flexibilizada e o bloqueio ficará suspenso até o fim de 2022. 

É aposentado ou pensionista e precisa de empréstimo consignado rápido e seguro?

Fique por dentro das novidades do INSS no blog Aprenda. Arraste para cima e se inscreva gratuitamente.

Produção: Francis Neves Patrícia Carvalho

Imagens: Canva/Tenor/Unsplash

Fintech que permite comparar e contratar online o melhor empréstimo consignado.