Em vista da grande demanda por informações e do volume de reclamações, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), lançou um site específico sobre a reabertura das agências: o Portal COVID INSS.
Se você é aposentado ou pensionista ou tem um processo de pedido de benefício em andamento que dependa do atendimento presencial, saiba mais sobre essa novidade!
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Portal COVID INSS
Pelo Portal COVID INSS, acessado pelo site www.covid.inss.gov.br, os cidadãos e segurados da Previdência Social podem se atualizar sobre as medidas higiênicas e de segurança, modelo de trabalho atual e ainda sobre o endereço das unidades em funcionamento.



Serviços disponíveis no Portal COVID INSS
Com o objetivo de trazer somente as informações mais relevantes em relação ao processo de reabertura das Agências da Previdência Social (APS), o INSS focou em três serviços explicativos muito úteis:
1 – Medidas de segurança
Informativo sobre as medidas de segurança obrigatórias para quem estiver ou for a uma das agências do INSS, para evitar ou reduzir os riscos do contágio pelo novo Coronavírus.
Entre as recomendações, estão 10 dicas:
- Para evitar aglomerações, somente os segurados com hora marcada previamente adentram às agências;
- Mantenha distanciamento seguro entre as pessoas, perceba a demarcação no solo e nas cadeiras;
- O uso de máscara é obrigatório;
- Para a segurança de todos os bebedouros estão inoperantes. Traga sua água de casa, preferencialmente, em garrafa transparente;
- A aferição da temperatura corporal será feita pelo agente de segurança, obrigatoriamente, antes da entrada na agência;
- Higienize suas mãos com álcool em gel 70%, disponíveis na agência.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;
- Higienize com frequência e não compartilhe objetos de uso pessoal.
- Evite acompanhantes desnecessários, somente assim poderemos diminuir a proliferação do vírus.
Ao desrespeitar qualquer uma das regras, qualquer cidadão poderá ser impedido de entrar na agência ou será convidado a se retirar.
2 – Agendamento dos serviços
Pelo Portal COVID INSS, também é possível conferir instruções sobre o processo de reabertura das agências para o atendimento presencial e, especialmente, sobre os agendamentos necessários:
- O atendimento presencial somente será realizado mediante agendamento prévio;
- Para agendar seu atendimento acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular) ou ligue 135;
- Na data agendada, compareça com o comprovante de agendamento e documento de identificação em mãos.
- Caso o serviço desejado não esteja disponível para agendamento, verifique através do Meu INSS ou central 135 se ele não está sendo realizado à distância;
- Outros serviços e dúvidas, entre em contato com o plantão de sua agência.
IMPORTANTE: apenas os serviços pré-agendados serão atendidos, nesta fase inicial de retorno do plantão presencial. Portanto, os serviços prioritários estão liberados para o atendimento nas agências.
3 – Mapa das agências abertas
Como o retorno das atividades nas agências será gradual, não serão todas as unidades que estarão disponíveis no momento.
Além disso, o atendimento será em horário reduzido, assim, é preciso observar o horário de funcionamento da agência escolhida ou mais próxima do endereço preferencial.



Os interessados que ainda estiverem em dúvida sobre qual agência estará aberta, podem fazer a busca pesquisando o Estado de localização.
Uma vez escolhida a região, é possível filtrar a situação da agência “apta para abrir” ou “em adequação”.



Os usuários podem ainda clicar no endereço indicado para traçar a rota pelo Google Maps.
Vale lembrar ainda que as unidades de atendimento só serão reabertas após fiscalização sanitária, para que não exista nenhum risco à saúde.



Confira diversos produtos consignados.
Serviços presenciais liberados
Dos mais de 90 serviços disponíveis pelo INSS, apenas 5 serão realizados de forma presencial, no momento, sendo:
- perícia médica;
- avaliação social;
- cumprimento de exigência;
- justificação administrativa;
- reabilitação profissional.
Quem já tinha um dos serviços citados agendados para o dia 14 (data inicial da nova abertura) e não pode ser atendido, terá a remarcação automática. Neste caso, os solicitantes vão receber as informações sobre nova data e horário pelo aplicativo Meu INSS.
Volume de agendamentos já é muito grande
O INSS orienta a todos os cidadãos para que os agendamentos sejam feitos de forma antecipada e o quanto antes, por causa do tempo de espera. Os atendimentos devem respeitar a ordem de inscrição ou outros critérios adotados pelo Instituto.
É importante lembrar que além do estoque de pedidos mais antigos, ou seja, aquelas solicitações que já estavam em atraso, diariamente o INSS recebe um volume muito grande de novos requerimentos.
O Presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou que atualmente existem cerca de 906 mil pessoas aguardando na fila para serem atendidas. O volume de perícias médicas chega a 758 mil.
Segundo Rolim, os números são menores que o do ano passado, mas de qualquer forma, ainda preocupam bastante quem está na longa fila de espera.
Faça sua pesquisa no Meu INSS para avaliar se o serviço que precisa não pode ser feito remotamente e ganhe mais tempo e agilidade. Se precisar do serviço presencial para cumprimento de alguma exigência não esqueça de agendar com antecedência e de acompanhar o pedido online.
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