Empréstimo Consignado para Servidor Público: compare as melhores ofertas

Publicado em: 28/10/2020

Uma das modalidades de crédito pessoal mais utilizadas e conhecidas hoje em dia é o empréstimo consignado para Servidor Público. Disponível para Servidores Federais (SIAPE), Estaduais e Municipais, esta continua sendo uma das alternativas mais atrativas de acesso a crédito barato.

O prazo para pagamento que pode chegar a até 96 meses, em parcelas fixas e com taxas de juros pré-definidas também é outro benefício bem avaliado.

Se você está em dúvida sobre as opções, aproveite para avaliar algumas das melhores ofertas disponíveis.

Qual banco tem a menor taxa de juros para Emprestimo Consignado para Servidor Público?

Onde conseguir um novo empréstimo com taxa de juros mais barata?

As taxas de juros variam conforme o risco da operação. No caso do consignado, como as parcelas estão vinculadas com o salário mensal o risco de inadimplência é reduzido. Por isso os bancos conseguem oferecer taxas de juros mais competitivas, dando também melhores oportunidades aos contratantes.

Veja agora os 10 bancos com as menores taxas do empréstimo consignado para Servidor Público:

Instituição% ao mês (a.m.)% ao ano (a.a.)
Banco do Nordeste0,759,43
Sicredi0,8610,88
BRB1,0713,62
Inter1,1114,11
Alfa1,1114,16
Banrisul1,1214,33
CEF1,1414,50
Banestes1,1614,85
Bari1,1614,87
Cetelem1,1614,90

Fonte Banco Central (Outubro/2020)

Servidores Públicos Federais (SIAPE) podem contratar empréstimo consignado online pela bxblue, com taxa exclusiva da 0,99% ao mês, com isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e para pagamento em 90 dias.

Para comparar outras ofertas e receber propostas online, utilize o nosso simulador:

Taxas de juros de outras modalidades

Segundo dados do Banco Central, em setembro, embora tenha tido uma leve queda o juro médio cobrado no rotativo do cartão de crédito foi de 309,9% ao ano. O cheque especial chegou a 114,2% ao ano.

Apesar de estarem em um patamar menor, a recomendação do Banco Central é a de utilizar esses recursos somente em situações emergenciais – tendo em vista que são as linhas que apresentam maior taxa de juros.

O que considerar quando for escolher o banco para o empréstimo?

Apesar do aumento no número de instituições que operam com esta linha de crédito, para descobrir a melhor proposta é preciso se atentar também a outras condições como:

Custo Efetivo Total (CET)

O Custo Efetivo Total (CET) representa o valor total que será paga. Isso inclui além do valor solicitado do crédito, a própria taxa de juros e outros custos operacionais e administrativos dos bancos.

Como a parcela do empréstimo consignado é descontada direto da folha de pagamento, todos os valores estarão inclusos no CET. A cobrança de qualquer importância a parte não só não é devida, como é também uma prática criminosa.

Nem sempre uma taxa de juros mais barata irá corresponder com um CET menor. Neste sentido, para efeito de comparação é preciso comparar, portanto o CET de todas as ofertas.

Cláusulas contratuais

A Cédula de Crédito Bancário (CCB), que é o documento que oficializa a contratação de crédito deve conter todas as informações negociadas anteriormente e ainda citar explicitamente:

  • I – a denominação “Cédula de Crédito Bancário”;
  • II – a promessa do emitente de pagar a dívida em dinheiro, certa, líquida e exigível no seu vencimento ou, no caso de dívida oriunda de contrato de abertura de crédito bancário, a promessa do emitente de pagar a dívida em dinheiro, certa, líquida e exigível, correspondente ao crédito utilizado;
  • III – a data e o lugar do pagamento da dívida e, no caso de pagamento parcelado, as datas e os valores de cada prestação, ou os critérios para essa determinação;
  • IV – o nome da instituição credora, podendo conter cláusula à ordem;
  • V – a data e o lugar de sua emissão; e
  • VI – a assinatura do emitente e, se for o caso, do terceiro garantidor da obrigação, ou de seus respectivos mandatários.

Essas são informações obrigatórias e que merecem muita atenção na conferência. Os valores debitados do pagamento, devem coincidir com o valor da parcela acordado, durante o tempo em que durar o contrato.

O empréstimo consignado para Servidor Público pode ser pago em até 8 (oito) anos, sem alteração no valor.

Como e onde solicitar o Empréstimo Consignado para Servidor Público?

O crédito consignado pode ser solicitado hoje facilmente também online, pelo internet banking ou aplicativos das instituições financeiras. Apesar de mais cômodo, essas opções restringem mais as pesquisas já que as ofertas apresentadas serão apenas do próprio banco.

Outra vantagem do consignado é poder se contratado até mesmo por quem não é correntista daquela instituição. Sendo assim, é possível pesquisar e comparar as propostas de diferentes bancos, até descobrir a melhor.

No entanto, ir de banco em banco ou de site em site para fazer essas buscas pode demandar mais tempo. Para ajudar nessa missão, os comparativos de crédito online, como o da bxblue, agrupam em um único local as melhores instituições.

Assim, com uma única simulação, serão demonstradas várias opções, para que o Servidor faça a sua escolha. Além da simulação e comparação pela internet, todo processo de contratação pode ser feito a distância, sem burocracia, mas com total segurança.

Para isso, o Servidor Público Federal, por exemplo, deve dispor de margem consignável para empréstimo (30% ou valor parcial) ou para o cartão (5%). A solicitação é analisada pelo banco de interesse e, dependendo, da instituição, o crédito pode ser transferido na conta indicada em alguns minutos.


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.