O que é o SIASS e como acessar?

SIASS - Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - logo site programa Governo

Publicado em: 29/03/2021

O Sistema de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) foi criado para estabelecer um padrão de relacionamento no que diz respeito à abrangência dos órgãos federais para tratar de questões relacionadas à saúde do empregado público.

Por meio desse sistema, passou-se a arquivar os detalhes de licenças médicas e odontológicas, além de informações sobre acidentes de trabalho, doenças provocadas pela atividade profissional e aposentadorias por invalidez em um prontuário eletrônico.

Além disso, os registros dos funcionários públicos contemplam informações acerca de exames periódicos, avaliações médicas, dados ambientais sobre as condições de trabalho, entre outras informações assistenciais.

Saiba mais sobre esse sistema, a quem ele atende, quais os principais objetivos, como acessar, entre outros detalhes.

SIASS – Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

A Lei 11.907/2009 — que deu origem aos exames periódicos de caráter obrigatório para os servidores públicos federais — foi um importante marco nas políticas de atenção à saúde do empregado público do Estado e da União, tendo em vista que permitiu a institucionalização de regras de fomento à saúde dos trabalhadores.

Vale destacar que, por meio de exames periódicos, é possível diagnosticar e acompanhar eventuais agravos à saúde em decorrência das atividades laborativas, contribuindo, dessa forma, para melhorar a qualidade de vida dos servidores públicos.

No decorrer do tempo, os propósitos, bem como os conteúdos de avaliação periódica da saúde, foram se transformando, criando uma evolução nas questões de saúde do servidor, tendo em vista o progresso da medicina do trabalho e considerando também o gradativo interesse dos servidores.

Leia também: Portal do Servidor Federal: veja todos os serviços disponíveis online

A quem atende?

O principal objetivo do SIASS é estruturar e conduzir as ações e programas de assistência à saúde de todos os servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional.

Conforme estabelecido pelo governo federal, suas diretrizes baseiam-se nas políticas de saúde e segurança no trabalho, além de promover, prevenir e acompanhar a saúde dos trabalhadores.

Quais são os objetivos?

Em linhas gerais, o Sistema de Atenção à Saúde do Servidor foi instituído com algumas finalidades importantes, dentre elas, podemos destacar as seguintes atribuições:

  • criar ações para prevenir, detectar e tratar doenças de maneira prematura, além de investir na reabilitação funcional do servidor, abrangendo todas as áreas de atuação atreladas à saúde do servidor público federal;
  • elaborar ações de cuidado médico e/ou odontológico para examinar a condição geral de saúde do servidor, tendo em vista a preservação de sua capacidade laboral;
  • fomentar de maneira prudente o acompanhamento da saúde dos trabalhadores, estabelecendo um programa de ações cujo objetivo seja minimizar situações de padecimento do servidor, seja no aspecto individual ou nas relações coletivas do ambiente de trabalho.

Confira: Quais são os principais direitos do servidor público federal?

Rede de Unidades SIASS

O Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor é formado por Unidades de Saúde, Sistemas Implantados e GT’s.

Confira as principais redes de unidades SIASS, de acordo com cada órgão, sede e unidade:

Qual é o telefone para contato?

Em caso de dúvidas, o interessado pode contactar seu órgão responsável por meio do telefone e e-mail da instituição ou, ainda, encaminhar uma mensagem com sua solicitação através de formulário de contato específico dentro do site.

Cadastre-se para receber conteúdos exclusivos sobre empréstimo consignado
Erro ao enviar, tente novamente.

Como fazer a validação de Guia de Exames online?

A solicitação de exames ocupacionais é um documento no qual o servidor deve apresentar no ato de atendimento. Nesta solicitação estarão todas as informações necessárias para a realização do exame ocupacional.

O guia de exame ocupacional do SIASS, por sua vez, é um modelo desenvolvido pelo governo e liberado pelo Sistema SIASS (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor).

Para processar essa guia, o usuário deverá preencher todas as informações exatamente como está na solicitação encaminhada pelo servidor, caso contrário o sistema poderá rejeitá-la.

Ademais, é indispensável a verificação de autenticidade da Guia SIASS. Para tanto, basta adotar os procedimentos listados abaixo:

  1. Acesse a página de Exames Periódicos do SIASS;
  2. Clique no link de “Validação de Guia de Exames”;
  3. Informe o CPF do servidor e, em seguida, coloque o número da Guia no campo de Autenticação. Vale lembrar que o número da guia trata-se de um conjunto de caracteres alfanuméricos e pontos, como: “AB05.DF45.TR0T.EFG1.12GI.ZY99
  4. Por fim, basta clicar no botão “Validar”

Leia também: STF mantém congelamento de salários do funcionalismo público

Atestado Web

Pensando em simplificar e até mesmo agilizar o processo de envio do atestado médico pelos servidores públicos federais, o Ministério da Economia criou o Atestado Web. Esse sistema constitui alguns serviços que podem ser utilizados por meio do aplicativo SIGEPE.

Sendo assim, o interessado poderá enviar o atestado médico ou odontológico de forma fácil e ágil, sem que haja a necessidade de se deslocar para outro departamento. Isso porque, através do aplicativo, o sistema realiza uma verificação dos documentos e faz o registro automático pelas unidades do SIASS.

O uso da ferramenta é indispensável para otimizar o processo de registro de atestados médicos, sendo o Sigepe Mobile uma alternativa bastante segura e recomendada. Sendo assim, o usuário poderá fazer a instalação do app em seu smartphone e, em seguida, realizar os seguintes procedimentos para envio dos documentos:

  • acesse o app Sigepe Mobile e faça login;
  • na tela inicial, toque no menu “Minha Saúde”;
  • em seguida, toque novamente na guia “Atestado”;
  • faça uma foto do seu atestado médico, preencha as informações solicitadas e envie a imagem junto com o formulário.

Pronto. Seu atestado será analisado e você poderá acompanhar a análise por meio do próprio aplicativo.

Continue acompanhando o blog da bxblue para se informar sobre os principais aspectos da carreira do funcionalismo público!


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o funcionalismo público, você que é servidor público federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.