Quer pagar dívidas com empréstimo consignado? Veja como economizar

bxblue-pagar-dividas-com-consignado1

Publicado em: 11/08/2021

Alta da Selic, maior índice de desemprego, inflação pressionando. Segundo uma pesquisa conduzida pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, o contexto da pandemia do coronavírus afetou as finanças de oito a cada dez brasileiros. E neste cenário, uma parcela da população pode vir a precisar ou querer pagar dívidas com empréstimo consignado.

Na bxblue, a quitação de dívidas foi a motivação de 52% dos clientes entrevistados no momento de contratação do consignado, conforme apontam os dados de 2020 coletados pela empresa. De fato, o consignado pode ser visto como uma alternativa, devido aos juros baixos. Mas mesmo com o dinheiro em mãos é preciso cautela para se chegar ao objetivo desejado e evitar entrar em problemas financeiros ainda maiores.

Saiba como o consignado pode ajudar a pagar as dívidas e veja dicas para utilizar o dinheiro do empréstimo da melhor forma. 

Inscreva-se para receber conteúdos exclusivos sobre finanças
Erro ao enviar, tente novamente.

Cenário econômico dos brasileiros

Ainda de acordo com o levantamento do CNDL, a situação financeira piorou para 45% dos entrevistados. Aumento dos preços e não aumento de salário, redução de renda familiar e desemprego do entrevistado ou alguém próximo foram os motivos mais citados pela piora das finanças dos brasileiros.

Fonte: CNDL|Gráfico: bxblue

Outro estudo feito pelo Serasa identificou que 1,6 milhão de pessoas se tornaram inadimplentes em 2021, o que representa o volume de indivíduos que deixaram de pagar alguma dívida e tiveram o nome cadastrado em serviços de proteção ao crédito.

Dentro dessa situação, a perspectiva da população não é das melhores. Uma pesquisa feita pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) revelou uma queda na confiança dos brasileiros para deixar as contas em dia no mês de julho: 39% disseram acreditar que conseguirão corrigir as pendências dentro de 30 dias. Em abril, a porcentagem estava 4 pontos mais alta.

O estudo da CNI também apontou que 27% contratou algum tipo de empréstimo nos últimos 12 meses.

Quais são as vantagens de pagar as dívidas com consignado?

O principal diferencial do empréstimo consignado em comparação com os demais tipos de crédito, são os juros, considerados os mais baixos do mercado. Não por acaso ele é utilizado para a quitação de dívidas com juros maiores, como cartão de crédito ou cheque especial.

No mercado financeiro, o risco de inadimplência é proporcional à taxa de juros. Dessa forma, quanto maior a chance de impontualidade ou não pagamento de uma dívida, maiores serão os juros.

Só que no consignado, o pagamento das parcelas do empréstimo não é feito pelo tomador propriamente dito: a dívida é paga por meio do desconto em folha do salário ou benefício, isto é, o órgão pagador da pessoa que fez o empréstimo reserva uma parte de seu provento todo mês e direciona ao banco credor, de forma automática, para quitar a dívida.

Isso faz com que a chance de inadimplência reduza significativamente. Na prática, o desconto automático faz com que a dívida do empréstimo consignado não “concorra” no orçamento familiar do tomador com outras despesas: a instituição financeira credora sabe que irá receber o valor da parcela mensalmente.

Mas as taxas de juros mais baixas não são a única vantagem de pagar dívidas com empréstimo consignado. Confira as principais:

  • Maior poder de negociação: embora a quitação do empréstimo seja parcelada, todo o dinheiro emprestado é recebido de uma única vez, o que possibilita ao tomador negociar redução de juros e outras vantagens do pagamento à vista das demais dívidas que possui.
  • Organização das dívidas: ter muitas dívidas pode fazer com que o consumidor se perca no momento de fazer o pagamento. O consignado pode ser uma forma de livrar-se de todas as “pequenas dívidas”, que serão pagas, e concentrá-las em uma só, a do próprio consignado. Nesse caso, não é preciso se preocupar nem mesmo com o pagamento, já que ele é efetuado automaticamente pelo desconto em folha.
  • Maior prazo para pagamento: o empréstimo consignado pode ser quitado em até 96 meses para servidores públicos e em até 84 meses para beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), o equivalente a oito e sete anos, respectivamente. Outro lembrete importante é que o prazo maior para pagamento reduz o valor das parcelas.
  • Agilidade: a liberação do empréstimo consignado costuma ser bem menos burocrática do que outros tipos de crédito pessoal disponíveis no mercado, já que existe a garantia do pagamento. Além disso, empresas como a bxblue realizam todo o procedimento de forma online e, dentro de poucos dias, o dinheiro é depositado na conta do tomador.

Lei do Superendividamento: como ela pode ajudar no combate às dívidas?

A Lei 14.181/2021, também conhecida como Lei do Superendividamento, entrou em vigor no mês de julho e instituiu uma série de medidas para prevenir e tratar a situação de superendividamento

O superendividamento é definido pela legislação como a situação em que o indivíduo se encontra incapaz de sanar as dívidas sem comprometer suas condições básicas de sobrevivência, como moradia e alimentação.

Um dos grandes impactos trazidos pela nova lei aos endividados é a possibilidade de repactuação de várias dívidas, com credores diferentes, de uma única vez, com a intermediação de um terceiro (que pode ser o Poder Judiciário).

Na prática, isso quer dizer que quando uma pessoa tiver contraído muitas dívidas a ponto de não conseguir pagá-las, ela poderá entrar na justiça e solicitar a repactuação, desde que comprove a sua situação financeira.

Feito isso, o juiz responsável pelo fará uma audiência com todos os envolvidos, na qual o superendividado deve apresentar um plano de pagamento de até cinco anos, com informações como valores, datas e o desconto pretendido de cada credor.

E é justamente nessa última etapa que o empréstimo consignado pode se mostrar um grande aliado, caso o consumidor tenha margem disponível e atenda aos requisitos para obter o consignado.

Com ele, o endividado terá o dinheiro em mãos para negociar a quitação das diversas dívidas à vista, o que poderá ampliar a sua margem de descontos. Como mencionado anteriormente, é o caso de trocar várias dívidas por uma só, com juros menores e a possibilidade de sair do cadastro de negativados, que também faz parte do processo de repactuação. 

5 dicas para quitar as dívidas

Destaca-se que é importante usar o consignado de forma consciente na hora de quitar as dívidas para que o empréstimo seja um facilitador e não um impulsionador de problemas financeiros.

Para isso, listamos 5 dicas que podem facilmente ser colocadas em prática. Veja:

Arte: bxblue

E vale lembrar que também é possível obter melhores condições durante a contratação do consignado. Para isso, é preciso pesquisar e comparar os preços e as propostas de diferentes bancos. A bxblue oferece esse serviço gratuitamente no simulador de empréstimo consignado. Faça a simulação em poucos minutos.


Saiba tudo de empréstimo consignado e confira dicas para organizar sua vida financeira no canal da bxblue no YouTube: inscreva-se gratuitamente aqui.