Como usar o Crédito Consignado para quitar o cheque especial?

bxblue-como-usar-o-credito-consignado-para-quitar-o-cheque-especial

Vilão de muitos endividamentos, o cheque especial ainda é responsável por tirar o sono de muitas pessoas.

Conheça agora uma das alternativas para se livrar dessa dívida e sair do vermelho.

 

Como usar o Crédito Consignado para quitar o cheque especial?

Imprevistos, emergências, urgências de última hora que não estavam nos planos. Isso pode acontecer com qualquer pessoa e a qualquer momento. E o pior de tudo é não ter dinheiro disponível na conta, não é mesmo?

Precisou usar o limite do cheque especial e ficou no vermelho? Quer saber como positivar novamente sua conta? O crédito consignado pode te ajudar.

 

O que é crédito consignado?

Crédito consignado é uma modalidade de crédito pessoal em que as parcelas são descontadas diretamente do contracheque ou benefício INSS.

Destinado a Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos, o crédito consignado apresenta as menores taxas de juros do mercado.

São elegíveis as pessoas das categorias mencionadas que tenham margem consignável disponível. Ou seja, que ainda tenham recursos que possam ser comprometidos com um novo empréstimo.

 

O que é cheque especial?

O cheque especial é um limite pré-aprovado liberado na conta bancária, pelos próprios bancos após o uso do saldo da conta corrente.

Com o saldo negativo, o banco então libera um crédito automaticamente para “cobrir a conta”, e, muitas vezes sem saber, o consumidor vai utilizando o saldo adicional, se endividando cada vez mais.

O valor liberado do crédito varia de banco a banco e conforme perfil financeiro do cliente, podendo chegar a até duas ou três vezes o valor movimentado nos últimos períodos.

Mas, embora o dinheiro extra na conta possa dar uma sensação de segurança e contribua para o caso em que há uma emergência, por exemplo, isso tem um preço (e costuma ser bem caro!).

Portanto, o cheque especial também pode ser entendido como um empréstimo pessoal. E como todo empréstimo, precisa ser devolvido ao banco com as devidas correções – todas as taxas e tarifas que os bancos cobram para realizar essa operação.

Ao contrário do que muitos consumidores pensam, a taxa de juros não é o único custo cobrado em financiamento ou empréstimo pessoal.

Por esse motivo, ao considerar qualquer modalidade de empréstimo pessoal, é preciso estar atento ao Custo Efetivo Total (CET)Isso pode evitar o superendividamento e outros prejuízos.

Assim, é recomendável utilizar o cheque especial apenas em casos de emergência e não como complemento de salário ou fonte de renda.

Agora, se não teve como escapar do cheque especial, saiba como usar o crédito consignado para quitar esse débito com o banco.

 

4 vantagens em usar o empréstimo consignado para quitar o cheque especial

Diferente de um financiamento, por exemplo, o crédito consignado pode ser usado para comprar bens, reformar a casa, viajar, pagar dívidas.

Neste último caso, geralmente é utilizado para pagar as dívidas com o cartão de crédito ou cheque especial, ajudando a quitar dívidas mais caras.  

Conheça agora as 4 vantagens em usar o empréstimo consignado para quitar o cheque especial.

 

1) Quitar uma dívida mais cara

O cheque especial e o rotativo do cartão de crédito são os que têm a maior taxa de juros do mercado. Segundo dados do Banco Central, a taxa média do cheque especial atual é de mais de 324% ao ano, enquanto a do crédito consignado não chega a 90% no ano. 

Os juros do cheque especial são mais altos, porque como o crédito é automático, o banco não solicita nenhuma garantia. No consignado, a renda fixa comprovada é a garantia que os bancos têm para liberar o crédito mais barato.

É importante saber que, se o uso do limite disponibilizado pelo banco for utilizado, e não houver saldo disponível para recuperar,  será necessário pagar juros e multa.

“Daqui há alguns meses os bancos vão passar a oferecer financiamento do cheque especial para seus clientes. Masainda assim, isso pode não ser tão vantajoso para o consumidor, porque os juros do financiamento também são altos”, afirma o consultor financeiro Guilherme Souza.

Assim, o mais recomendado é quitar o cheque especial o quanto antes, sem se endividar novamente.

 

2) Opção de pagar a dívida atual com desconto

Em muitos casos, é possível renegociar a dívida com o próprio banco. Dessa forma, o saldo parcial ou integral do crédito consignado pode ser utilizado para liquidar o cheque especial à vista.

Para ter a garantia de que o valor devido será recebido, muitos bancos oferecem desconto para pagamento imediato

Essa é uma condição vantajosa tanto para o banco que pode ressarcir, no mínimo, parte do dinheiro emprestado (e que não foi pago anteriormente), quanto para quem necessita saldar suas dívidas e quer se ver livre dela.

 

3)Ter novo crédito liberado no banco

Uma vez regularizada a situação financeira, o banco pode, depois de uma reanálise financeira, liberar novas linhas de crédito para os clientes, incluindo o cheque especial.

Embora o atraso do pagamento da dívida com o banco possa contribuir para a baixa pontuação de crédito (score), quanto antes for quitada melhor.

Isso também evita que a dívida cresça e vire uma “bola de neve”.

 

4) Ter prazo maior para pagamento

Duas das vantagens adicionais do crédito consignado são:

  • Só é liberado se houver margem disponível;
  • Suas parcelas são fixas e com prazos maiores para pagamento, podendo chegar até a 96 meses.

Assim, não há o risco de ter crédito liberado sem autorização ou descontos indevidos na conta.

Além disso, o consumidor saberá exatamente quanto terá descontado do seu contracheque ou aposentadoria e pensão, todos os meses, podendo pagar pouco em mais vezes.

O prazo para Aposentados e Pensionistas é de até 72 meses e para Servidores Públicos 96 meses.

Vale a ressalva, de que todo empréstimo é uma dívida de longo prazo e deve ser utilizado de forma consciente, pra não comprometer o orçamento.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como usar o Crédito Consignado para quitar o cheque especial?

Posts recomendados