O que são agentes administrativos?

Seja em empresas públicas ou privadas, agentes administrativos têm atribuições específicas. Saiba mais do tema e se podem contratar consignado.

O papel dos agentes administrativos é reconhecidamente importante para o mercado de trabalho como um todo. Dentre as atribuições destes profissionais, destaca-se seu papel enquanto gestor e sua representatividade nas principais funções associadas ao âmbito burocrático.

De modo genérico, as competências dos agentes administrativos estão estritamente ligadas ao setor administrativo. Além disso, sua atuação pode se dar tanto em organizações privadas quanto públicas, isto é, ocupando funções que atendam exclusivamente aos interesses do Estado.

A seguir, confira quais são as principais atribuições destacadas aos agentes administrativos, conheça as áreas de atuação mais comuns, e descubra como encontrar concursos públicos e se tornar um profissional qualificado na área.

O que são agentes administrativos?

O agente administrativo é aquele responsável pelos processos diversos que ocorrem no setor administrativo, ou seja, assuntos relativos aos recursos humanos; aos trâmites de logística; aos procedimentos financeiros e também àqueles relativos ao departamento de pessoal. Em outras palavras, trata-se de um cargo que designa funções amplas e essenciais ao bom desempenho de uma empresa, seja ela pública ou privada.

Sendo assim, os agentes administrativos são parte essencial do âmbito administrativo, afinal, são responsáveis pelos diversos procedimentos necessários ao funcionamento de todos os setores de uma empresa. Os agentes administrativos, porém, não são atuantes exclusivos do serviço público, ainda que o termo seja mais frequentemente utilizado para se referir a esses profissionais.

Sendo esta uma profissão de alcance amplo, é possível conseguir emprego em diversos espaços, afinal, os agentes administrativos são necessários em todos os setores que necessitam de uma gestão mais cuidadosa de pessoal, ou dos trâmites diversos para o funcionamento de uma organização.

Principais funções dos agentes administrativos

Existem diversas funções para um agente administrativo, afinal, esta é uma profissão com ampla área de atuação e, portanto, é possível buscar um aspecto desse cargo que seja o mais próximo possível das qualidades e atributos de cada profissional.

De um lado, há pessoas com maior facilidade para lidar com o público, então ser um agente administrativo atuando no departamento pessoal pode ser uma boa escolha; ou então, aquele que tem facilidade com aspectos econômicos pode se desenvolver melhor ocupando uma posição no departamento financeiro, por exemplo.

Normalmente, as funções dos agentes administrativos variam de acordo com o espaço de atuação. Como esses profissionais podem atuar em diversos setores, cada um deles deverá conter uma série de tarefas específicas. No entanto, algumas funções são comuns aos agentes administrativos onde quer que atuem.

No setor público, por exemplo, existe uma boa demanda por agentes administrativos, cujo ingresso na carreira pública passa diretamente pela prestação de concurso específico, como veremos a seguir.

Agentes administrativos na Administração Pública

No serviço público, os agentes administrativos podem ser categorizados da seguinte maneira: empregados públicos, empregados públicos temporários e servidores públicos. De modo geral, os empregados públicos são comumente regidos pelo regime celetista. Possuem contrato com diferentes instituições e autarquias, como por exemplo a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobrás e Correios.

Os empregados públicos temporários, por sua vez, são aqueles contratados por um determinado período de tempo para desempenhar funções específicas dentro do âmbito público. São casos em que o setor público necessita de mais trabalhadores, porém não há intenção de se desenvolver um concurso público. Nesses casos, há a contratação em caráter temporário, sendo que o trabalhador não possui vínculo direto com a Administração Pública.

Os servidores públicos, por fim, são aqueles que passaram por processos públicos de contratação, como o concurso público. Respondem ao Estado e são regidos por estatutos específicos dos cargos públicos que preenchem. Além disso, os servidores públicos podem ser categorizados como ocupantes de cargos efetivos ou cargos comissionados.

  • cargos efetivos: são aqueles ocupados por servidores que passaram no concurso público visando um cargo específico dentro da Administração Pública;
  • cargos comissionados: não necessitam de concurso público e são delegados àqueles que contam com uma relação de confiança com os gestores de outras funções.

É comum que sejam abertas vagas temporárias para agentes administrativos em períodos de calamidade pública ou quando existe alguma ação extraordinária que deva ser desempenhada pelo setor público.

Onde encontrar concursos públicos para agentes administrativos?

Concursos para agentes administrativos podem ser encontrados nos diários oficiais da União, do Estado ou do município. Quando um órgão da prefeitura de determinada cidade necessita de novos agentes administrativos, é feita uma chamada de concurso com as informações requeridas e os graus de escolaridade daqueles interessados. Assim, todas essas informações estão em documentos anexados a essas chamadas.

Existem sites e páginas em redes sociais que disponibilizam listas de concursos abertos para agentes administrativos. Além disso, esse cargo costuma ser divulgado junto a outras opções com diferentes graus de escolaridade. Os concursos que contemplam agentes administrativos são mais frequentes do que aqueles abertos para outras áreas, uma vez que a demanda é muito maior.

É comum que sites de cursos direcionados a cargos do setor público também divulguem calendários e documentos de abertura de processos seletivos. A ferramenta de busca do Google também é de grande utilidade na busca por concursos em andamento.

Simule seu empréstimo consignado

O que você quer descobrir?

Seu convênio:

Qual é a sua margem consignável?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Em quantas parcelas?

Empréstimo de até

R$

Proposta sujeita à confirmação de margem consignável

Principais cursos para agentes administrativos

Para o desempenho das funções de agente administrativo no setor público é comum ser solicitado o Ensino Médio completo. Com o diploma que ateste esse grau escolar, é possível fazer o concurso público e ser admitido no cargo.

No entanto, é comum também que existam as chamadas provas de título, em que os candidatos devem apresentar uma série de comprovações de escolaridade ou de cursos complementares que possam aumentar a pontuação.

Nesses casos, alguns cursos são mais recomendados para quem deseja aumentar as chances. São eles:

  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Secretariado;
  • Ciências Contábeis;
  • Gestão Pública;
  • Gestão Financeira;
  • Logística;
  • Administração;
  • Processos Gerenciais;
  • Gestão Comercial.
Campo de estudo

Os concursos públicos direcionados a agentes administrativos também contam com provas sobre assuntos diversos. As matérias abordadas são básicas com conhecimentos comuns ao grau de escolaridade do Ensino Médio.

Assim, as perguntas são sobre Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Matemática e Informática. Também é comum ser solicitado conhecimentos sobre atualidades, além daqueles específicos do grau pretendido. Desta forma, os cursos técnicos e superiores que garantem uma formação mais aprofundada são diferenciais na hora da prova.

Candidatos com formação em Administração podem ter uma facilidade maior no desempenho da prova, uma vez que os conhecimentos específicos costumam ser quase que exclusivamente sobre assuntos relacionados a essa área de conhecimento.

Atribuições e especificidades

Como foi dito anteriormente, para o cargo de agente administrativo existe uma série de atribuições e especificidades do setor pretendido. Assim, aqueles que vão atuar no Departamento Pessoal, podem se beneficiar de conhecimentos adquiridos em um curso de Gestão de Pessoas, ou mesmo de um curso Gestão de Recursos Humanos.

Desta forma, pode ser uma boa ideia averiguar quais são as projeções de futuro e áreas de interesse para que se possa escolher um caminho que seja condizente com as demandas de trabalho. Em outras palavras, se o interesse pessoal do trabalhador está no tratamento com pessoas, em relacionamentos interpessoais, talvez seja interessante projetar um caminho de atuação que possa incluir um curso direcionado a essa área.

Quanto ganha um agente administrativo no setor público?

A média salarial de um agente administrativo é de R$ 1.869,88. Este levantamento foi feito pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e traz uma média de salários ofertados em cada categoria. No entanto, estes valores podem oscilar de acordo com o setor de atuação, ou seja, os setores públicos e privados podem ter variações de valores.

Além disso, a cada ano essa média sofre alterações de acordo com os valores atualizados de salários e com os diversos processos econômicos pelos quais passa o país. Em todo caso, saber o valor da média salarial é importante para que seja feito um planejamento consistente para o futuro.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma facilidade disponibilizada para funcionários públicos ativos, inativos, aposentados e pensionistas — incluindo militares das Forças Armadas. Além disso, beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e empregados de empresas privadas, cujo convênio permita a contratação, também podem contar com as vantagens desse tipo de crédito.

Resumidamente, o consignado pode ser vantajoso, dentre outras razões, por conta das baixas taxas de juros, além da facilidade maior na hora de contratar o empréstimo, sobretudo em relação aos demais tipos de empréstimos disponíveis no mercado. Ainda, há condições especiais de pagamento, ou seja, prazos maiores e parcelas menores que podem se ajustar melhor ao salário.

A burocracia na hora de contratar é menor por conta da forma como é feita a cobrança das parcelas. O empréstimo consignado tem as parcelas descontadas automaticamente da folha de pagamento do funcionário público, ou mesmo do vencimento dos aposentados e pensionistas. Assim, as instituições de crédito disponibilizam com mais segurança os valores solicitados.

bxblue-vantagens-do-consignado
Imagem: bxblue

Afinal, o agente administrativo pode contratar empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é disponibilizado para servidores públicos ativos ou inativos, assim como aposentados e pensionistas do INSS. A estabilidade do cargo é um dos fatores de segurança que permite que os empréstimos na modalidade consignada sejam oferecidos com menos burocracia e mais rapidez. Desta forma, agentes administrativos também se enquadram na categoria de funcionários e servidores públicos.

No entanto, como foi especificado acima, nem todos os agentes administrativos são contratados pela União, Estado ou pelo município em caráter permanente. Nesses casos, o empréstimo consignado não está disponível para aqueles que possuem contrato por tempo determinado, ou seja, o empréstimo consignado fica vetado aos funcionários contratados temporariamente.

Caso o agente administrativo seja contratado em caráter permanente, ele fica elegível ao empréstimo consignado.

Pesquise e contrate online

Além das vantagens já destacadas, o consignado apresenta inúmeras facilidades aos consumidores, especialmente porque todo o processo de contratação pode ser realizado online, de forma rápida e segura. Por meio da internet, o interessado pode, inclusive, verificar as ofertas de crédito em diferentes bancos, através de simulações das condições de pagamento estabelecidas em cada instituição.

Portanto, o primeiro passo para que agentes administrativos possam contratar o crédito é fazer simulações por meio das plataformas de crédito online. Utilizando um marketplace de empréstimos consignados, como é o caso da bxblue, é possível assegurar o melhor crédito, já que fica mais fácil visualizar as condições e custos operacionais em diferentes bancos.

Aproveite o simulador gratuito da bxblue e compare agora as ofertas de crédito disponíveis para o seu convênio.


Informações de carreira e todas as novidades para servidores públicos federais estão no canal da bxblue no YouTube: conheça e se inscreva gratuitamente.


Redação BX Blue

Redação BX Blue

Somos especialistas em empréstimo consignado e focados em divulgar informações úteis para as suas finanças.

Quer fazer um empréstimo consignado?

A bxblue pode te ajudar a contratar o consignado que você está precisando! Compare propostas de crédito consignado de diferentes bancos e escolha a melhor para você.

Simule seu consignado