INSS lança portal COVID para cidadãos acompanharem reabertura das agências

Publicado em: 16/09/2020

Em vista da grande demanda por informações e do volume de reclamações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), lançou um site específico sobre a reabertura das agências: o Portal COVID INSS.

Se você é Aposentado ou Pensionista ou tem um processo de pedido de benefício em andamento que dependa do atendimento presencial, saiba mais sobre essa novidade!

Portal COVID INSS

Pelo Portal COVID INSS, acessado pelo site www.covid.inss.gov.br, os cidadãos e segurados da Previdência Social podem se atualizar sobre as medidas higiênicas e de segurança, modelo de trabalho atual e ainda sobre o endereço das unidades em funcionamento.

Serviços disponíveis no Portal COVID INSS

Com o objetivo de trazer somente as informações mais relevantes em relação ao processo de reabertura das Agências da Previdência Social (APS), o INSS focou em três serviços explicativos muito úteis:

1 – Medidas de segurança

Informativo sobre as medidas de segurança obrigatórias para quem estiver ou for a uma das agências do INSS, para evitar ou reduzir os riscos do contágio pelo novo Coronavírus.

Entre as recomendações, estão 10 dicas:

  1. Para evitar aglomerações, somente os segurados com hora marcada previamente adentram às Agências;
  2. Mantenha distanciamento seguro entre as pessoas, perceba a demarcação no solo e nas cadeiras;
  3. O uso de máscara é obrigatório;
  4. Para a segurança de todos os bebedouros estão inoperantes. Traga sua água de casa, preferencialmente, em garrafa transparente;
  5. A aferição da temperatura corporal será feita pelo agente de segurança, obrigatoriamente, antes da entrada na agência;
  6. Higienize suas mãos com álcool em gel 70%, disponíveis na agência.
  7. Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
  8. Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
  9. Higienize com frequência e não compartilhe objetos de uso pessoal.
  10. Evite acompanhantes desnecessários, somente assim poderemos diminuir a proliferação do vírus.

Ao desrespeitar qualquer uma das regras, qualquer cidadão poderá ser impedido de entrar na agência ou será convidado a se retirar.

2 – Agendamento dos serviços

Pelo Portal COVID INSS, também é possível conferir instruções sobre o processo de reabertura das agências para o atendimento presencial e, especialmente, sobre os agendamentos necessários:

  • O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento prévio;
  • Para agendar seu atendimento acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular) ou ligue 135;
  • Na data agendada, compareça com o comprovante de agendamento e documento de identificação em mãos.
  • Caso o serviço desejado não esteja disponível para agendamento, verifique através do Meu INSS ou central 135 se ele não está sendo realizado à distância;
  • Outros serviços e dúvidas, entre em contato com o plantão de sua agência.

IMPORTANTE: apenas os serviços pré-agendados serão atendidos, nesta fase inicial de retorno do plantão presencial. Portanto, os serviços prioritários estão liberados para o atendimento nas agências.

3 – Mapa das agências abertas

Como o retorno das atividades nas agências será gradual, não serão todas as unidades que estarão disponíveis no momento.

Além disso, o atendimento será em horário reduzido, assim, é preciso observar o horário de funcionamento da agência escolhida ou mais próxima do endereço preferencial.

Os interessados que ainda estiverem em dúvida sobre qual agência estará aberta, podem fazer a busca pesquisando o Estado de localização.

Uma vez escolhida a região, é possível filtrar a situação da agência “apta para abrir” ou “em adequação”.

Os usuários podem ainda clicar no endereço indicado para traçar a rota pelo Google Maps.

Vale lembrar ainda que as unidades de atendimento só serão reabertas após fiscalização sanitária, para que não exista nenhum risco à saúde.

Serviços presenciais liberados

Dos mais de 90 serviços disponíveis pelo INSS, apenas 5 serão realizados de forma presencial, no momento, sendo:

  1. perícia médica;
  2. avaliação social;
  3. cumprimento de exigência;
  4. justificação administrativa;
  5. reabilitação profissional.

Quem já tinha um dos serviços citados agendados para o dia 14 (data inicial da nova abertura) e não pode ser atendido, terá a remarcação automática. Neste caso, os solicitantes vão receber as informações sobre nova data e horário pelo aplicativo Meu INSS.

Volume de agendamentos já é muito grande

O INSS orienta a todos os cidadãos para que os agendamentos sejam feitos de forma antecipada e o quanto antes, por causa do tempo de espera. Os atendimentos devem respeitar a ordem de inscrição ou outros critérios adotados pelo Instituto.

É importante lembrar que além do estoque de pedidos mais antigos, ou seja, aquelas solicitações que já estavam em atraso, diariamente o INSS recebe um volume muito grande de novos requerimentos.

O Presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou que atualmente existem cerca de 906 mil pessoas aguardando na fila para serem atendidas. O volume de perícias médicas chega a 758 mil.

Segundo Rolim, os números são menores que o do ano passado, mas de qualquer forma, ainda preocupam bastante quem está na longa fila de espera.

Faça sua pesquisa no Meu INSS para avaliar se o serviço que precisa não pode ser feito remotamente e ganhe mais tempo e agilidade. Se precisar do serviço presencial para cumprimento de alguma exigência não esqueça de agendar com antecedência e de acompanhar o pedido online.


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