Após novas regras, reclamações do Empréstimo Consignado diminuem

Reclamações do Empréstimo Consignado registram queda, após novas regras. De abril a julho deste ano, houve uma redução de 24,5% no número de queixas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo Renata Reis, coordenadora de atendimento do Procon-SP, as reclamações do empréstimo consignado chegaram a 16 queixas por hora. Esse número já foi bem maior, considerando que as regras anteriores eram mais flexíveis e não havia tanto controle. O objetivo é diminuir esse número que ainda é bem expressivo.

Para isso, entenda agora quais são os esforços do Governo, INSS, bancos e financeiras para reduzir ainda mais o número de queixas e insatisfação dos clientes, em relação ao empréstimo consignado.

Consumidores decidem quando contratar o Empréstimo Consignado

Com as novas regras do empréstimo consignado estabelecidas pelo INSS, Aposentados e Pensionistas tem mais liberdade e poder de decisão sobre o momento de fazer o seu empréstimo consignado – e caso realmente vejam necessidade. Apesar de ter entrado em vigor recentemente, a novidade tem beneficiado o público desta modalidade.

Vítimas comuns do exagerado assédio as financeiras e dos bancos, os beneficiários INSS eram alvo comum de ligações indesejadas com ofertas de crédito, sem qualquer critério. Muitos inclusive eram contatados antes mesmo de saberem que haviam tido o benefício aprovado.

Agora, os bancos e financeiras só podem entrar em contato com os segurados para esse tipo de oferta, após 180 dias da concessão do benefício.

Outra importante mudança é que os novos benefícios são bloqueados para empréstimo. Assim, se e quando desejar, o beneficiário pode solicitar o desbloqueio para fazer um empréstimo com desconto em folha, a partir de 90 dias da emissão do benefício.

Controle mais rigoroso

Tanto os órgãos de defesa do consumidor quanto a própria Previdência Social estão mais rigorosos na fiscalização e no acompanhamento das reclamações do empréstimo consignado. A intenção é multar as empresas que descumprirem ou desrespeitarem as novas regras da Normativa nº 100 do INSS.

Em recente notícia publicada, o INSS também divulgou o lançamento de um canal exclusivo para registro das manifestações.

Leia tambémINSS lançará o Não me Perturbe dos bancos para evitar ofertas de Crédito

Com o controle mais rigoroso, quem ganha são os consumidores. Quanto mais seguro e transparente for o mercado, mais conscientes os consumidores estarão de suas escolhas.

Veja quais são as principais reclamações registradas no período.

Principais reclamações do Empréstimo Consignado

Separamos abaixo algumas das principais queixas registradas e dicas em caso de dúvidas, para lidar em cada situação.

Assédio na oferta de crédito

Pelas novas regras, o consignado só pode ser oferecido aos novos segurados após 6 meses. Se ainda assim, o beneficiário se sentir lesado ou importunado, pode solicitar o seu descadastramento dos e-mails ou ligações. Se o contato insistir, a recomendação é procurar pelos órgãos competentes, para registrar sua reclamação.

Cuidados necessários: vale o lembrete de que, caso tenham feito alguma simulação em algum site, neste período, devem se atentar para os termos de uso e privacidade das plataformas. Para contratar o crédito, o beneficiário deve solicitar o desbloqueio junto ao INSS. Somente depois desta liberação um novo contrato poderá ser aprovado.

Refinanciamento do Empréstimo Consignado

O refinanciamento do empréstimo consignado leva a dívida atual ao seu prazo original. Ou seja, o contrato é novamente financiado, reduzindo assim o valor das parcelas. Assim, um contrato com prazo original de 72 meses, no caso dos beneficiários INSS, pode voltar a ser refinanciado em 72 vezes.

Os bancos têm algumas regras para isso, mas em geral, para fazer o refinanciamento, é preciso ter pago em média de 30 a 35% do contrato atual. Dessa forma, o valor que será refinanciado será apenas o saldo devedor.

Cuidados necessários: ao solicitar uma proposta de refinanciamento confirme se o que está sendo refinanciado é apenas o saldo devedor. Do contrário, existe a possibilidade de pegar um troco na negociação, mas a dívida voltará ao prazo e valor originais não sendo possível, portanto, abater o valor das parcelas.

Cartão de Crédito Consignado

O cartão de crédito consignado é uma opção para quem já utilizou a margem de 30% para empréstimos, mas ainda assim necessita de crédito adicional. A margem de 5% só pode ser utilizada para a quitação da fatura mensal. O limite global de crédito pode ser utilizado para compras parceladas ou saque em dinheiro.

A fatura mensal é paga automaticamente com o desconto em folha e os gastos adicionais (acima da margem consignável de 5%) devem ser pagos a parte. Se não forem quitados, entram no crédito rotativo, que apesar de taxas de juros menores, também aumentam a dívida.

A dica para não endividar é manter os gastos dentro do limite da margem consignável, fazendo uso do crédito de forma consciente.

Cuidados necessários: a oferta do cartão de crédito consignado não pode estar atrelada a contratação de nenhum outro serviço bancário. Outro detalhe importante é sempre consultar no extrato do benefício ou contracheque qualquer desconto indevido. A reserva de margem consignável ou emissão de cartão sem autorização do titular é crime e deve ser denunciado.

Descontos indevidos

Todo contrato do empréstimo consignado para Aposentados e Pensionistas deve ser averbado pelo INSS. Isso quer dizer que, além do banco e do próprio titular, o órgão precisa autorizar o desconto em folha.

O consignado é um desconto facultativo, ou seja, não obrigatório e uma vez aprovado, reduz o limite da margem consignável disponível (30% para empréstimos e 5% para o cartão consignado), além do valor recebido no fim do mês. Por isso, é muito importante avaliar todos os descontos e conferir se são os mesmos valores aprovados em contrato.

Cuidados necessários: antes de fechar qualquer negócio leia atentamente o contrato de empréstimo. Confirme valores, taxas de juros, Custo Efetivo Total (CET), valor das parcelas. Se estiver em dúvida peça esclarecimento antes de assinar qualquer documento.

Seguindo essas dicas básicas e procurando as empresas de referência no mercado, é possível contratar empréstimo consignado de forma rápida, barata e segura.

(A bxblue é empresa que se preocupa em tornar esse processo ainda mais transparente e seguro. Queremos ajudar a reduzir o número das reclamações do empréstimo consignado, ajudando a esclarecer as dúvidas mais comuns do mercado. Precisa de ajuda? Conte com a gente!)

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

O que é DED e quando utilizar no Empréstimo Consignado? NEWS | Câmara passa a analisar hoje parecer favorável à redução salarial
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de