Prova de vida pelo WhatsApp é golpe; veja como evitar

prova de vida pelo whatsapp - celular, whatsapp, inss, golpe, prova de vida

Publicado em: 15/04/2021

Uma nova modalidade de golpe foi identificada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social: o órgão alertou que criminosos têm entrado em contato com aposentados e pensionistas para orientá-los a fazer prova de vida pelo WhatsApp devido à pandemia.

O método é utilizado para roubar informações e documentação pessoais das vítimas. Os estelionatários enviam mensagens pelo aplicativo pedindo que o beneficiário transmita fotos de documentos.

O INSS informou que já recebeu diversas denúncias do crime. Saiba como se proteger.

Como funciona a fraude da prova de vida pelo WhatsApp?

Recentemente foram registrados vários vazamentos de dados pessoais de brasileiros. Com isso, os criminosos já têm em mãos boa parte dos dados que precisam. Tudo que necessitam é um documento com foto da vítima, e é aí que entra o golpe da prova de vida pelo WhatsApp.

Os fraudadores entram em contato com aposentados e pensionistas informando que o procedimento pode ser feito pelo aplicativo de mensagens devido à crise sanitária do coronavírus.

Na conversa, solicitam que a vítima envie uma foto ou cópia digitalizada do documento.

Quais os riscos?

Com a documentação, os criminosos podem realizar todo tipo de malfeitorias, como solicitar cartões de crédito ou abrir contas digitais para receber dinheiro de fraudes ou emitir boletos usados em outros golpes.

O documento e as informações pessoais da vítima podem ser usados ainda para contrair empréstimos não autorizados e outros tipos de transações.

Como evitar o golpe da prova de vida pelo WhatsApp?

Segundo as recomendações do INSS, o beneficiário deve desligar imediatamente se receber ligações suspeitas. Isso porque o órgão não faz contato por telefone para realizar provas de vida.

Aposentados e pensionistas também não devem enviar nenhum tipo de documentação pelo WhatsApp. O INSS utiliza apenas os canais oficiais.

Caso receber algum contato suspeito, procure o INSS pelo site ou pela central telefônica 135.

Como proteger suas contas bancárias?

Para uma proteção extra, o aposentado ou pensionista pode se cadastrar ainda no Registrato, do Banco Central. A ferramenta provê um relatório com toda a movimentação bancária dos usuários, que pode ser checado periodicamente para ver se houve movimentações suspeitas.

Se houver alguma ação estranha, a recomendação é fazer um boletim de ocorrência na polícia.

Como funciona a prova de vida digital do INSS?

O objetivo da prova de vida é manter o banco de dados do INSS atualizado para o correto pagamento dos benefícios a aposentados e pensionistas.

Em razão da pandemia, o governo federal anunciou no fim de fevereiro que 5,3 milhões de beneficiários estão aptos para fazer o procedimento por via digital. É importante destacar, no entanto, que a obrigatoriedade do procedimento está suspensa até maio devido à pandemia.

Como dito acima, o INSS não realiza a prova de vida pelo WhatsApp. Aqueles que puderem realizar o processo por meio de biometria facial (com a câmera do celular) serão informados por meio de SMS, e-mail, pelo portal ou pelo app Meu INSS.

Para não cair em golpes, veja abaixo as mensagens oficiais do INSS:

Por SMS

Agora você pode fazer a sua prova de vida pelo celular, no aplicativo meugov.br. Para mais informações, ligue 135 ou acesse o Meu INSS, pelo app ou site do INSS

Por e-mail

Chegou a hora de fazer a sua prova de vida!
Todos os aposentados e pensionistas do INSS precisam fazer a prova de vida todos os anos. Com isso, o INSS fica sabendo que você está vivo e continua depositando seu benefício normalmente.

Este ano você poderá fazer a prova de vida pelo seu celular. Assim você fica em casa e se protege do coronavírus. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular e baixar os app Meu INSS e Gov.br.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, ligue 135 ou acesse o Meu INSS (aplicativo ou site gov.br/meuinss) e fale com a Helô.

Como surgiu a prova de vida digital?

A prova de vida digital é uma novidade do INSS que ainda está em fase de implantação por meio de um projeto-piloto.

Na etapa mais recente anunciada pelo órgão, em fevereiro deste ano, mais de 5 milhões de beneficiários de todo o país poderão realizar o procedimento sem sair de casa.

A novidade é que o procedimento agora está centralizado no app meu.gov.br, e não no Meu INSS, como era antes. O segundo deve ser usado apenas para acompanhar o resultado após a realização do procedimento.

A mudança visa trazer agilidade e praticidade para o procedimento, especialmente frente à pandemia da covid-19.

Após esta nova etapa e as melhorias necessárias em outras futuras fases, o INSS informou que pretende implantar a prova de vida digital para a maioria dos beneficiários.


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.