Como avaliar a necessidade de um empréstimo?

O empréstimo tem sido uma das opções mais buscadas atualmente. Esse fato pode ser explicado pelas constantes dificuldades financeiras originadas, principalmente, pela instabilidade econômica e os altos índices de inflação. Mas como realmente avaliar a necessidade de um empréstimo?

Para ter controle sob as suas finanças, no entanto, é fundamental saber identificar essa necessidade e, especialmente, o valor que será emprestado, para evitar novas dívidas.

Então, saiba porque deve ser feita uma análise antes de fechar qualquer negócio. Confira!

Porque avaliar a necessidade de um empréstimo antes de fechar qualquer negócio?

Um empréstimo é sim uma alternativa financeira inteligente. O cuidado está em utilizá-lo somente quando necessário, como orienta o educador financeiro Paulo Mendonça:

Muitas vezes o empréstimo pode ajudar a resolver determinada situação. Mas é preciso ficar atento para não recorrer a esse recurso sem qualquer critério

Entenda porque o educador, assim como muitos outros profissionais financeiros fazem essa recomendação:

Um empréstimo é uma dívida de longo prazo

Um empréstimo, geralmente, é uma dívida de longo prazo. Até mesmo quem compra no cartão de crédito está assumindo uma dívida que, se não for paga dentro do prazo, pode ser tornar maior.

Assim, antes de assumir uma nova dívida, é importante fazer uma análise da sua capacidade financeira. Financiamentos e empréstimos, de modo geral, têm prazos maiores para pagamento.

Se por um lado pagar parcelas menores pode ajudar no orçamento, ter parcelas por mais tempo exigirá planejamento financeiro.

Portanto, é fundamental fazer um levantamento de toda a sua renda, considerando os valores que serão comprometidos durante o empréstimo.

Um empréstimo compromete a renda mensal

Se você tem uma parcela de um empréstimo, seu rendimento será menor ao fim do mês. No caso do empréstimo consignado, as parcelas já são debitadas antes de cair o salário, aposentadoria ou pensão. 

Leia também: O que é Empréstimo Consignado?

O pagamento das parcelas de um empréstimo somado a outros tipos de despesas mensais como o financiamento de um automóvel, aluguel ou os cartões de crédito pode desequilibrar o orçamento pessoal ou familiar.

Assumir uma nova dívida, nestes momentos, pode representar uma dificuldade maior na hora de pagar as contas. Por isso, é imprescindível analisar a real necessidade de um empréstimo, fugindo assim do efeito “bola de neve”.

Contudo, caso não seja possível fugir do empréstimo, o mais indicado é procurar por opções que tenham menores taxas de juros. 

Um empréstimo sem necessidade pode inviabilizar novos empréstimos

E para saber disso, não é preciso nem fazer conta. Se você faz um empréstimo sem necessidade, pode acabar ficando sem crédito quando for realmente necessário. Ou pior, entrar em um endividamento, simplesmente porque não se organizou antes.

Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos e Trabalhadores CLT, por exemplo, que são elegíveis ao empréstimo consignado também tem um limite mensal a ser desconto do contracheque todo mês. Esse limite é conhecido como margem consignável.

Isso quer dizer que, de tudo o que recebem já tirando os descontos, só podem comprometer 35% do seu rendimento com esse tipo de despesa, conforme determinado pela Lei nº 10.820 de 2003.

Desse percentual, 30% estão reservados para o uso exclusivo de contratos relacionados ao empréstimo consignado e os outros 5% devem ser gastos apenas com o cartão de crédito consignado.

Portanto, dependendo do valor solicitado, o Beneficiário INSS, Servidor ou Trabalhador não terá margem consignável disponível para contratar novos empréstimos.

Mas ainda resta uma dúvida: quando saber se um empréstimo é mesmo necessário? Como saber quanto pedir emprestado? Continue sua leitura e aproveite para ter essas e outras dúvidas respondidas.

Em que situações um empréstimo é mais indicado?

Embora o empréstimo seja visto com maus olhos por grande parte da população, quando feito de forma inteligente pode ser um excelente aliado financeiro. Seja para sair do vermelho ou mesmo para obter o dinheiro extra necessário para a compra de um imóvel, por exemplo, um empréstimo ou financiamento podem sim ajudar. 

Basta pensar rapidamente se você conseguiria o valor de outra forma. Se a resposta for sim, então: você não tem a necessidade de um empréstimo. Agora, se a resposta for não, então vale a pena procurar pelo melhor tipo de empréstimo para o seu caso (lembre-se de avaliar sua capacidade financeira também).

Confira, a seguir, algumas das situações onde essa alternativa pode ser um benefício para você.

Casos emergenciais

Emergências são emergências e nem sempre você está preparado para elas (quase nunca está!). Exceto se você tiver uma reserva financeira, terá que buscar grana extra para resolver a questão.

Um imprevisto pode ser algo mais pontual ou exigir mais investimento. Neste caso, cabe avaliar a necessidade de um empréstimo, para solucionar a emergência em menor tempo, quando possível.

Ao recorrer as modalidades de empréstimo, se atente para verificar se não está pagando mais para ter dinheiro mais rápido. Existem formas de obter dinheiro de forma rápida, barata e segura. E se você está procurando um empréstimo consignado, podemos te ajudar.

Com o simulador de empréstimo consignado, você descobrirá em poucos cliques o valor disponível. Com isso, já pode poupar tempo, tendo uma ideia do limite de crédito disponível (ou necessário) e o valor estimado das parcelas. Isso é ótimo, não é mesmo?

Quitação de dívidas mais altas

Entrou no vermelho ou quer se ver livre daquelas dívidas com taxas de juros mais altas?  Saiba que o empréstimo é uma estratégia muito utilizada por quem deseja “ficar no azul” novamente.

Em linhas gerais, é comum que o acúmulo de pequenas despesas se transformam em uma dívida maior, levando ao endividamento ou inadimplência.

Os principais vilões são o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito que, atualmente, tem taxas de juros que podem chegar a mais de 300% ao ano.

Ao avaliar a necessidade de um empréstimo, neste caso, procure por tipos de crédito mais baratos. Na prática, o ideal é que você consiga trocar as dívidas mais caras por uma mais barata.

Além de facilitar o seu controle e retomar o “fôlego financeiro”, ao centralizar as dívidas você pode ainda colocar as contas e seu orçamento em dia.

Realização de algum objetivo pessoal

Começar um negócio, investir em educação ou até mesmo reformar o imóvel está na lista de desejos de muitas pessoas.

Contudo, diante da crise financeira, a dificuldade em dispor de um montante para aplicar nesses objetivos, acaba deixando os sonhos cada vez mais distantes.

Mas vale lembrar que o empréstimo consignado, assim como algumas outras linhas podem facilitar esses objetivos.

Cabe pesquisar o melhor tipo de empréstimo para o seu caso. Mas não se preocupe, confira uma rápida explicação sobre as principais linhas de crédito pessoal e quando recorrer a cada uma delas:

 

 

Certamente existe mais de uma modalidade para atender a cada tipo de necessidade. Cabe a você avaliar, primeiro a necessidade de um empréstimo e depois, a melhor modalidade.

Esse simples exercício pode evitar que você faça uma nova dívida. Por outro lado, esses recursos estão disponíveis para ajudar no que for preciso.  Então, caso tenha feito a opção pelo empréstimo consignado e esteja dentro de uma das categorias elegíveis, saiba que o empréstimo pode ser realizado online. 

Como fazer um Empréstimo Consignado online?

Você tem a necessidade de um empréstimo. A bxblue tem os melhores bancos, com as melhores ofertas pra você. Entenda como podemos te ajudar:

 

 

Faça agora mesmo a sua simulação de empréstimo ou cartão consignado. Sem sair do conforto da sua casa. Ou de onde estiver.

Através da nossa plataforma você pode comparar a proposta dos bancos e escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento. Taxas de juros mais baratas, prazos maiores para pagamento, liberação de crédito sem consulta do SPC ou Serasa. Essa são apenas algumas das vantagens do empréstimo consignado.

As contas apertaram? Faltou dinheiro para realizar aquele sonho? Surgiu uma urgência? Então, não perca mais tempo. Garanta já o seu empréstimo online e não pague nenhum centavo a mais por isso.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Cartão de Crédito Consignado sem anuidade: descubra seu limite agora! Reforma da Previdência: idade mínima para a aposentadoria é definida
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de