Qual é o novo limite do Cartão de Crédito Consignado INSS?

Publicado em: 24/08/2020

O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, divulgou recentemente uma mudança em relação ao cartão oferecido exclusivamente aos Aposentados e Pensionistas: o novo limite do cartão de crédito consignado.

Descubra o que mudou e saiba como calcular seu novo limite!

Novo limite do Cartão de Crédito Consignado INSS

Quanto um Aposentado tem de limite no Cartão de Crédito Consignado em 2020?

O novo limite do cartão de crédito consignado ainda considera como base o valor da aposentadoria ou pensão.

Mas com a alteração anunciada na Instrução Normativa nº 107, apesar da base de cálculo ser a mesma, o multiplicador foi ampliado:

Como eraComo será (nova regra)
1,4x1,6x

Assim, o limite é superior ao que podia ser contratado antes.

Quem ganha acima de um salário mínimo, por consequência terá limites maiores. Mas, mesmo quem ganha até um salário pode se beneficiar com a mudança.

Com o reajuste anual do salário mínimo, o valor do benefício e os limites são atualizados também.

Como calcular o limite do Cartão Consignado?

Na prática, a conta é bem fácil de ser feita:

Para cada R$ 1.000,00, podem ser liberados R$ 1.600,00 no limite do cartão de crédito INSS

Com isso, os segurados podem ter mais crédito disponível, sem que seja necessário comprovar nenhuma renda adicional, ou seja, o novo limite do cartão de crédito consignado é pré-aprovado.

Leia também: Quais são os limites do Cartão de Crédito Consignado?

O limite total liberado pode ser usado em compras parceladas ou para saque, se a instituição financeira tiver essa opção.

A única condição – e que é também um pré-requisito, neste caso, é ter margem consignável disponível para solicitar um cartão.

Margem consignável

Parte do valor que é recebido do INSS mensalmente, pode ser utilizado para a quitação automática do empréstimo consignado ou do cartão consignado.

Para evitar o endividamento, há um limite fixado por lei. A margem consignável é o que limita o valor máximo dos descontos na folha de pagamento.

Hoje, é dividida da seguinte forma:

  • Margem consignável para empréstimo: 30%;
  • Margem consignável para cartão: 5%.

Portanto, ao todo, é possível reservar até 35% da aposentadoria ou pensão para o pagamento destas dívidas.

Uma das vantagens é que os juros cobrados são bem menores, quando comparados com outras modalidades similares.

Para o empréstimo consignado a taxa de juros nominal é de 1,80% ao mês. Já para o cartão é de 2,70% ao mês. As reduções nas taxas de juros do Consignado INSS também são regras novas.

Os tetos das taxa sempre foram menores, mas a partir das medidas de enfrentamento contra a crise financeira depois da pandemia instaurada pelo novo Coronavírus, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu reduzir ainda mais. O objetivo foi o de facilitar o acesso a essa opção evitando assim as alternativas mais caras e que podem, facilmente, levar a inadimplência.

Para quem vale o novo limite do Cartão de Crédito Consignado?

O novo limite do cartão de crédito consignado só vale para os beneficiários do INSS. Portanto, não se aplica aos Servidores Públicos e Trabalhadores do Setor Privado – categorias também atendidas por esta modalidade de crédito.

É importante lembrar que só é possível ter um cartão consignado por CPF e atrelado ao benefício previdenciário. O limite se aplica aos novos pedidos. Assim, quem fizer o pedido de um cartão já terá o novo cálculo nas propostas.

Bancos onde contratar Cartão de Crédito INSS com limite maior

Por se tratar de uma regra vigente, todas as instituições financeiras estão operando com o novo indexador, desde a data da publicação no Diário Oficial da União.

A boa notícia é que os melhores bancos já atuam com o cartão consignado para Aposentados e Pensionistas e, além do limite, podem oferecer outras vantagens.

Banco BMG

Com o BMG Card os clientes podem ter um cartão internacional sem anuidade. A liberação é feita sem consulta ao SPC ou Serasa e pode ser contratado online e sem burocracia.

Pode ser solicitado por Aposentados e Pensionistas com benefício consignável, ou seja, autorizado para a operação e que ainda não tenham nenhum cartão ativo.

Banco Bradesco

Com o cartão Bradesco Elo, os beneficiários INSS podem ter diversas facilidades. A contratação exige apenas cópia do CPF e do RG e comprovante de renda e residência.

É isento de anuidade e tem taxas de juros diferenciadas, geralmente, bem abaixo do mercado.

Caixa Econômica Federal

O Cartão Caixa Simples está disponível para os segurados INSS. Pode ter até 95% do limite liberado para saque e é associado ao Clube Elo Mania Caixa, clube de vantagens do banco.

Os titulares não pagam nenhuma anuidade e podem participar de outros programas de benefícios.

Banco Olé

Sendo ou não sendo correntista da instituição, os Aposentados e Pensionistas INSS podem contratar o cartão de crédito consignado no banco Olé.

Seu pedido é bem simples e nada burocrático e pode ser feito online, com a mesma segurança. O crédito pode ser liberado para negativados e o cartão pode ser utilizado tanto no país, quanto no exterior.


Se você é Beneficiário INSS e não quer perder mais nenhuma informação relevante, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp. Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.

Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.