13 dúvidas respondidas sobre o novo acesso do Meu INSS em 2019

O acesso do Meu INSS mudou. Agora, os usuários só conseguem entrar nas opções de serviços autenticados disponíveis no site, a partir de um novo login e senha. 

Como existem ainda muitas dúvidas em relação a esse assunto, a bxblue selecionou as 13 principais dúvidas sobre o novo acesso do Meu INSS em 2019 recebidas dos nossos leitores e respondeu uma a uma. 

Então, se você ainda não sabe o que fazer para ter acesso ou voltar a acessar o site ou aplicativo, confira essas perguntas e respostas.

13 principais dúvidas sobre o novo acesso do Meu INSS

O login do INSS mudou recentemente. Veja todas as dicas para acessar informações sobre o benefício, histórico de crédito, extrato de empréstimo consignado, margem consignável e muitos outros serviços gratuitos.

Com a digitalização dos serviços do Governo, agora ficou muito mais fácil ter acesso a essas informações, quando você quiser pelo Meu INSS!

1 – O acesso do Meu INSS mudou?

R: Sim. Agora, o acesso do Meu INSS (meu.inss.gov.br) será realizado a partir de novo cadastro e senha inicial. Dessa forma, os logins antigos não serão mais válidos. O usuário saberá quando tentar acessar o site ou aplicativo, já que o cadastro é o mesmo para as duas plataformas.

2 – Não consigo mais acessar o Meu INSS, o que devo fazer?

R: Confira se você já tem o novo acesso do Meu INSS. Caso ainda não tenha, será necessário providênciá-lo. Mas não é preciso se preocupar, porque o novo login do Meu INSS pode ser atualizado online pelo próprio site ou aplicativo. 

3 – Quem não precisa fazer o novo cadastro?

R: O novo acesso do Meu INSS é realizado pelo Portal de Serviços do Governo Gov.br. O portal substitui os antigos Brasil Cidadão e cidadão.br. Quem já tinha cadastro em algum desses portais, irá fazer o login com as mesmas informações (CPF e senha), não sendo necessário, portanto, fazer o novo login.

4 – Quem deve fazer o novo cadastro?

R: Todos aqueles que não tinham conta em nenhum dos portais citados (Brasil Cidadão ou cidadão.br), quem já tinha acesso ao Meu INSS com os dados antigos e quem ainda não tinha, mas precisa criar seu login.

5 – Como criar o novo login do Meu INSS?

R: A nova conta do Meu INSS será criada pelo Gov.Br. Ao tentar acessar qualquer serviço que exija autenticação o usuário deverá logar e já verá o comunicado sobre o novo login.

Leia tambémO cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!

6 – O que é necessário para fazer o novo acesso do Meu INSS?

R: Para criar o novo login é necessário ter alguns documentos em mãos. O usuário deverá responder algumas perguntas pessoais e confirmar outras como por exemplo, o nome das instituições que trabalhou (caso este tenha sido o caso). 

Além das informações históricas, o sistema também cruza informações com outras bases de dados do Governo. Assim, muitas informações já estarão disponíveis, apenas para confirmação. Para isso, a recomendação é ter em mãos a carteira de trabalho e guias de contribuição, para o caso de contribuição individual.

7 – Tentei me cadastrar mas apareceu e mensagem “o usuário não pode ser cadastrado pois já possui uma conta de acesso no INSS”. O que quer dizer?

R: Nestes casos, provavelmente o usuário pesquisado já tem o login inicial no Meu INSS. Duas formas de conferir essa informação é tentando acessar com a senha ou solicitar para recuperá-la.  

8 – O novo cadastro do Meu INSS é válido para o aplicativo?

R. Sim. O login do site e do aplicativo são os mesmos. O usuário deve logar informando o CPF e a senha cadastrada.

9 – Existe um senha inicial e uma senha definitiva?

R: Não. A senha criada será a utilizada para acesso ao site ou aplicativo. Assim, a senha inicial será também a senha definitiva.

10 – A nova senha pode ser a mesma que eu já usava?

R: Por questão de segurança, é recomendado criar uma nova senha, mesmo para quem já tinha o login anterior nos antigos portais.

Essa senha é pessoal e intransferível e deve ser guardada ou salva em um local seguro. 

11 – O novo login do Meu INSS é liberado na hora?

R: Sim. Assim que o usuário criar seu novo login e senha já poderá acessar o site ou aplicativo normalmente. A ativação da conta, portanto, é instantânea. 

12 – Como faço para recuperar a senha do novo acesso ao Meu INSS?

R: Caso tenha esquecido a senha é possível recuperá-la no próprio site do Gov.Br. Ao inserir o CPF, basta clicar na opção “esqueci minha senha” em seguida e seguir as instruções que vão aparecer na tela.

A recuperação de senha do Meu INSS será encaminhada para um dos meios de contato informados no cadastro. Portanto, é necessário ter acesso ao e-mail ou telefone do contribuinte.

13 – O login do Meu INSS é válido para outros serviços digitais do Governo?

R: Sim. O objetivo é ter um login único para que o usuário consiga acessar diversos serviços digitais do Governo.

Pronto! Agora você já sabe como acessar o Meu INSS. Teve alguma dúvida que ainda não foi respondida aqui? Envie para a gente!

 

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