4 dicas para escolher o melhor Empréstimo Consignado para Aposentados

bxblue-5-dicas-para-conseguir-o-melhor-emprestimo-consignado-para-aposentados

Com tantas opções de modalidades de empréstimo e bancos disponíveis, fica até difícil fazer uma opção. Se você é Aposentado INSS, aproveite então para conferir as 4 dicas para escolher o melhor empréstimo consignado para aposentados!

Não fique mais em dúvida sobre esse assunto e saiba como ter as melhores vantagens.

 

4 dicas para escolher o melhor Empréstimo Consignado para Aposentados

Necessidades financeiras são comuns em todas as idades e nunca se sabe quando haverá um imprevisto ou emergência à vista.

Mas, mesmo nestas situações, não é necessário entrar em desespero. Se bem utilizado, um empréstimo pode ajudar a solucionar esse e tantos outros problemas. Ou ainda pode contribuir para realizar o que está sendo adiado por falta de dinheiro.

É justamente nestes casos em que o empréstimo consignado para aposentados pode ser um importante aliado. Saiba quais são as vantagens desta modalidade de crédito e porque você deveria considerá-la como uma alternativa de economia.

 

Por que o Crédito Consignado é vantagem para Aposentados?

O empréstimo consignado para aposentados, também conhecido como crédito consignado INSS, pode ser utilizado tanto por Aposentados, quanto por Pensionistas.

Quando comparado a outras linhas de empréstimo, o empréstimo consignado para aposentados têm taxas de juros mais baratas.

Logo, isso se converte em um dos maiores benefícios, afinal, quem precisa de dinheiro está sempre em buscas das melhores condições.

Atualmente a taxa de juros do empréstimo consignado é de 2,08% ao mês, chegando a ser até dez vezes mais barato que o cartão de crédito, por exemplo.

No entanto, essa não é a única vantagem que essa opção oferece. Quer saber mais sobre o empréstimo consignado para Aposentados? Então entenda como funciona o crédito consignado INSS.

 

Como funciona o Crédito Consignado INSS?

O crédito consignado INSS tem as parcelas mensais descontadas direto do benefício.

Assim, ao contratar um empréstimo consignado para aposentados, diferente de outras modalidades de crédito, o valor é debitado direto da aposentadoria ou pensão.

O mesmo é válido para o cartão de crédito consignado. A única diferença é o valor descontado automaticamente corresponde a 5% da fatura. Esse valor se refere a margem consignável exclusiva para uso com esse tipo de despesa.

Como o pagamento é assegurado ao banco, não há risco de inadimplência. Ou seja, o beneficiário INSS não deixa de quitar o débito junto ao banco.

Com o empréstimo consignado para aposentados, é possível utilizar o dinheiro para diversas finalidades. Quitar dívidas mais caras, quitar o financiamento de um carro, se livrar do cheque especial.

Mesmo estando negativado ou com o “nome sujo”, Aposentados e Pensionistas podem contratar um empréstimo consignado.

Ou seja, essa pode ser uma forma de quitar outras dívidas mais caras, limpando o nome novamente.

O empréstimo consignado para Aposentados pode ser pago em até 72 meses.

 

Dicas para escolher o melhor Empréstimo Consignado para Aposentados

Sendo empréstimo ou cartão de crédito consignado, para escolher o melhor empréstimo consignado para Aposentados a dica básica é sempre a mesma: buscar as melhores opções.

Mas como saber qual é a melhor alternativa? Como ter essa resposta em menor tempo? Onde e como procurar essas informações?

Aproveite então para conferir essas cinco dicas, que ajudarão a solucionar as principais dúvidas em relação a essa modalidade.

 

1 – Comparar as diferentes taxas de juros

Ao contrário do que muitos pensam, a parcela de um empréstimo não é composta apenas pela taxa de juros. Assim, o empréstimo consignado para Aposentados também apresenta outros custos.

Por isso, é muito importante comparar as diferentes taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET), antes de contratar qualquer empréstimo.

Uma taxa de juros mais baixa nem sempre será vantajosa, se todos os outros custos forem maiores, por exemplo.

Embora a taxa de juros nominal do empréstimo e cartão consignado para Aposentados seja regulada por um teto (Portaria INSS nº 1.959), o CET pode variar bastante de um banco para outro.

Uma boa opção, portanto, é fazer a simulação do empréstimo consignado para Aposentados online. Assim, é possível comparar as taxas de juros e CET de vários bancos, com uma única simulação.

Leia tambémEmpréstimo Consignado online para Aposentados: guia completo

 

2 – Verificar se a empresa está autorizada a realizar o empréstimo

Golpes e esquemas para enganar pessoas que buscam ajuda financeira são comuns e acabam gerando diversos tipos de transtornos.

Para minimizar esses risco, segurados INSS só podem contratar empréstimo em bancos autorizados para empréstimo consignado INSS.

Uma vantagem do consignado é que, para contratá-lo, não é necessário ser correntista do banco de interesse. Logo, é possível fazer a escolha pela proposta que efetivamente é a mais vantajosa.

Por mais que muitas instituições ofereçam vantagens extremamente atrativas, é preciso ficar muito atento para não ser vítima de fraudes.

Além disso, é importante lembrar que não é necessário fazer nenhum depósito ou pagamento antecipado para análise ou liberação do crédito consignado.

Embora seja uma prática comum, saiba que é criminosa e deve ser denunciada junto ao Banco Central.

Leia tambémComo cancelar um Empréstimo Consignado INSS em caso de fraudes?

 

3 – Conferir os prazos para pagamento

Aposentados e Pensionistas INSS têm até 72 meses para pagar a dívida. Esse é o prazo máximo permitido, mas é importante avaliar se as condições oferecidas realmente cabem no orçamento.

Quanto maior o prazo, maior o valor das taxas de juros. Logo, o Aposentado também irá comprometer a renda por mais tempo.

Considerando o mesmo valor valor inicial solicitado, entretanto, com prazos menores, o valor da parcela será maior.

Por isso é muito importante fazer a simulação do empréstimo consignado para Aposentados onlineDessa forma, também é possível simular alguns cenários. 

Vale lembrar que para evitar dívidas necessárias, o valor a ser contratado em um empréstimo é somente o que será utilizado.

Como a margem consignável para empréstimos é de 30% é possível contratar um novo empréstimo consignado para Aposentados, sempre que precisar. Inclusive, tendo mais de um empréstimo ao mesmo tempo.

Leia tambémQuanto posso comprometer da minha renda com Empréstimo Consignado?

 

4 – Verificar a idade máxima de contratação permitida

Podem contratar empréstimo consignado para Aposentados, beneficiários com até 80 anos de idade.

A maioria das instituições financeiras permitem empréstimos para pessoas com idade acima de 70 anos. No entanto, bancos que aceitam empréstimos para pessoas acima de 80 anos, já são mais raros.

Cada banco pode definir a sua política de crédito, até porque não existe nenhuma lei que regule a questão da idade.

Saber a idade máxima permita para o empréstimo consignado é importante porque influencia diretamente no limite de crédito liberado e no prazo para pagamento.

Dessa forma, mesmo tendo margem INSS disponível, o crédito e prazos podem ser menores.

Leia tambémQual é o limite de idade para o Empréstimo Consignado INSS?

 

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado

4 dicas para escolher o melhor Empréstimo Consignado para Aposentados

Posts recomendados