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O quanto você sabe sobre as mudanças na prova de vida em 2023?

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Beneficiários da Previdência Social têm o hábito de se preocupar, todos os anos, com a comprovação e possíveis mudanças na prova de vida do INSS. Isso porque o procedimento é o que garante a continuidade do pagamento dos benefícios previdenciários.

Na pandemia da covid-19 a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa, com o objetivo de evitar a circulação de pessoas, especialmente dos adultos 60+, que integravam o grupo de risco. Mas em 2023 a comprovação volta a ser essencial para assegurar o recebimento dos valores.

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Porém, para maior conforto e segurança dos mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas, o INSS agora tem um novo procedimento de prova de vida, que é uma das principais mudanças na vida dos beneficiários.

Você está preparado para a prova de vida INSS 2023? Descubra agora no teste preparado pela BX Blue:

Tire suas dúvidas sobre o questionário

Confira as respostas comentadas para as questões levantadas no teste acima:

1. A prova de vida agora é feita pelo próprio INSS?

Verdade. A grande mudança na comprovação de vida em 2023 é que o INSS passa a ficar responsável pelo procedimento.

A ideia é que a prova de vida seja feita de forma automática em até 10 meses após o aniversário do beneficiário, com o cruzamento de informações enviadas por diversos órgãos públicos e dados internos do INSS.

É importante destacar que as demais formas de fazer a comprovação (pelo Meu INSS ou banco) permanecem disponíveis, mas a automatização será o formato principal.

Para saber se a comprovação foi feita de forma automática, a pessoa titular do benefício deve acessar o Meu INSS ou ligar para a Central 135.

2. O INSS vai consultar apenas a movimentação bancária dos beneficiários para saber se eles estão vivos?

Essa informação é falsa. A comprovação de vida será feita com base em diversas ações do cotidiano:

  • acesso ao aplicativo Meu INSS, no caso dos usuários que possuem o selo ouro de confiança
  • saque do benefício com leitura biométrica
  • atendimento presencial no INSS
  • contratação de empréstimo consignado
  • atendimento no sistema público de saúde ou rede conveniada
  • vacinação
  • cadastro ou recadastro nos órgãos de trânsito ou segurança pública
  • atualizações no CadÚnico
  • votação nas eleições
  • emissão/renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que dependam de presença física ou biometria
  • declaração do imposto de renda

3. Diversas bases de dados públicos serão utilizadas para a comprovação de vida 2023, como consultas no SUS, emissões de documentos, declaração do imposto de renda e votação em eleições?

Verdade. A resposta para esta pergunta está no tópico anterior. As consultas no SUS, emissão de documentos, declaração de imposto de renda e votação em eleições fazem parte da lista de informações que servirão como prova de vida.

4. A prova de diretamente no banco ou Meu INSS deixou de existir?

Essa informação não procede. Apesar da automatização, os beneficiários têm a opção de comparecer ao banco onde recebem o benefício ou acessar o Meu INSS para fazer a prova de vida.

Confira diversos produtos consignados.

5. Quando a comprovação automática do INSS não for possível, o órgão avisará o beneficiário para realizar o procedimento, preferencialmente pela internet?

Verdade. Se o órgão não conseguir capturar informações que possam servir como prova de vida, ele entrará em contato com o beneficiário pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou até mesmo pelo banco onde o pagamento do benefício é efetuado.

6. Após receber notificação pelo Meu INSS ou pela Central 135, o beneficiário terá 60 dias para fazer a comprovação?

Verdade. Depois de receber o aviso, o titular do benefício poderá fazer a comprovação pela internet ou presencialmente (banco) em até dois meses.

7. Na ausência da comprovação automática e da prova de vida pelo Meu INSS ou banco, o INSS enviará um servidor até a casa de cada beneficiário do país?

Verdade. Na prática, funcionará da seguinte forma: o INSS tentará realizar a prova de vida automaticamente.

Se não houver informações suficientes, ele enviará um aviso ao beneficiário, que deve recorrer às outras alternativas para a comprovação dentro de 60 dias.

Contudo, em caso de não realização da prova de vida nesse período, o INSS fica responsável pelo encaminhamento de um servidor até a casa do beneficiário. Por esse motivo, é de extrema importância que o endereço cadastrado junto ao órgão esteja atualizado.

8. A data da prova de vida mudou e não é mais a de aniversário do titular do benefício?

Informação incorreta. A prova de vida automatizada usa a data de aniversário do titular como referência, mas pode ser concluída em até 10 meses.

9. A contratação de empréstimo consignado servirá de comprovação de vida no INSS?

Verdade. A contratação de empréstimo consignado depende da liberação do INSS e é um indicativo de que a pessoa titular está viva.

10. O INSS manda mensagem pelo WhatsApp solicitando dados pessoais para a prova de vida 2023?

Essa informação não procede. O INSS só entra em contato com o segurado pelos canais oficiais, isto é, Meu INSS, telefone 135 e o número 280-41 (para o envio de mensagens do tipo SMS).

Vale destacar que o órgão jamais pede fotos de documentos, dados bancários e NÃO envia links.

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