O que é e para que serve o aplicativo Meu Gov.Br? Faça o download agora!

Publicado em: 25/08/2020

Ainda pouco conhecido mas muito útil, o aplicativo Meu Gov.Br pode ajudar aos cidadãos a pouparem tempo, tornando mais simples atividades do dia a dia, relacionados aos principais serviços do Governo Federal.

Veja tudo o que você pode fazer a partir do aplicativo!

O que é aplicativo Meu GOV.Br?

O aplicativo Meu Gov.Br é uma tecnologia criado pelo Mistério da Economia para que os serviços públicos digitais sejam mais acessíveis.

Pode ser acessado dependendo da finalidade, por estudantes, trabalhadores de empresas privadas, Aposentados e Pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Servidores Públicos.

Para que serve?

O aplicativo facilita a solicitação ou consulta de serviços digitais do Governo Federal. Entre eles: Meu INSS, CTPS Digital (Carteira Profissional de Trabalho na versão eletrônica), ENEM, eCAC ou MEI.

Como a autenticação do aplicativo Meu Gov.Br ocorre por validação facial é muito mais seguro. Por esse motivo, é comumente utilizado para autenticar outros serviços. Portanto, pode ser usado simultaneamente com outros aplicativos do Governo.

Principais funcionalidades

  • “Carteira”, onde todos os documentos digitais estarão disponíveis;
  • Gerenciamento de dados de acesso aos demais serviços governamentais;
  • Liberação de autorizações;
  • Contador de autorizações que precisam ser respondidas;
  • Notificações.

Como fazer o download do aplicativo Meu GOV.Br

O aplicativo Meu Gov.br está disponível para dois sistemas operacionais e em duas lojas de aplicativos distintas. Veja como baixar o aplicativo, em cada caso:

Download gratuito Google Play

Usuários do sistema operacional Android, podem fazer a instalação gratuita do aplicativo na Loja de Aplicativos Google Play.

Download gratuito App Store

Já aqueles que usam qualquer dispositivo com sistema operacional iOS, devem fazer o download pela App Store.

A última versão disponível é a “Version 1.1.4”, mas a tecnologia passa constantemente por atualizações.

Para garantir as novas funcionalidades, é importante atualizar o aplicativo. O processo ocorre da mesma forma, mas ao contrário de instalar, o usuário deve atualizar o sistema.

Caso mude de aparelho que ainda não tenha o app, será preciso reinstalá-lo.

Quem pode criar a conta gratuita?

Para acessar as opções disponíveis no aplicativo, é preciso autenticar o usuário. Essa autenticação é feita a partir do CPF e de uma senha criada no Gov.Br. Portanto, é preciso criar uma conta no portal Gov.Br antes.

A conta também pode ser criada diretamente pelo aplicativo, se o usuário tiver o Título de Eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O aplicativo Meu Gov.Br faz uma comparação entre a foto tirada e a dos documentos já cadastrados no banco de dados digital do Governo.

Quem ainda não tem conta, pode deve clicar na opção do meu inicial “Criar sua conta”, escolher a melhor opção de cadastro e seguir as instruções que vão aparecer na tela.

O cadastro é bem intuitivo e pode ser feito rapidamente, em alguns minutos. Depois de criado o cadastro, o acesso já é liberado para uso.

Para quem precisar recuperar a conta, basta clicar neste link (ou acessar https://e.gov.br/recuperarconta) e seguir as orientações.

Vale lembrar que o app é integrado ao Login Único do Governo Federal e que a conta no Gov.Br servirá também para outras plataformas. A ideia é justamente unificar o cadastro, sem que usuário tenha que criar logins e senhas para cada site ou aplicativo.

Como utilizar o aplicativo Meu Gov.BR para a prova de vida digital 2020

A nova prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que os Aposentados e Pensionistas precisam fazer, será em formato digital, pela primeira vez. O mesmo vale para os Servidores Públicos Federais (SIAPE).

Os testes tiveram início recentemente e devem atender apenas uma amostra dos beneficiários. Depois de concluída a fase inicial, a tecnologia deverá ser adotada para todos os segurados.

Validação de documento e selfie

Para realizar a nova prova de vida 2020, os Aposentados e Pensionistas precisam utilizar os aplicativo Meu INSS e o aplicativo Meu Gov.Br. No caso dos Servidores, os apps são o SIGEPE e o Meu Gov.Br.

Utilizados nesta ordem, o Meu Gov.Br servirá para a validação documental e para tirar a foto para o reconhecimento via biometria facial.


Para outras informações detalhadas confira:


Depois de fazer os passos iniciais pelo Meu INSS ou pelo SIGEPE, o usuário deve então acessar o Meu Gov. Br. Como o login do Meu INSS é o mesmo, ao prosseguir o aplicativo já estará conectado. Os Servidores precisam digitar as credenciais do login único.

Depois, é preciso clicar em “Autorizações”, “Autorizar” e em “Ok”.

Na sequência, basta inserir a data de emissão da CNH ou o número do Título de Eleitor e depois clicar em “Permitir”.

O passo seguinte já é tirar a selfie, seguindo as instruções da tela.

IMPORTANTE: o passo a passo detalhado do SIGEPE ainda não foi divulgado, mas o processo deve ser similar ao do Meu INSS.

Finalizada essa parte, a prova de vida INSS ou SIAPE 2020 estarão concluídas, com a ajuda deste outro aplicativo do Governo Federal.

Se você ainda não tem o aplicativo Meu Gov.Br, faça o download agora mesmo! Ganhe mais tempo e agilidade. Tenha em mãos as informações e as vias digitais de alguns dos principais documentos pessoais.


Quer receber as últimas notícias, em primeira mão direto no seu Whatsapp? Se inscreva gratuitamente:

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Erro ao enviar, tente novamente.