Saiba quem pode e como fazer a prova de vida INSS 2020 à distância

prova de vida do INSS é uma obrigação que deve ser cumprida anualmente pelos segurados. O processo é realizado no banco ou rede de agências bancárias em que o beneficiário recebe o pagamento.

Embora os Aposentados e Pensionistas tenham que cumprir essa exigência, sem exceção, por questão de saúde ou idade avançada alguns não podem comparecer pessoalmente às agências para fazer a prova de vida.

Nestes casos, o INSS disponibiliza atendimento prioritário e especializado, disponibilizando e deslocando um Servidor para a residência ou local indicado. Mas para isso, é claro, é preciso comprovar a real necessidade.

Saiba agora como fazer a prova de vida à distância, dentro do prazo e sem ter que ir ao banco.

Como fazer a prova de vida INSS à distância?

Os segurados ou seus representantes devem solicitar a prova de vida no INSS. O requerimento pode ser preenchido online gratuitamente, no site ou via aplicativo Meu INSS. Como os serviços do INSS foram digitalizados tudo pode ser resolvido pela internet.

Solicitar provar de vida – Dificuldade de Locomoção

Quem pode solicitar: Aposentados ou Pensionistas que, por questão de saúde ou outra situação comprovada têm dificuldade de locomoção. Enquadram-se nestes casos os debilitados por questão de saúde, pessoas com locomoção reduzida e acamados.

O que é necessário apresentar: é obrigatório apresentar documento que comprove a dificuldade de locomoção.

Como solicitar a prova de vida: preenchendo o requerimento no Meu INSS.

Solicitar prova de vida – Maior de 80 anos

Quem pode solicitar: Aposentados ou Pensionistas com idade superior a 80 anos.

O que é necessário apresentar: é obrigatório apresentar documento que comprove a idade atual.

Como solicitar a prova de vida: preenchendo o requerimento no Meu INSS.

Confira agora o passo a passo detalhado.

Passo a passo para solicitar a prova de vida pelo Meu INSS

Veja em detalhes, como fazer o pedido online.

1 – Logar no Meu INSS

Para fazer a solicitação, é necessário fazer o login no Meu INSS. O acesso é realizado pela opção “entrar” no menu superior ou “fazer login”, na tela principal.

Como o login do Meu INSS mudou, é usuário precisa ter a Conta de acesso única do Governo, que é um login unificado para acesso a todos os serviços digitais do Governo Federal.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

Se ainda não tiver acesso, o beneficiário deverá providenciar. O cadastro também pode ser realizado online e sua liberação é instantânea.

2 – Acessar a opção Agendamentos/Requerimentos

O segundo passo é acessar a opção Agendamentos/Requerimentos. Caso o usuário tenha qualquer requerimento solicitado anteriormente, estes constarão listados na primeira tela e podem ser acompanhados. Do contrário, basta clicar em “novo requerimento”.

Como existem diversos serviços disponíveis, para facilitar é possível buscar o serviço desejado, digitando no campo “Pesquisar” e depois clicando na lupa, para a busca.

Como o objetivo é fazer a prova de vida INSS, basta digitar “prova de vida”. Em seguida, aparecerão três opções. Entre elas, “solicitar a prova de vida – dificuldade de locomoção” e “solicitar prova de vida – maior de 80 anos”.

3 – Selecionar a opção “solicitar prova de vida” mais adequada

Depois de visualizar as informações, basta selecionar a opção mais adequada. A primeira opção “realizar prova de vida” só deve ser utilizada em situações excepcionais que não foram resolvidas pelo banco. 

Depois, basta clicar na linha com o serviço desejado e para atendimento à distância.

3.1 – Solicitar provar de vida – Dificuldade de Locomoção

Ao clicar em “solicitar prova de vida – Dificuldade de Locomoção”, uma nova mensagem informativa aparecerá na tela. Depois de ler, para prosseguir basta ir em em “avançar”.

O INSS pode solicitar a atualização das informações cadastrais, antes de dar sequência. Isso serve para garantir que tanto o contato, quanto a visita sejam realizados normalmente.

Se não for necessário, a próxima tela apresentará outras informações úteis sobre o serviço.

Depois de ler, basta clicar em “avançar”. A tela seguinte já apresentará o requerimento com as informações cadastrais previamente preenchidas. Vale, mais uma vez, conferir se todos os dados estão corretos.

O usuário deve selecionar se deseja ou não acompanhar o andamento do processo pelo Meu INSS, Central 135 ou e-mail. É desta forma que o andamento da solicitação deverá ser acompanhado.

Já em dados adicionais, é preciso informar o número do benefício e endereço completo. O endereço não precisa ser necessariamente o residencial. Se o Aposentado ou Pensionista que tiver dificuldade de locomoção se encontrar em outro local, como em um hospital, por exemplo, o endereço a ser citado deve ser este.

Preenchida essa etapa, o documento comprobatório digitalizado deve ser anexado. Ao clicar no “mais” no canto inferior da página, uma nova tela será aberta, com novas instruções sobre o formato de arquivo aceito.

Depois de fazer o upload, basta clicar em “avançar”.

O último passo é a confirmação da solicitação. Todas as solicitações de prova de vida à distância são agendadas, portanto, é imprescindível acompanhar a atualização do requerimento, pelo meio escolhido anteriormente.

O comprovante da solicitação deve ser impresso, para apresentar ao servidor do INSS no dia em que a visita da prova de vir for realizada.

2.2 – Solicitar provar de vida – Maior de 80 anos

Ao clicar em “solicitar prova de vida – Maior de 80 anos”, os passos são similares. Vale lembrar que o serviço só está disponível para quem tem acima de 80 anos.

Se o pedido for solicitado por alguém com idade inferior o INSS trará na tela uma mensagem de idade incompatível. Além disso, também apresentará a data a partir de quando o serviço será permitido (considerando a data de nascimento registrada no sistema).

O solicitante deverá informar e confirmar os dados cadastrais e endereço da residência ou local onde o Servidor do INSS deverá comparecer. O pedido também exigirá um documento comprobatório, que neste caso, pode ser o documento de identidade ou outro que apresente a data de nascimento.

Da mesma forma, após concluída a solicitação o usuário deve salvar e imprimir o comprovante que deverá ser entregue no dia da visita.

Por que é muito importante fazer a prova de vida do INSS?

Como o próprio nome sugere, o objetivo é provar a existência do beneficiário. Isso se faz necessário todos os anos uma vez que o número de fraudes contra a Previdência Social têm crescido. Entre os golpes mais comuns estão os “beneficiários fantasmas” e o caso daquelas pessoas que recebem o benefício em nome de outra pessoa, ao indicar uma nova conta bancária.

A prova de vida é, portanto, também uma garantia para o próprio segurado. Dessa forma, receberá a aposentadoria ou pensão quem realmente tem direito. Quem não fizer a prova de vida (respeitando os prazos) pode ter o benefício suspenso ou cessado.

Para não correr esse risco, Aposentados e Pensionistas precisam ficar de olho no calendário da prova de vida 2020, além é claro de preencher o requerimento junto ao INSS, se não puder comparecer pessoalmente no banco.

Continue acompanhando as publicações da bxblue, para ficar bem informado sobre as notícias da prova de vida INSS 2020.

  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de