Quais são as principais vantagens do Consignado Itaú INSS?

vantagens do Consignado Itaú - homem e mulher, avaliando finanças, fazendo cálculo financeiro

Publicado em: 05/03/2021

Não é novidade para ninguém que o Banco Itaú é uma das principais instituições financeiras do país. Líder do mercado de crédito, o banco se destaca por seus produtos de empréstimo tanto para aposentados e pensionistas quanto para servidores públicos. Está precisando de dinheiro extra e deseja contar com o apoio de uma das maiores instituições do mercado? Então, conheça as vantagens de contar com o Consignado Itaú INSS!

7 vantagens do Consignado Itaú para Aposentados e Pensionistas

Contratar um empréstimo Consignado no Itaú é uma excelente alternativa para beneficiários do INSS que precisam de crédito rápido, fácil e sem burocracia. Por meio dessa modalidade, aposentados e pensionistas têm acesso a prazos estendidos, taxas de juros mais acessíveis e muita comodidade na contratação, já que o processo pode ser feito à distância.

Quer entender melhor os benefícios de contar com essa linha de crédito pessoal no Itaú?

Então, confira, a seguir, como o empréstimo consignado pode ajudá-lo a realizar seus objetivos!

Leia também: Quais são as principais vantagens e desvantagens do crédito consignado?

1- O Consignado Itaú INSS tem taxas de juros menores

De acordo com a legislação brasileira, as taxas de juros nominais do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS estão limitadas ao seu teto máximo — que é de 1,80% ao mês para empréstimos e 2,70% ao mês para uso do cartão de crédito consignado.

Por outro lado, cada instituição é livre para estabelecer suas próprias taxas e condições, desde que dentro dos limites legais. Nesse contexto, é muito comum encontrar bancos que oferecem diferentes taxas, como é o caso do Banco Itaú.

Em geral, enquanto beneficiários do INSS podem contratar empréstimo com taxas a partir de 1,49% ao mês, o cheque especial, por exemplo, aplica taxas que variam entre 1,16% e 9,0% ao mês — dentro do mesmo período informado pelo Banco Central.

Além de taxas de juros menores, vale destacar que os contratos do Consignado Itaú possuem valores fixos, ou seja, as parcelas pagas têm o mesmo valor durante toda a vigência do empréstimo.

2- O empréstimo é descontado direto do benefício

Em via de regra, sempre que um novo empréstimo é contratado, as parcelas são descontadas diretamente do benefício do aposentado ou pensionista. Com essa facilidade, os tomadores podem se organizar melhor financeiramente e não têm preocupações em relação ao pagamento de boletos.

O valor descontado direto do benefício, porém, está limitado à soma das parcelas de contratos simultâneos que eventualmente estejam vigentes. Já no caso do cartão de crédito, o desconto automático é limitado a 5% da margem consignável. Portanto, caso o valor gasto ultrapasse o limite da margem, o saldo excedente pode ser pago através de uma fatura convencional.

Mais um ponto positivo sobre o pagamento do empréstimo passa diretamente pelo prazo de carência oferecido pela instituição. Usualmente, a primeira parcela é debitada em até 30 dias após a contratação do crédito. Por outro lado, o Banco Itaú oferece uma carência extra que pode variar entre 60 e 90 dias para começar a pagar.

3- É possível ter até 9 linhas de crédito

Não tão raro, muitos aposentados podem encontrar-se em situação financeira delicada, precisando de mais dinheiro extra, ainda que já tenham um empréstimo em andamento. Isso pode ser ainda mais comum mediante situações de emergência financeira, já que gastos não previstos podem ocorrer.

Diante disso, o beneficiário do INSS não precisa recorrer a outras alternativas, já que, atualmente, é possível contratar até nove linhas de crédito consignado ao mesmo tempo. Para tanto, é preciso observar algumas condições básicas, como dispor de margem livre para contratar novo empréstimo.

Na prática, a soma de todas as parcelas de empréstimos correntes deve comprometer apenas 30% do benefício INSS. Caso já tenha ultrapassado este valor, o interessado ainda pode contar com o refinanciamento ou portabilidade do crédito.

4- O pagamento pode ser feito em até 84 meses

O prazo para pagamento de um empréstimo consignado atrelado ao Instituto Nacional do Seguro Social é de até 84 meses. Com esse prazo estendido, os tomadores têm mais tempo para pagar sua dívida sem comprometer sua vida financeira, já que com o prazo maior, é possível ajustar o orçamento e colocar as finanças em dia.

A vantagem de contar com um período maior para quitar esse tipo de crédito passa diretamente pela oportunidade de pagar parcelas menores. Contudo, é importante lembrar que essa prática também incorrerá em um maior tempo de comprometimento da margem consignável.

5- Pode ser solicitado por aposentados negativados

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito exclusiva para qualquer segurado que faça parte das categorias elegíveis, ou seja, ser aposentado ou pensionista e ter um convênio válido.

Por se tratar de um crédito cujo desconto das parcelas se dá automaticamente por meio da consignação do benefício, às instituições financeiras têm maior garantia sobre o recebimento do valor mensal devido.

Em contrapartida, elas podem oferecer taxas de juros mais acessíveis, bem como não imputar a consulta aos órgãos de proteção ao crédito como condição necessária para liberação do dinheiro.

Isso ocorre porque o tomador apresenta capacidade de pagamento, pois têm disponibilidade de renda fixa. Assim, o histórico de inadimplência do interessado não é um critério decisivo para liberação do crédito.

6- Pode ser contratado online

A internet oferece uma série de facilidades nos dias de hoje. A contratação do empréstimo consignado no Banco Itaú também é uma delas. Para que o atendimento não esteja restrito apenas às agências bancárias, o interessado em contar com essa linha de crédito pode solicitá-la por meio do computador ou celular com acesso à internet.

Todas as transações, por sua vez, são efetuadas de forma simples, rápida e em um ambiente totalmente seguro. No Banco Itaú, tanto cliente correntistas quanto pessoas não correntistas podem solicitar o empréstimo por meio do App Itaú ou Internet Banking.

7- A liberação do dinheiro é mais rápida

Uma das principais preocupações daqueles que precisam de crédito extra é a velocidade do processamento do empréstimo. No crédito consignado, a liberação ocorre de maneira muito rápida. Afinal, todo processo de análise e aprovação se dá de modo desburocratizado.

Em resumo, o prazo médio do Consignado Itaú para aposentados e pensionistas é de 48 a 72 horas, sendo a averbação do contrato feita pela Previdência Social através do sistema Dataprev.

Caso haja margem disponível e sejam cumpridas as demais exigências, portanto, o dinheiro é depositado na conta informada pelo tomador, para que possa ser utilizado da melhor forma que lhe couber.

O empréstimo consignado no Banco Itaú pode ser solicitado online pelas plataformas virtuais da instituição, bem como através das plataformas de empréstimos especializadas em crédito consignado, como é o caso da bxblue.

Confira: Como contratar um empréstimo consignado no Banco Itaú?

Como fazer a simulação do Empréstimo Consignado Itaú INSS?

Nessa modalidade, a principal vantagem de adotar seu processo totalmente pela internet é a possibilidade de comparar ofertas em diferentes instituições. Assim, você terá certeza de fechar a melhor proposta para você, sem pesar no seu bolso.

Com o simulador bxblue, por exemplo, você terá em poucos minutos algumas propostas de acordo com sua necessidade. Portanto, basta compará-las e escolher a melhor oferta!


Se você é beneficiário INSS e não quer perder informações relevantes, pode receber notícias selecionadas direto no seu WhatsApp.  Clique aqui para se inscrever GRATUITAMENTE.