8 erros comuns na hora de fazer um Empréstimo Consignado

bxblue-erros-comuns-na-hora-de-fazer-emprestimo-consignado-saiba-como-evita-los

Muitas pessoas recorrem a um empréstimo quando precisam de dinheiro, mas cometem vários erros graves. Conheça agora os 8 erros comuns na hora de fazer um Empréstimo Consignado e saiba como evitá-los.

Pensando em fazer um empréstimo consignado?

Cuidado! É preciso ficar atento aos erros mais comuns que as pessoas cometem para evitar problemas financeiros ou dor de cabeça.

Erro 1 – Fazer empréstimo consignado sem necessidade

Um dos maiores erros comuns, senão o maior, é fazer um empréstimo sem necessidade.

Embora existam inúmeras facilidades e ofertas para obter dinheiro atualmente, um empréstimo deve ser realizado somente em caso de real necessidade. Ou seja, quando realmente é preciso mais dinheiro.

Fazendo o uso consciente do crédito consignado é possível obter suas vantagens. Se bem utilizado o crédito consignado pode facilitar a vida.

Leia também: O que é Crédito Consignado?

Erro 2 – Não planejar como irá utilizar o dinheiro

Tão errado quanto solicitar um empréstimo sem necessidade, é não planejar como irá utilizar o dinheiro. E esse ainda é um dos erros mais comuns até hoje.

Planejar o uso do dinheiro irá permitir que ele possa ser aplicado ou gasto no que realmente é preciso. O cuidado neste caso é não criar uma nova dívida.

Erro 3 – Fechar com o primeiro banco

Acredite: mesmo sendo correntista de um banco, é possível encontrar condições melhores e vantagens em outros bancos.

Para adquirir o empréstimo consignado não é obrigatório ter conta no banco de interesse.

Dessa forma, o consumidor pode e DEVE buscar as melhores alternativas, evitando assim o outro erro mais comum: não comparar os valores entre os bancos.

Erro 4 – Não comparar os valores entre os bancos

Assim como qualquer outra “compra”, o consumidor que deseja contratar um crédito consignado precisa pesquisar.

Embora a taxa de juros do crédito consignado seja regulada pelo Banco Central, os valores podem variar muito de um banco para ou outro. Essa diferença, se deve principalmente em função do Custo Efetivo Total (CET).

Assim, ao comparar as propostas de crédito, o consumidor deve sempre analisar o CET.

Nem sempre a taxa de juros mais barata irá garantir parcelas e custos menores.

É preciso ficar atento para evitar mais um erro comum de quem contrata crédito consignado: não prestar atenção ao que está contratando.

Erro 5 – Não se atentar ao que está contratando

Como o empréstimo é uma dívida de longo prazo, é essencial conferir o que está sendo negociado. Desde a simulação até a contratação efetivamente.

O contrato deve descrever todas as condições da operação financeira e detalhar o Custo Efetivo Total.

Portanto, é essencial conferir todas as taxas, tarifas e encargos cobrados pelos bancos.

Leia também: Direitos e Deveres de quem contrata um Empréstimo Consignado

Erro 6 – Não conferir se o empréstimo realmente cabe no bolso

Por mais que os bancos aprovem o crédito e liberem dinheiro, é o consumidor quem deve efetivamente conferir se as parcelas cabem no seu bolso.

Embora até 35% do rendimento líquido mensal possa ser utilizado com as parcelas do empréstimo consignado, este deve usar o crédito com precaução. 

Considerando que um empréstimo é uma dívida de longo prazo, como já mencionado, essa é uma medida prática que deve ser adotada para evitar o desequilíbrio financeiro pessoal ou familiar.

Contratar crédito maior do que realmente é necessário pode levar o consumidor a assumir uma dívida desnecessária. E pior: ficar sem limite em caso de uma emergência.

Erro 7 – Cair em falsas promessas de dinheiro fácil

Embora ninguém esteja livre de cair em golpes, é possível se prevenir minimamente dos golpes comuns do crédito consignado.

Infelizmente, muitas empresas e pessoas de má fé acabam se aproveitando de um momento de descuido ou emergência para ganhar vantagem.

Por isso, é preciso desconfiar das falsas promessas de dinheiro fácil. Não contrate empréstimo consignado por telefone ou em empresas pouco conhecidas no mercado e que não sejam idôneas.

Uma dica simples para evitar esse e o próximo erro é consultar recomendações de outros clientes e buscar informações sobre a empresa.

Erro 8 – Não buscar recomendações de outros clientes

Certamente muitas outras pessoas já passaram pela situação de fazer um empréstimo consignado. Há quem, inclusive, já tomou mais de um empréstimo de uma vez.

E mais do que saber sobre a experiência de outros clientes, é muito importante analisar outros itens como:

  • Cumprimento aos prazos e valores do contrato;
  • Atendimento e suporte ao consumidor.

Uma forma prática de buscar essas informações é falar com outros consumidores ou pesquisar na internet.

Sites como Reclame Aqui trazem relatos de outros clientes de empréstimo consignado e podem ajudar à tomada de decisão.

Mas será que no fim, existe uma maneira de evitar esses erros comuns? Confira as recomendações de alguns especialistas em finanças pessoais.

3 conselhos de especialistas em finanças pessoais para evitar esses erros comuns

A bxblue consultou três especialistas em finanças pessoais que trouxeram outras recomendações para evitar os erros comuns ao fazer um empréstimo consignado. Confira!

1) Faça um planejamento financeiro

Geralmente as pessoas pegam um empréstimo para quitar outras dívidas. Neste caso, é importante definir as prioridades, começando pelas contas mais caras.

Mariana Freitas, consultora financeira do SEBRAE, afirma que se o objetivo é usar o dinheiro do empréstimo para pagar dívidas, o consumidor deve começar pelas dívidas mais caras. Neste caso, especialmente pelo cartão de crédito e cheque especial. 

Além de ter juros mais caros, o cartão de crédito e cheque especial são dois dos grandes responsáveis pelo endividamento de Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos. 

Assim, com dinheiro na conta, é muito importante se livrar das dívidas maiores primeiro.

2) Procure pelos bancos de referência

Os bancos são as melhores opções para quem procura empréstimos:

Como os bancos são responsáveis por oferecer serviços financeiros como financiamentos e empréstimos, com o aumento da competitividade todos estão em busca de melhorar suas ofertas para os consumidores. E isso pode se traduzir em vantagens e benefícios como taxa de juros menores e prazos mais flexíveis.

Outro ponto que vale a pena ressaltar, como diz o especialista financeiro Gustavo Marques, é que os bancos possuem uma estrutura de atendimento para dar suporte aos clientes, em caso de problemas ou reclamações sobre os empréstimos.

Portanto, é recomendado procurar sempre os bancos de referência e renome no mercado.

3) Faça simulações de crédito e compare os valores

Antes de fechar negócio e assinar o contrato de um empréstimo, vale a pena fazer simulações para comparar os valores, como diz Evandro Pereira, professor da FGV.

Qualquer empréstimo ou financiamento compromete o orçamento pessoal ou familiar. Então, é preciso buscar alternativas em que o dinheiro possa ser valorizado ou onde seja possível economizar.

“Mas então, é necessário ir de banco em banco para fazer a comparação?”

Não. Com a comodidade de serviços gratuitos como o da bxblue, é possível pesquisar e comparar a taxa de juros de vários bancos. E tudo isso com uma única simulação online!

Na prática, simular o empréstimo consignado online é uma forma de ganhar tempo e descobrir as melhores ofertas para o seu bolso.

Porque é possível contratar crédito consignado de forma inteligente, transparente, rápida e segura.

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

8 erros comuns na hora de fazer um Empréstimo Consignado

Posts recomendados