Como simular consignação pelo SIGEPE? Vantagens e desvantagens

Publicado em: 16/11/2020

Entre diversas funcionalidades, os Servidores Públicos Federais (SIAPE) podem também simular consignação pelo SIGEPE. O serviço está disponível gratuitamente no site ou app e pode facilitar a comparação de taxas de juros e outras condições oferecidas pelas instituições financeiras.

Saiba em detalhes como fazer a sua simulação online, além das vantagens e desvantagens.

Passo a passo para simular consignação pelo SIGEPE

As novas contratações podem ser simuladas rapidamente por meio do site ou aplicativo instalado em dispositivos móveis, em passos muito simples:

Processo pelo site

  1. Acessar a página do SIGAC para fazer o login no SIGEPE;
  2. Entrar na opção “Consignações” e depois em “Simular consignação”.

Veja como fazer para ter a sua cotação:

1 – Acessar a página do SIGAC para fazer o login no SIGEPE

Somente usuários que tenham senha podem entrar no SIGEPE Servidor e Pensionista, que é o sistema de gestão do Governo Federal que possibilita diversas facilidades aos Servidores.

Quem ainda não tem, pode providenciar também online, depois de efetuar um cadastro simples.

2 – Entrar na opção “Consignações” e depois em “Simular consignação”

Após a autenticação no site, o usuário deve acessar no menu, logo na tela inicial, as opções “Consignações” e em seguida “Simular consignação”.

O passo seguinte é escolher a(s) instituição(ões) financeira(s) que deseja fazer a simulação, ou seja, é possível escolher mais de uma movendo os botões das setas para incluir ou excluir.

Para selecionar, o usuário pode digitar o nome do banco ou pesquisar na lupa. Depois, deve clicar no banco de interesse e movê-lo para a direita (para adicionar) ou para a esquerda (para removê-lo), pelas setas.

Se preferir, também é possível mover todas as financeiras registradas no banco de dados interno do SIGEPE ao clicar em “Adicionar todos”, caracterizado pelo botão com um traço adicional.

Os campos “valor do empréstimo” e “quantidade de parcelas”, logo abaixo, também deve ser preenchido corretamente e são obrigatórios. Para finalizar, basta clicar em “Simular”, botão localizado na parte inferior da página.

Assim, o sistema dará início a operação de simular consignação. Dependendo do número de instituições financeiras selecionadas, a resposta poderá demorar um pouco mais, mas no geral, é bem rápida.

Como resultado da ação de simular consignação pelo SIGEPE, o Servidor terá uma tabela comparativa:

Processo pelo celular

Pelo SIGEPE mobile, o passo a passo é similar:

  1. Logar no app SIGEPE mobile com CPF e senha do SIGAC;
  2. Entrar na opção “Consignação” e depois em “Simular”.

1 – Logar no app SIGEPE mobile com CPF e senha do SIGAC

O acesso ao aplicativo e site são feitos com o uso do mesmo CPF e senha. A maioria dos serviços que constam no site, podem ser conferidos também pelo app.

2 – Entrar na opção “Consignação” e depois em “Simular”.

Nesta etapa, o usuário terá que digitar o valor e prazo (em meses) pretendidos. Diferente do site, no aplicativo a indicação da instituição financeira é opcional.

Quando concluído o preenchimento, basta clicar em “simular”, para dar sequência.

Como resultado da simulação, o Servidor terá uma lista com todos os valores cobrados, por banco. Se preferir ser mais específico, pode selecionar a instituição que deseja saber mais.

Vantagens em usar o SIGEPE para simular consignação

Além da conveniência, existem outros fatores que tornam este recurso bem procurado, como:

Informação acessível

O Servidor Federal pode simular consignação online e ter a cotação em alguns minutos, pelo computador ou celular sem qualquer burocracia. Assim, a informação que antes era mais inacessível, passa a ser um importante recurso para dar mais autonomia às decisões financeiras.

Assim, não é preciso ficar horas e horas no telefone esperando pela resposta do gerente do banco em que é cliente, por exemplo.

Simulação imediata e sem necessidade de preencher longos cadastros

Outro benefício em simular consignação pelo SIGEPE é a eliminação de etapas que costumam ser bem complexas como os cadastros. O simulador é focado em apenas três informações essenciais: instituição(ões), valor e prazo pretendidos.

Com isso, os longos cadastros e comprovações não são exigidos. Ao concluir o preenchimento dos campos obrigatórios, a simulação já é demonstrada na tela.

Lista de bancos conveniados

Atualmente, os Servidores públicos têm a sua disposição um maior número de instituições financeiras. Tendo em vista que o empréstimo consignado pode ser contratado em qualquer banco conveniado, mesmo que o interessado não tenha conta-corrente ou relacionamento anterior, é mais uma importante vantagem.

Portanto, além de poder simular consignação a distância também é possível já confirmar os bancos autorizados – o que agiliza todo processo.

Desvantagens em usar o SIGEPE para simular consignação

Por outro lado, por não ser uma ferramenta criada para esta finalidade, simular consignação pelo SIGEPE apresenta como principais desvantagens:

As informações não são atualizadas com frequência

As propostas de empréstimo consignado apresentadas no SIGEPE são baseadas em números históricos e podem apresentar diferenças entre o valor calculado e a simulação final. Isso porque não há uma atualização em tempo real das taxas de juros e dos demais encargos que são acrescentados à conta.

A cotação também vale apenas para o dia e como já informado na plataforma, estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

O serviço não vale para o cartão de crédito consignado e outras operações

Pelo SIGEPE, só é possível cotar um novo empréstimo, ou seja, uma nova operação de crédito. As demais operações como a do cartão de crédito consignado, refinanciamento ou portabilidade de crédito não existe e não estão disponíveis na plataforma.

Caso queira avaliar a possibilidade de renegociação dos contratos atuais ou contratar um cartão consignado, o Servidor terá que consultar outros serviços.

A margem consignável não é levada em consideração

Como o valor da simulação é baseado somente no limite de crédito desejado e do prazo para pagamento, não considera a margem consignável disponível.

Um dos riscos em não considerar essa informação é a desatualização da margem. Em outras palavras, isso pode levar a não aprovação do crédito ou atraso no processo. Por isso, é essencial fazer simulações de crédito consignado a partir da margem disponível ou livre.

As simulações não podem ser concluídas pelo sistema

A funcionalidade atual permite apenas simular consignação e não contratar efetivamente utilizando o mesmo sistema. Então, o Servidor deve buscar outras alternativas para concluir o processo (e reiniciar a cotação).

Vale lembrar que os demais passos, como o de gerar a autorização de consignatária e dar a dupla anuência devem ser cumpridos exclusivamente pelo SIGEPE.

Se você é Servidor Federal saiba que aqui na bxblue você pode simular e contratar seu empréstimo ou cartão de crédito consignado, em processo 100% digital. Apresentamos um comparador de crédito, onde você poderá escolher o valor, prazo, melhor taxa de juros e condições entre os bancos parceiros.

Com uma única simulação você já pode avaliar diversas propostas. Simule agora mesmo e garanta a melhor oferta de empréstimo consignado que você já viu!


Para continuar a receber notícias em primeira mão sobre o Funcionalismo Público, você que é Servidor Público Federal (SIAPE) pode se inscrever em nosso canal exclusivo. Se inscreva GRATUITAMENTE aqui para receber notícias selecionadas via WhatsApp.

Receba novidades por notificação
Receba novidades por e-mail
Seu e-mail foi cadastrado na nossa lista! 😍
Erro ao enviar, tente novamente.