digitalização do empréstimo consignado - imagem digital de um cifrão

O que é e como funciona a Digitalização do Empréstimo Consignado?

Simule um empréstimo consignado grátis

O setor financeiro vem se reinventando dia após dia. As inovações vão desde a criação de novas soluções a melhorias de processos como ocorre com a digitalização do empréstimo consignado.

A modalidade que tem se popularizado cada vez mais junto aos Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e aos Servidores Públicos Federais (SIAPE), vem passando por importantes mudanças e tem ganhado destaque.

Veja quais são as vantagens dessas transformações e quais as principais tendências.

O que é a Digitalização do Empréstimo Consignado?

Como o nome sugere a digitalização do empréstimo consignado é a migração de parte ou de todos os processos referentes ao pedido, formalização, liberação e/ou cobrança de um empréstimo com desconto em folha.

Normalmente, a rotina operacional das instituições financeiras ainda é feita de forma manual e offline dependendo, portanto, de assinatura e de contratos e documentos físicos, que depois precisam ser arquivados.

No ambiente digital, desde a assinatura dos contratos, ao envio e conferência de documentos todas essas etapas podem ser feitas e são processadas online, pela internet. Os sistemas utilizados para isso, podem ainda se conectar a outros sistemas ou banco de dados.

Veja o comparativo de algumas fases deste processo e como funcionam no ambiente offline e online:

ProcessoOfflineOnline
Inclusão de propostaPrenchimento e inserção manual nos sistemas financeirosSolicitação iniciada e concluída online
Acompanhamento de propostasAcesso restrito aos agentes e realizado somente via consulta nos sistemasResultado disponível direto ao cliente final, via plataformas ou aplicativos
Envio de documentosImpressos ou digitalizadosDigitalizados ou obtidos via biometria facial
Validação de informações (processo de segurança)Feito manualmente analisando documento por documentoLeitura, processamento e reconhecimento automático
Formalização da contrataçãoAssinatura física dos contratosAssinatura digital dos contratos
Fonte: bxblue

Portanto, com a digitalização do empréstimo consignado a recepção, transmissão e validação de informações passam a ser mais rápidas e seguras.

Confira diversos produtos consignados.

Quais são as vantagens da Digitalização do Empréstimo Consignado?

As inovações beneficiam todas as partes. Basta lembrar que na celebração ou averbação do contrato do empréstimo consignado constam três partes:

Clientes finais (Consignado)

Um dos grandes benefícios, é sem dúvida, a agilidade entre o tempo de envio, resposta e até mesmo do tempo de liberação do crédito.

Isso só é possível porque os processos são digitalizados. Assim, quem antes tinha que imprimir ou tirar cópias dos documentos pessoais ou dos comprovantes financeiros e de endereço para a simulação, agora já pode resolve tudo online.

A segurança também é outro ponto importante. Os processos de antifraude estão ficando cada vez mais inteligentes, o que ajuda a evitar novos golpes.

Instituições financeiras (Consignatário)

Com o início da implementação do Open Banking no Brasil, a tendência é que os serviços financeiros fiquem mais eficientes e baratos.

A partir de um sistema mais descentralizado de informações as conexões entre os clientes finais, correspondentes bancários e instituições financeiras serão mais facilitadas, robustas e seguras.

Em outras palavras isso pode gerar mais economia em termos de custos que estão associados a grandes infraestruturas físicas, processos complexos e contribui para reduzir também a dependência de diverso sistemas. A nova palavra de ordem passa a ser integração.

Outro movimento interessante, incentivado pelos bancos, é o dos agentes intermediários que também têm renovado sua forma de atendimento, passando a operar e atender, muitas vezes, somente online.

Instituições pagadoras (Consignante)

Para as instituições pagadoras, ou seja, as consignantes, a otimização desses fluxos de informações também propicia mais agilidade na aprovação e no repasse dos recursos aos bancos.

Seja com o uso de sistemas de consignação próprios ou com tecnologias integradas, a transmissão de dados passa a ter mais escala e velocidade.

A Dataprev, responsável pela averbação dos contratos dos Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Serpro, que desenvolveu o SIGEPE, tem, inclusive, novos projetos para ampliar a digitalização do empréstimo consignado, tornando essas transações mais simples.

Pedidos de empréstimo consignado online vem aumentando ano a ano

A digitalização do empréstimo consignado é, sem dúvida, uma das grandes responsáveis pelo aumento no número de solicitações da modalidade.

Somente nos primeiros meses da pandemia o volume de empréstimos negociados cresceu cerca de 35%, comparado ao ano anterior. Sem acesso as agências bancárias e diante do isolamento social, essa foi uma das opções que os Aposentados e Pensionistas encontraram para obter crédito, sem precisar sair de casa.

Fora as facilidades em poder fazer tudo pela internet, as condições oferecidas e que são exclusivas destes tipo de crédito são outro atrativo. As taxas de juros mais baratas e o parcelamento em até 96 meses (no caso dos Servidores Federais) chamam bastante atenção.

Por ter juros e parcelas fixos e que descontados automaticamente do salário ou benefício INSS, o consignado tem se popularizado cada vez mais e já é avaliado como uma das alternativas mais acessíveis e vantajosas hoje em dia.


A ajuda financeira que você precisa: simule seu consignado com as melhores taxas clicando aqui.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais

Confira artigos relacionados

Receba novidades e ofertas por e-mail.

Veja ofertas de empréstimo consignado