Saiba quem pode e como fazer a prova de vida INSS 2022 à distância

Fazer a prova de vida INSS à distância ficou muito mais fácil com as recentes mudanças no procedimento. Veja todas as formas disponíveis.

A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um procedimento realizado anualmente que tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos pela Previdência Social. Por isso, as novidades que envolvam fazer a prova de vida são de extrema importância.

Embora todos os mais de 36 milhões de aposentados e pensionistas do país tenham que cumprir a exigência, por questão de saúde ou idade avançada pode ser difícil comparecer pessoalmente para fazer a prova de vida. Além disso, desde o cenário da pandemia da covid-19, o INSS passou a investir em novas formas de fazer a prova de vida.

Neste contexto, recentemente o governo federal anunciou a reformulação total do procedimento da comprovação. Agora, fazer a prova de vida passa a ser uma responsabilidade do órgão previdenciário, que deve ativamente buscar formas de atestar que o aposentado ou pensionista está apto a continuar recebendo o pagamento.

Para tanto, os beneficiários poderão se utilizar de uma série de atividades como modo de assegurar sua respectiva prova de vida. Entenda mais o novo formato da prova de vida 2022 abaixo.

Como ficou a prova de vida INSS em 2022?

Conforme as novas regras, os beneficiários do INSS terão movimentações diversas de sua vida civil verificadas para que o INSS faça a comprovação.

Funcionará assim: o INSS cruzará informações para confirmar que o titular do benefício previdenciário, nos dez meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais.

Caso não consiga informações atualizadas e seja preciso fazer a prova de vida de maneira presencial, o INSS deverá oferecer ao beneficiário (independentemente da sua idade) meios para que a prova de vida seja realizada sem a necessidade de deslocamento da própria residência – por exemplo, via biometria.

Como fazer a prova de vida à distância em 2022?

Portaria 1.408/2022, do INSS, especificou alguns dos atos que serão válidos como prova de vida realizada:

  • acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
  • contratação ou renovação de empréstimo consignado por reconhecimento biométrico;
  • atendimento: presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras; de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e no sistema público de saúde (SUS) ou na rede conveniada;
  • vacinação;
  • cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • votação nas eleições
  • atualizações no CADÚNICO, somente quando for efetuada pelo responsável pelo Grupo;
  • emissão ou renovação de: passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade ou outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou o reconhecimento biométrico;
  • recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; e
  • declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente.
Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Desta forma, os aposentados e pensionistas não precisam mais se dirigir à agência bancária, como anteriormente era necessário, para fazer a prova de vida. A realização de quaisquer dos atos listados acima já permitirá ao INSS atestar a comprovação.

Apenas se não for possível a comprovação pelos meios citados é que o órgão irá comunicar que o aposentado ou pensionista deverá realizá-la, preferencialmente, por atendimento eletrônico com uso de biometria ou utilizando-se dos meios já citados.

Qual a importância de fazer a prova de vida do INSS?

Mesmo que, desde fevereiro de 2022, o INSS é que seja o responsável pela comprovação dos aposentados e pensionistas, é importante que os beneficiários fiquem atentos. Caso encontre alguma dificuldade no procedimento, o órgão irá entrar em contato para informar a necessidade de fazer a prova de vida, conforme já explicado.

Isso ocorre porque entre os golpes na Previdência Social mais comuns estão os “beneficiários fantasmas” e de pessoas má intencionadas que recebem o benefício em nome de outra pessoa, indicando uma nova conta bancária.

A prova de vida é, portanto, também uma garantia para o próprio segurado. Dessa forma, receberá a aposentadoria ou pensão quem realmente tem direito. 


Veja vídeos exclusivos sobre os principais temas da vida dos beneficiários do INSS: conheça o canal da BX Blue no YouTube e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado