Como usar o Crédito Consignado para investir na educação dos filhos?

bxblue-como-usar-o-emprestimo-consignado-para-investir-na-educacao-dos-filhos

Educar os filhos é a melhor forma de garantir que eles tenham um futuro sustentável, visto que a educação é a ferramenta que vai viabilizar a alocação no mercado de trabalho.

Portanto, para garantir o acesso à educação de qualidade aos filhos, cabe aos pais decidirem as melhores alternativas para educá-los. Escolher a escola, a linha pedagógica adotada e, também, atividades extracurriculares são alguns exemplos do que precisa ser decidido.

Outro motivo de debate entre famílias é a quantidade de renda a ser destinada à educação. Proporcionar estudo de qualidade aos filhos é caro e, portanto, merece planejamento financeiro.

Além de determinadas linhas de crédito disponíveis para esse fim, o empréstimo consignado também pode ser uma alternativa para custear educação.

Portanto, saiba agora como usar o crédito consignado para investir na educação dos filhos!

Principais objetivos e opções de créditos disponíveis

Investir na educação dos filhos por meio do empréstimo consignado pode ter dois fins:

  1. Gastar dinheiro com um bem intangível – educação – que terá retorno no futuro; ou
  2. Contratar o crédito consignado para aplicá-lo em determinada modalidade de investimento.

Em relação a investir na educação como um bem intangível, os pais estão investindo em atividades educacionais para garantir a alocação dos filhos no mercado de trabalho.

Portanto, não existe “gasto em educação” porque a diferença entre despesa e investimento é que o segundo gera receita futura.

Entretanto, o que será ganho futuramente por meio da educação não é certo. Isto é, não se conhece antecipadamente os retornos exatos desse investimento.

Desse modo, existem os investimentos que proporcionam retorno financeiro futuro direto ou indireto. Investimento em educação, assim, proporciona retorno financeiro no futuro indiretamente.

A qualidade da formação proporcionada ao filho, portanto, diminuirá o risco e aumentará o retorno proveniente do investimento em educação.

Qualidade do corpo docente, orientação educacional, infraestrutura e método de ensino são alguns fatores que influenciam diretamente na formação de um filho e que podem justificar a contratação de um empréstimo consignado como um investimento.

Quanto a contratar crédito para aplicação em determinada modalidade de investimento, a principal dúvida é se vale a pena investir um dinheiro emprestado.

Se as taxas do empréstimo forem menores que o rendimento do valor, aplicar o dinheiro contratado é uma boa opção.

Para descobrir em que momento existe essa vantagem, é importante considerar o Custo Efetivo Total (CET) da operação. O CET é o valor total da dívida que será dividido ao longo do período de pagamento.

Portanto, o Custo Efetivo Total engloba todos os custos que os bancos cobram para ceder o dinheiro ao cliente. Desse modo, além das taxas de juros, outras tarifas, taxas e despesas também são somadas.

Cada instituição financeira possui suas próprias despesas, o que muda o valor do CET de banco em banco.

Por outro lado, se o valor emprestado for utilizado para títulos de investimento, é necessário simular a rentabilidade. Ou seja, o percentual de remuneração do dinheiro aplicado.

Assim, analisando as variáveis, pode ser interessante contratar um empréstimo consignado e aplicar o valor para investir na educação dos filhos.

Curso de idiomas, mensalidades da faculdade ou intercâmbio são exemplos de investimentos educacionais que podem ser adquiridos por meio de um empréstimo cujo valor foi aplicado.

Além do empréstimo consignado, existem outras modalidades de crédito pessoal para investir na educação dos filhos. Confira abaixo quais outras opções podem ser interessantes para esse fim.

Crédito para uso em curto e médio prazo

Contratar empréstimo para uso em curto e médio prazo é, geralmente, voltado para uma finalidade pontual. Inscrição num curso, compra de material escolar ou pagamento de determinada despesa emergencial são exemplos no cenário escolar.

Essa modalidade de empréstimo é contratada num período menor, como 4, 8 e 12 parcelas. Assim, o contratante consegue rapidamente quitar a dívida e estabilizar a vida financeira.

Normalmente, quem escolhe adquirir o crédito a curto ou médio prazo busca quitar uma dívida emergencial, como o cheque especial ou rotativo do cartão. Portanto, conseguir um empréstimo nessa situação auxilia a pagar as contas com juros maiores.

Enquanto o empréstimo pessoal possui taxa de juros entre 1,33% a 27,19% a.m., os juros médios das operações com cartão somaram 334,6% no último ano. As altas taxas de juros também valem para o parcelamento do cheque especial, que é outro líder no endividamento.

Leia também: Como o Empréstimo Consignado pode ajudar a lidar com as dívidas?

Outra informação importante sobre os empréstimos em curto prazo é o fato de que esses são aprovados, geralmente, sem a garantia de determinado bem do contratante. Desse modo, para se proteger de uma potencial inadimplência, as financeiras cobram juros mais altos nessa modalidade.

Portanto, caso alguma despesa emergencial relacionada à educação do seu filho surja, esse tipo de crédito pode ser uma saída. Afinal, é mais interessante contratar um crédito em curto ou médio prazo do que cair no rotativo ou cheque especial.

Crédito para uso em longo prazo

Em relação ao empréstimo para uso em longo prazo, essa modalidade é utilizada para dívidas mais caras e que podem ser pagas em mais tempo. O contrato, portanto, exige colocar um imóvel ou automóvel em garantia, reduzindo a taxa de juros.

O refinanciamento de imóvel, assim, possibilita a obtenção de prazos longos, como 180 a 240 meses. Além do mais, a garantia do próprio imóvel residencial é considerada “de confiança”, resultando em taxas de juros bem baixas.

Pagar um intercâmbio, antecipar todas as mensalidades do colégio ou curso de atividades extracurriculares são exemplos de dispêndios educacionais que podem exigir a contratação do empréstimo em longo prazo.

Leia também: Como usar o Crédito Consignado para financiar os estudos?

A garantia do refinanciamento de imóvel é conhecida como alienação fiduciária. Isto é, continuar morando no imóvel mesmo o tendo disposto como salvaguarda. Também é possível utilizar como garantia um imóvel em nome de outra pessoa. Entretanto, é preciso o fornecimento de uma aprovação por escrito do terceiro.

Desse modo, antes da autorização, o banco realiza a avaliação do imóvel e dá prosseguimento com o processo de liberação do valor. Em contrapartida, é preciso tomar cuidado. Caso a dívida não seja paga, o imóvel será apropriado pelo banco. Portanto, essa opção só é viável caso exista a certeza de que a dívida será paga.

 4 motivos para usar o Crédito Consignado para investir a educação dos filhos

As modalidades de crédito citadas têm uma série de vantagens. Entretanto, se você está entre as categorias elegíveis, o consignado pode ser mais interessante para investir na educação dos seus filhos.

O empréstimo consignado possui diversas vantagens em relação aos outros tipos de crédito pessoal. Sua aprovação é rápida e possibilita taxas mais baixas que as praticadas nas modalidades pessoal em curto e longo prazo.

Confira outros motivos para contratar o seu empréstimo consignado agora. 

1. Economia com o pagamento de juros menores

As taxas do consignado são menores porque os descontos do empréstimo são realizados na folha de pagamento do solicitante.

Portanto, o banco tem a garantia de que as parcelas serão pagas em dia. Além disso, o cliente também é beneficiado ao contratar um empréstimo mais barato.

Segundo o Banco Central, para os Aposentados e Pensionistas INSS, a taxa de juros média é de até 2,12% a.m. Para Servidores Públicos, de 0,06% até 5,32% a.m. E, quanto aos Trabalhadores de empresas privadas, as taxas de juros são de 1,22% até 5,17% a.m.

Vale a ressalva de que o teto da taxas de juros nominal para Beneficiários INSS é de 2,08% ao mês. Servidores Públicos têm limite de 2,05% ao mês.

Também é possível utilizar o cartão de crédito consignado: modalidade de cartão com taxa de juros até dez vezes menores que os convencionais.

Leia também: O que é Cartão de Crédito Consignado?

É importante, também, realizar a comparação entre as modalidades de empréstimo utilizando o Custo Efetivo Total (CET) como referência.

2. Dinheiro disponível para compra de materiais e livros

Independentemente de qual etapa da vida educacional um filho esteja, manter os estudos exige gastar dinheiro. Entretanto, existem períodos específicos do ano em que o dispêndio financeiro é maior, como o momento de comprar material escolar.

A demanda por esses bens de consumo, geralmente, surge nos primeiros meses do ano, momento em que outros gastos também aparecem, como IPVA, licenciamento, IPTU, entre outros desembolsos.

O crédito consignado, portanto, pode ser uma saída interessante para eliminar a despesa do material escolar integralmente.

Assim, é possível solicitar um consignado de curto prazo, como 6 a 12 vezes para pagar, e conseguir dinheiro para adquirir uniformes, livros e demais materiais necessários à educação dos filhos.

Além do mais, receber o valor desejado para compra desses suprimentos permite pagar a compra à vista. Ou seja, maior liberdade para negociar com diferentes empresas até encontrar a que melhor se encaixa no orçamento educacional.

3. Desconto automático em folha

Outra interessante vantagem do empréstimo consignado é ter os descontos das parcelas automaticamente na folha de pagamento.

O banco, portanto, tem a garantia do cumprimento dos prazos e que, possivelmente, não existirá inadimplência, resultando em juros menores. Além disso, o consumidor tem a praticidade de não precisar pagar boletos e liberdade para usar o dinheiro como quiser.

Essa liberdade acontece porque, diferente do financiamento, o empréstimo consignado não é atrelado à determinado bem, como imóvel ou carro.

Também é importante destacar que todos os valores das parcelas são acordados no período de contratação do crédito consignado. Respeitando, portanto, a margem consignável, que é o valor máximo a ser descontado do salário.

Leia também: O que é Margem Consignável?

4. Liberação de crédito para negativados

O empréstimo consignado é descontado diretamente do contracheque do Servidor Público ou Trabalhador CLT ou benefício do beneficiário INSS. Portanto, o banco tem a garantia do recebimento das prestações mensais, possibilitando oferecer a menor taxa de juros do mercado.

Desse modo, o consignado está atrelado à disponibilidade de renda fixa, não existindo consulta ao SPC ou Serasa. Ou seja, o importante é a capacidade de pagamento do indivíduo e não o histórico devedor.

Para ter acesso ao empréstimo consignado, o negativado deve ter margem consignável disponível. Isto é, a possibilidade da parcela ser descontada direto do salário, aposentadoria ou pensão.

O valor da margem consignável corresponde a, no máximo, 35% do rendimento líquido, sendo 5% destinado à despesas com o cartão de crédito consignado.

Portanto, o consignado pode ser negado apenas em situações de restrição interna, pendência na Receita Federal ou margem zerada.

Fora isso, é possível obter empréstimo para negativados online com a mesma comodidade de quem vai ao banco.

Como solicitar um Empréstimo Consignado online para investir na educação dos filhos?

É muito simples realizar uma simulação de empréstimo consignado online e investir na educação dos filhos.

Se você está entre as categorias elegíveis para o consignado, tiver margem consignável e os documentos solicitados em dia, conseguirá o crédito em poucos passos e sem burocracia.

O simulador permite comparar propostas de empréstimo consignado de diversos bancos, viabilizando a escolha do prazo e a taxa de juros mais adequada ao seu bolso.

Compare, simule e contrate online agora!

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

Como usar o Crédito Consignado para investir na educação dos filhos?

Posts recomendados