Segurados com processo em andamento, vão receber notificações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para regularizar pendências e cumprir as exigências.
Os processos incompletos são um dos principais motivos para a demora na concessão dos benefícios e revisões. Então, se você tem algum pedido aguardando avaliação, vale a pena se atentar para esses avisos. Confira!
Quem receberá as notificações do INSS?
Desde ontem (15), todos os segurados que têm pendência no requerimento aberto junto a Previdência Social, devem receber notificações do INSS.
Algumas solicitações feitas pelos cidadãos necessitam de documentos específicos ou de comprovações adicionais – que são entendidos como pré-requisitos das avaliações.
Logo, para que os processos possam avançar, é preciso cumprir com as exigências do INSS.
Cada caso pode ter necessidades específicas – especialmente quando se trata de pedidos de aposentadorias especiais ou por doenças. O laudo médico é um dos exemplos, mas as solicitações podem variar em determinadas situações.
Leia também: O que é e como fazer o cumprimento de exigências do INSS?
As exigências são parte obrigatória da análise documental dos processos internos. O não cumprimento pode, não só atrasar a avaliação, como indeferir os pedidos.
Por isso, além de abrir os processos, é importante fazer o acompanhamento – que hoje é facilitado por ser feito online.
Como os segurados serão notificados?
Para tentar minimizar o volume dos processos em atraso o INSS reforçará sua comunicação e terá presença mais ativa, convocando os segurados. Sendo assim, os novos comunicados vão ocorrer de três formas:
- Push notification do Meu INSS;
- Ligação da Central 135;
- Envio de SMS.
Veja em detalhes a abordagem de cada canal:
1 – Via aplicativo Meu INSS (push notification)
Para ser notificado, o cidadão precisa ter o aplicativo Meu INSS instalado no seu celular. A recomendação é instalar a última versão, disponível para Android e iOS nas lojas de aplicativos.
O download é gratuito e o acesso a plataforma é feito mediante inclusão do CPF e senha – que são informações pessoais sigilosas.
Veja abaixo o modelo da mensagem ou da chamada notificação push, no celular:



A notificação do INSS, nada mais é do que um lembrete ou aviso que alerta sobre o que ainda falta para que o processo seja analisado.
O objetivo é ajudar os solicitantes a identificar qualquer requisito não cumprido com as informações ou documentos encaminhados anteriormente.
IMPORTANTE: por questão se segurança, o usuário não deve instalar ou clicar em qualquer link recebido por outro aplicativo ou canal não oficial.
2 – Via ligação
Outro meio que será utilizado pelos Servidores para as notificações do INSS são as ligações pela Central 135 – que é a unidade de atendimento telefônica da Previdência.
Quem receber a ligação, será informado sobre a pendência no requerimento e poderá fazer o envio do que for necessário pelo site ou aplicativo Meu INSS.
A expectativa é a de que pelo menos 325 mil segurados sejam contatados, nessa primeira fase.
IMPORTANTE: ao receber qualquer ligação de pessoas se identificando como algum atendente do INSS, procure se certificar primeiro do que se trata. Outra dica é pedir para que o atendente confirme suas informações, antes de passar qualquer dado pessoal.
Vale lembrar também que nenhum Servidor ou atendente solicitará senhas do sistema ou senhas bancárias. Em caso de dúvida, o cidadão deve procurar outros canais do INSS.
3 – Via SMS
Outra possibilidade é o contato via SMS, que são mensagens automáticas de texto enviadas para o número de celular cadastrado.
O INSS deverá, da mesma forma, disponibilizar instruções com o passo a passo, de como proceder para encaminhar a documentação faltante e regularizar a situação.
Dentro de alguns dias, cerca de 300 mil segurados já identificados devem receber as notificações.
IMPORTANTE: mesmo sendo uma mensagem encaminhada pelo celular, caso não tenha nenhum requerimento no INSS, ou desconheça seu teor, o usuário não deve tomar nenhuma ação.
Notificações do INSS também podem ser recebidas por e-mail
Ao registrar o requerimento no Meu INSS, pelo processo online, o cidadão também pode escolher receber notificações para o acompanhamento, via telefone ou e-mail.
Uma das etapas iniciais dos Requerimentos/Solicitações, é justamente a confirmação dos contatos. Por isso, os dados de contato devem ser sempre conferidos ou atualizados.
IMPORTANTE: toda comunicação do INSS terá a identificação do número do processo aberto, que é um importante autenticador da veracidade do e-mail. O usuário também receberá instruções e dicas de como proceder.



Confira diversos produtos consignados.
Exigências devem ser encaminhadas pelo Meu INSS
Os avisos ou notificações servem para comunicar alguma pendência e devem ajudar o usuário. Entretanto, todas as ações devem ser realizadas pelo site do Meu INSS ou aplicativo oficiais.
Com as agências fechadas até agosto, o Meu INSS continua sendo a melhor opção para agilizar os processos.
Por meio desse recurso quem ainda vai se aposentar, ou quem já é Aposentado ou Pensionista, pode fazer solicitações, consultar e emitir extratos e acessar diversos recursos gratuitos, a qualquer momento.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas na BX Blue, uma empresa PicPay, clicando aqui.