O BB renovação consignação é uma opção para quem já tem um ou mais contratos de empréstimos consignados na instituição e quer pu precisa refinanciá-lo.
Portanto, se quer entender mais sobre todas as facilidades que o Banco do Brasil tem para você, aproveite para conhecer essa alternativa. Descubra como funciona o refinanciamento no BB e quais as vantagens do BB renovação.
Receba novidades e ofertas por e-mail.
Como funciona a renovação de crédito no Banco do Brasil?
Quem já tem um contrato de empréstimo ativo, pode renová-lo ou refinanciá-lo sem muita burocracia. Normalmente, para isso é levado em consideração a modalidade do empréstimo e o número de parcelas já quitadas.
A Autorregulação do Crédito Consignado também ajudou a implementar o Serviço de Registro de Crédito Consignado (SRCC) que regulamenta esse tipo de operação.
- Leia também: Como funciona o refinanciamento no Banco do Brasil?
Um dos maiores benefícios para os contrantes é a possibilidade conseguir dinheiro extra, sem necessariamente fazer um novo empréstimo. Para quem já não tem mais margem consignável livre, essa é uma grande oportunidade.
Além disso, com o refinanciamento os contratos podem ser unificados, ajudando na gestão financeira.



Confira diversos produtos consignados.
O que é o BB renovação consignação?
O BB renovação consignação é exclusivo para os empréstimos que são descontados direto em folha de pagamento. Portanto, atende aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servidores públicos de todas as esferas e trabalhadores de empresas privadas.
As regras e condições vão depender de cada tipo de convênio mas, no geral, são muito mais acessíveis. Confira as principais vantagens desta opção de crédito:
1 – Prazos alongados e taxas de juros menores
Com o BB renovação consignação o contratante tem taxas de juros menores e pode parcelar novamente o seu contrato.
Na prática o que acontece é que o contrato volta ao seu prazo original. Como uma parte da dívida deve ter sido paga, a diferença pode retornar como troco.
Exemplo
- Convênio: servidor público federal (SIAPE);
- Valor do empréstimo: R$ 75.000,00;
- Número de parcelas do contrato: 96 meses (prazo máximo);
- Número de parcelas pagas: 32;
- Novo prazo refinanciamento: 96 meses.
Tanto o montante quanto o prazo podem retornar as referências originais. Com isso, não é necessário fazer um novo empréstimo – uma vez que a dívida atual é renegociada no BB.
Correntistas podem ter ainda condições exclusivas dependendo do tempo e do relacionamento com a instituição.
2 – Carência para pagamento
Com o prolongamento do prazo de pagamento, a nova parcela pode ainda ter uma carência adicional. Isso quer dizer que os contratantes ganham um intervalo maior até o primeiro desconto direto no salário ou benefício previdenciário.
A carência é facultativa e pode encarecer o empréstimo. No entanto, é uma vantagem para quem precisa equilibrar as finanças. Para verificar se a taxa é atrativa ou não vale a pena sempre comparar o Custo Efetivo Total (CET) do refinanciamento.
3 – Débito em folha de pagamento
Quem tem o BB renovação consignação paga todos os meses a(s) parcela(s) automaticamente. Assim não tem preocupação quanto ao pagamento de boletos, vencimento e economiza por não pagar juros adicionais.
Basta lembrar que o consignado tem taxas de juros e parcelas fixas, portanto, sem alteração ao longo do tempo. Bem diferente de outras modalidades que podem levar facilmente a inadimplência pelo acúmulo dos juros.
4 – Mais acessível
Para ter a renovação ou mesmo a liberação de novo crédito, o cliente BB também precisa ter limite de crédito disponível. No caso do empréstimo consignado, a análise está sujeita à confirmação da margem consignável.
- Leia também: Como liberar margem consignável?
O BB renovação consignação, pode ser contratado nos caixas eletrônicos, em correspondentes bancários digitais como a bxblue, pelo celular ou nas agências físicas.
Refinanciar ou fazer um novo empréstimo?
O que é melhor? Refinanciar meu consignado ou fazer um novo empréstimo?
Independente de ser um refinanciamento ou um novo empréstimo, essa decisão deve priorizar a situação financeira atual e futura.
Vale lembrar que todo empréstimo é uma dívida de longo prazo. Assim, é preciso se organizar e planejar os descontos que vão cair na folha de pagamento.
Todo crédito deve ser solicitado somente quando necessário. Outra dica é pesquisar por modalidades e chances de renegociação das dívidas atuais. Dessa forma, nem sempre a recomendação será fazer um novo empréstimo.
O BB renovação consignação pode ser a solução para conseguir o dinheiro extra, pagando bem menos.
Ao optar por uma nova contratação é indicado fazer pesquisas e comparações para descobrir propostas mais vantajosas. Certamente existe uma linha de crédito do Banco do Brasil para cada necessidade. E, se não encontrar você ainda pode procurar por outras instituições.
A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.