Como funciona a simulação do Crédito Consignado para Aposentados?

Beneficiários INSS podem adquirir um linha de crédito exclusiva: o empréstimo consignado para Aposentados. Essa é uma das opções mais acessíveis por ser menos burocrática e mais barata, apresentando menor risco de inadimplência.

A simulação do empréstimo consignado pode ser realizada online, em poucos passos, mas exige alguns cuidados para que tudo ocorra como esperado e, principalmente, para evitar golpes.

Veja agora como fazer sua simulação de crédito consignado para Aposentados, de forma segura.

Quem pode contratar o Crédito Consignado para Aposentados?

Aposentados e Pensionistas do INSS assim como Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas podem ter acesso a essa linha de crédito, desde que respeitadas algumas regras.

Aposentados e Pensionistas do INSS

Beneficiários INSS tem taxas de juros e prazos diferenciados. A taxa de juros nominal é de 2,08% ao mês e o parcelamento pode chegar até 72 meses.

As parcelas são fixas e sem tarifas adicionais. Sua quitação ocorre pelo desconto automático no benefício mensal. Assim, quem contrata um empréstimo consignado não precisa se preocupar em pagar boletos. O pagamento é automático e realizado pelo órgão pagador, direto ao banco. 

Leia tambémVantagens do desconto automático das parcelas do Crédito Consignado

Geralmente, a política de crédito das instituições financeiras permitem esse tipo de empréstimo até 80 anos. Quanto maior a idade, menor o valor liberado. No entanto, essa ainda pode ser uma alternativa interessante para quem precisa de dinheiro e não quer pagar mais caro.

Como nem todos os tipos de benefícios são consignáveis, é preciso conferir qual é aceito. As aposentadorias e pensões temporárias não são elegíveis. No entanto, a maioria dos benefícios podem contratar o empréstimo consignado.

Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas

Servidores Públicos Federais, Estaduais e Municipais Aposentados e Pensionistas também são atendidos por essa modalidade. Entre os convênios mais comuns estão: SIAPE e SPPREV.

O consignado para Aposentados e Pensionistas Públicos tem entre as vantagens uma taxa de juros nominal de 2,05% ao mês. O prazo para pagamento é de até 96 meses e as parcelas também são fixas. Ou seja, sem qualquer alteração, do início ao fim do contrato.

A consignação é feita em folha de pagamento. Então, da mesma forma, o Servidor ou Pensionista não pagará nenhum valor adicional.

No caso do cartão de crédito consignado, o que pode ocorrer é que, se os gastos mensais forem superiores ao desconto automático de 5%, o excedente deve ser pago via boleto ou será adicionado à fatura do próximo mês.

Simulação do Crédito Consignado para Aposentados

O que é necessário para fazer a simulação do empréstimo consignado online?

A simulação do empréstimo consignado para Aposentados pode ser realizada, portanto, por Beneficiários INSS e Servidores Públicos que já se aposentaram ou pelos Pensionistas. Para simulação (e contratação efetiva), é essencial:

1 – Ter margem consignável disponível

Quem quer fazer um novo empréstimo precisa ter margem consignável disponível. A margem irá determinar o limite de crédito e o valor que pode ser comprometido mensalmente com as parcelas.

Determinada pela lei 10.820/2003, a margem consignável hoje é 35%, calculada sobre a renda mensal líquida. O valor que pode ser gasto com empréstimos é 30% e para o cartão consignado 5%. Esse medida impede o gasto indevido e ajuda a evitar a inadimplência.

2 – Disponibilizar os documentos para análise de crédito

Todo novo crédito está sujeito à confirmação da margem consignável. Essa comprovação é feita com a análise de extrato de benefício ou contracheque atualizado.

Normalmente, a margem consignável pode sofrer alterações em função de descontos compulsórios. Isso pode ocorrer, por exemplo, em função de algum desconto indevido. Neste caso, a margem pode ficar negativa – o que impede a contratação de novo empréstimo.

Como a margem leva em consideração o salário mínimo, havendo o reajuste anual, o valor da margem aumenta proporcionalmente. Dessa forma, o Aposentado pode ter empréstimos com parcelas maiores. Vale lembrar que, o empréstimo irá comprometer a renda durante o tempo de duração do contrato. Por isso, é indicado apenas em caso de real necessidade.

Além do comprovante de renda, é necessário apresentar também o RG e CPF, além de um comprovante de residência. Os documentos são utilizados tanto na análise, quanto para geração do contrato de empréstimo ou CCB.

Como fazer um Empréstimo Consignado online rápido e seguro?

O primeiro passo a se observar é se a empresa existe. Para isso, vale entrar no site, pesquisar endereço e CNPJ. Saiba que as empresas idôneas que atuam no mercado de consignado para Aposentados, por determinação do Banco Central, precisam ser agentes autorizados pelas instituições financeiras. E, além disso, devem disponibilizar essa informação no site.

Fique atento também para o caso em que são exigidos pagamentos antecipados. Esse pode ser um forte indício de golpe. Nenhum banco, instituição financeira ou correspondente bancário solicita depósitos ou pagamento de taxas antecipadas.

Por lei, todos os valores cobrados em um empréstimo são descritos em contrato. Além da taxa de juros, por exemplo, existem outras taxas, encargos e impostos que são somados a dívida total. Esse valor, conhecido como Custo Efetivo Total (CET), deve detalhar tudo o que será cobrado. 

Vale lembrar que a contrapartida de um empréstimo é o pagamento das parcelas mensais. Assim, qualquer valor cobrado adicionalmente e fora do contrato não deve ser pago.

Leia tambémEmpréstimo Consignado Online é Seguro?

Outra dica muito válida é sobre a oferta de taxas de juros abaixo das praticadas pelo mercado. Em muitos caso, o que é oferecido é outra linha de empréstimo pessoal e não um consignado.

Entre as implicações da contratação desse tipo de crédito está o pagamento de carnês (boletos). Se o boleto não for quitado na data, o titular pode pagar multas e taxas adicionais, tornando a dívida ainda maior e podendo levar ao endividamento facilmente.

Veja como a bxblue, pode ajudar nessa a conseguir as melhores propostas de crédito consignado. 

Empréstimo Consignado para Aposentados na bxblue

A bxblue é um comparador de empréstimo consignado online que facilita a busca pelo melhor empréstimo. Com apenas uma simulação, é possível receber propostas de mais de um banco, em poucos minutos.

Beneficiários INSS e Servidores Aposentados ou Pensionistas podem simular e contratar o crédito pelo computador ou celular. De forma rápida, prática e segura.

Todas as propostas apresentadas já consideram o CET. Portanto, o Aposentado sabe exatamente quanto pagará no fim do mês. Sem valores embutidos, taxas indevidas ou pegadinhas. 

Fazer uma simulação ou contratação do consignado para Aposentados online é um a forma prática de conhecer o dinheiro extra necessário, sem enrolação.

Faça sua simulação agora e veja todas as vantagens exclusivas que temos para você!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

NEWS | Acréscimo de 25% na aposentadoria do INSS: quem tem esse direito? O cadastro do Meu INSS mudou. Crie seu novo login agora!
  • Consulte por temas

  • Você também vai gostar de